Profissionais do IBGE atuam na captação das informações junto aos moradores, prevista para ocorrer até outubro de 2022.
Desde maio deste ano, a USCS está com um espaço destinado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, para realização do Censo 2022 em São Caetano do Sul-SP. A coleta de dados do Censo 2022 teve início no mês de agosto e a previsão é que seja concluída em outubro deste ano.
O espaço funciona como posto de coleta dos questionários recebendo recenseadores que estão atuando com as pesquisas nos domicílios. Em julho, a USCS recebeu cerca de 180 recenseadores que realizaram o treinamento, para, então, darem início às pesquisas com a população. Além da USCS, o IBGE tem mais um ponto de atuação na cidade para o Censo 2022, localizado no Saesa.
No Grande ABC, o levantamento deve ocorrer em 930 mil domicílios das sete cidades por mais de 2.500 recenseadores do Instituto.
A pesquisa é feita a cada 10 anos, com poucas exceções ao longo de sua história, como a que ocorre neste ano, tendo sido suspensa em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. No último Censo, o Grande ABC registrou 2.551.328 habitantes. Conforme a última projeção do IBGE, divulgada no ano passado, a população estimada nas sete cidades teria chegado a 2.807.417 pessoas.
Sobre a coleta de dados nos domicílios
Para realização da pesquisa, os recenseadores se apresentam ao munícipe devidamente identificados (colete próprio do IBGE e crachá contendo suas informações, além de um QR code, que pode ser lido pelo celular, confirmando sua função). Não há necessidade de que o pesquisador entre no domicílio no momento da pesquisa.
O Censo é constituído de dois questionários: um maior, contendo 77 perguntas; e outro resumido com 26 perguntas. A seleção de qual questionário é aplicado em cada residência é aleatória, via sistema do IBGE. Aplicando o maior, a entrevista pode durar de 25 a 30 minutos e, no caso do resumido, leva em torno de cinco minutos.
O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações. Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
No caso de dúvidas, moradores(as) podem entrar em contato com o posto de coleta, pelos e-mails saocaetanodosul1@ibge.gov.br, saocaetanodosul2@ibge.gov.br ou ainda pelo telefone (WhatsApp) 11 95853-4381. Mais informações sobre o Censo 2022 podem ser obtidas também no site Censo Demográfico 2022 (ibge.gov.br).
* Com informações do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.