USCS sedia ponto do IBGE para pesquisa do Censo 2022

Profissionais do IBGE atuam na captação das informações junto aos moradores, prevista para ocorrer até outubro de 2022.

Desde maio deste ano, a USCS está com um espaço destinado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, para realização do Censo 2022 em São Caetano do Sul-SP. A coleta de dados do Censo 2022 teve início no mês de agosto e a previsão é que seja concluída em outubro deste ano.

O espaço funciona como posto de coleta dos questionários recebendo recenseadores que estão atuando com as pesquisas nos domicílios. Em julho, a USCS recebeu cerca de 180 recenseadores que realizaram o treinamento, para, então, darem início às pesquisas com a população. Além da USCS, o IBGE tem mais um ponto de atuação na cidade para o Censo 2022, localizado no Saesa.

No Grande ABC, o levantamento deve ocorrer em 930 mil domicílios das sete cidades por mais de 2.500 recenseadores do Instituto.

A pesquisa é feita a cada 10 anos, com poucas exceções ao longo de sua história, como a que ocorre neste ano, tendo sido suspensa em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. No último Censo, o Grande ABC registrou 2.551.328 habitantes. Conforme a última projeção do IBGE, divulgada no ano passado, a população estimada nas sete cidades teria chegado a 2.807.417 pessoas.

 Sobre a coleta de dados nos domicílios

Para realização da pesquisa, os recenseadores se apresentam ao munícipe devidamente identificados (colete próprio do IBGE e crachá contendo suas informações, além de um QR code, que pode ser lido pelo celular, confirmando sua função). Não há necessidade de que o pesquisador entre no domicílio no momento da pesquisa.

O Censo é constituído de dois questionários: um maior, contendo 77 perguntas; e outro resumido com 26 perguntas. A seleção de qual questionário é aplicado em cada residência é aleatória, via sistema do IBGE. Aplicando o maior, a entrevista pode durar de 25 a 30 minutos e, no caso do resumido, leva em torno de cinco minutos.

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações. Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

No caso de dúvidas, moradores(as) podem entrar em contato com o posto de coleta, pelos e-mails saocaetanodosul1@ibge.gov.br, saocaetanodosul2@ibge.gov.br  ou ainda pelo telefone (WhatsApp) 11 95853-4381. Mais informações sobre o Censo 2022 podem ser obtidas também no site Censo Demográfico 2022 (ibge.gov.br).

* Com informações do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.