No último sábado, (26), aconteceu, no campus Barcelona, o Workshop de Iniciação Científica da USCS. O evento contou com a participação de alunos envolvidos em projetos de iniciação científica iniciados em setembro de 2024, com término para agosto de 2025. Com os trabalhos já em andamento, o principal objetivo do workshop foi proporcionar um espaço para que os estudantes apresentassem os resultados parciais de suas pesquisas, recebessem feedback de professores avaliadores e, a partir disso, pudessem aprimorar seus projetos até a conclusão final. O evento teve ampla adesão da comunidade acadêmica e de convidados externos, reunindo mais de 900 participantes ao longo do dia.



“O evento foi excelente, as apresentações foram de altíssimo nível, e pudemos perceber a dedicação tanto dos alunos quanto dos professores, que estão sempre empenhados”, afirma o Coordenador do Programa de Iniciação Científica, prof. Milton Carlos Farina.
Ao todo, foram apresentados 150 trabalhos científicos, distribuídos em 23 salas temáticas, com temas das mais diversas áreas do conhecimento. A programação contou com a presença de:
– 41 alunos ouvintes do Colégio USCS,
– 74 participantes online (alunos, convidados, professores e visitantes da cidade de Itapetininga),
– 50 convidados (pais, amigos e familiares dos estudantes),
– 400 estudantes de graduação como ouvintes,
Sob orientação do professor Milton Farina, a estudante Layse Cardoso, do 5º semestre de Odontologia da USCS, participa da Iniciação Científica com o projeto “A implementação da inteligência artificial em ambientes hospitalares”. A pesquisa envolve a seleção e análise de artigos científicos, o entendimento de como os dados são inseridos nos sistemas, além da interpretação de mapas, gráficos e desenhos gerados pelos softwares. A próxima etapa do projeto prevê a realização de entrevistas com especialistas da área para aprofundar a análise. Entre os pontos que Layse pretende investigar estão: há quanto tempo o profissional atua com IA, qual o cargo que ocupa, se o custo de implementação é elevado, se houve falhas no uso da tecnologia e quais as classes profissionais mais impactadas. “Com o estudo, queremos entender como os profissionais vão lidar com a presença da IA e se haverá impacto no emprego de determinadas categorias”, explica a estudante.

Ainda no curso de Odontologia, a estudante Fernanda Prado, do 6º semestre, participa pela segunda vez do programa. Seu projeto atual é “A aplicação da inteligência artificial na área odontológica”. Na primeira etapa da pesquisa, Fernanda analisou mais de 400 artigos científicos, utilizando praticamente todos para mapear os termos mais recorrentes e observar como os estudos vêm abordando o uso da IA, especialmente por meio de imagens e classificações de palavras-chave. A próxima fase do trabalho consiste em entrevistar duas empresas e dois especialistas em inteligência artificial aplicada à odontologia. O foco será discutir questões éticas, como o risco de vazamento de dados, além de explorar o uso da IA em alinhadores dentários, tecnologia que permite visualizar o resultado estético antes do início do tratamento. A estudante acredita que a IA tem grande potencial para contribuir na redução de erros, alívio de dores, consulta de informações confiáveis e no direcionamento mais preciso do diagnóstico dos pacientes.


Segue abaixo os próximos eventos e datas:
Encerramento das atividades de desenvolvimento da pesquisa e cessão dos auxílios | 31 de agosto de 2025 |
Entrega de Relatório Final | Até 22 de setembro de 2025 |
9ª MIC – Mostra de Iniciação Científica USCS – 2025 (evento com participação obrigatória para turma 2024-2025) | Previsão: outubro/novembro 2025 |
19º Congresso USCS – UFABC de Iniciação Científica (evento indicado para turma 2024-2025) | Previsão: final de outubro/início de novembro de 2025 |
Para acessar o Edital e saber mais sobre a Iniciação Científica, clique aqui.
O Programa de Iniciação Científica da USCS é voltado a estudantes de graduação e ensino médio da Universidade para que realizem pesquisas em qualquer área, buscando contribuir com a construção de conhecimento científico. Os objetivos são desenvolver pesquisas, acompanhadas de professores-orientadores, voltadas para a compreensão de fenômenos sociais, naturais ou tecnológicos, visando determinados fins ou objetivos práticos. Mais informações podem ser obtidas em: https://uscs.edu.br/iniciacao-cientifica/