Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola da Indústria Criativa

Design de Interiores

Duração do curso

Duração

4 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Tecnólogo

Horário do curso

Período

Noturno

Campus do curso

Campus

Conceição

O curso Design de Interiores

O curso superior de Tecnologia em Design de Interiores da USCS desenvolve habilidades e competências para o pleno exercício profissional, possibilitando a criação e desenvolvimento de projetos de espaços internos e externos, de habitação, comércio, serviços, institucionais e eventos, fabricação digital, pesquisa de tendências, gerenciamento de projetos de interiores, paisagem, utilização de materiais e recursos sustentáveis, em conformidade com a legislação profissional.

O curso se estrutura em 4 módulos:

• Espaços Conceituais e Empreendedorismo

• Habitação/Mobiliário e Programa de Necessidades

• Cenografia/Eventos e Orçamentação

• Comércio/Serviços e Organização de Obra


Aprendendo na prática

O curso de Design de Interiores da USCS oferece uma formação prática predominante desde o primeiro dia de aula garantindo uma forma de aprendizado totalmente inovadora, diferenciada e articulada ao mercado de trabalho. Com as estratégias propostas você não só estará apto ao trabalho em construtoras e empresas de design de interiores, mas também abrir seu próprio escritório e atuar em áreas inovadoras do Design.

Design de Interiores - USCS

A Escola da Indústria Criativa

A Escola da Indústria Criativa foi criada com base no conceito de “indústrias criativas”, que surgiu no final do século passado na Inglaterra, para designar segmentos da economia em que a criatividade se configura como uma dimensão essencial do negócio.

Estão abrigados nesse conceito todas as profissões e segmentos que têm a criatividade como elemento central e fundamental para a geração de propriedade intelectual. Esse é o caso, por exemplo, de Comunicação, Arquitetura, Artes e Cultura, Design, Moda, Cinema, Games, Turismo, entre outras áreas.

Trata-se de um projeto pioneiro na USCS, diferenciado em relação às demais Escolas, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, disciplinas optativas, semestres alicerçados em Projetos Integrados, e a existência de uma incubadora para, ao final de cada curso, poder avaliar a viabilidade dos projetos criados pelos(as) estudantes e auxiliá-los(las) a transformar essa ideia em negócio.

Design de Interiores - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1 Integração com a Arquitetura e Urbanismo

Muitas atividades da formação estão integradas ao nosso curso de Arquitetura e Urbanismo possibilitando, além da criação de redes de relacionamentos, a complementação com uma segunda graduação; cerca de 50% do seu curso poderá ser utilizado como dispensas no curso de Arquitetura e Urbanismo;

2 Infraestrutura

O curso estrutura-se em 4 laboratórios e 3Espaços Temáticos para que o aprendizado seja mais efetivo: Laboratório de Informática (com programas de maquete eletrônica e AutoCad disponíveis), FabLab (com impressoras 3D, corte a laser e CNC), Canteiro de Obras e Laboratório de Sustentabilidade; os espaços temáticos são os Laboratórios de Desenho, Investigação da Arte e o Hub de Extensão

3 Empregabilidade e Empreendedorismo

O mercado de trabalho para o Designer de Interiores está em grande expansão e necessita de profissionais criativos e inovadores; nossos estudantes estarão capacitados para desempenho de suas funções como profissionais assalariados, liberais, trabalho em rede, consultorias e investigação sobre novos materiais e produtos;

4 Compromisso com a região

O estudante irá estudar e propor soluções para as questões do Grande ABC, como a atuação em polos de decoração, escritórios de Design e Arquitetura, mobiliário, lojas, espaços corporativos, áreas internas e externas.

Mercado de Trabalho

O setor de Design no Brasil está em expansão, especialmente identificado com o aumento das populações que moram em cidades, ou seja, quase 80% das pessoas; essas demandas urbanas ainda não atendidas permeiam o conjunto de soluções que o Design de Interiores pode oferecer em um mercado que cresce cerca de 4% ao ano.

A ABD (Associação Brasileira de Design) alerta-nos que uma formação sólida, diversificada e qualificada será fundamental para o enfrentamento das variáveis que impactam o ambiente de negócios, como o mercado, a tecnologia, a produção de talentos, políticas de investimentos, produção de conhecimentos e ambiente político institucional. A Lei 13.369/2016 dispõe sobre a garantia do exercício da profissão de Designer de Interiores e Ambientes e o nosso curso prepara para esses futuros desafios.

A atuação direta do Designer de Interiores ocorre em escritórios de Design, lojas de móveis e decoração, Shoppings, estabelecimentos comerciais, construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e ainda a prestação de serviços em projetos de exposições e cenográficos.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;