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Escola da Indústria Criativa

Jornalismo

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Barcelona

O curso de Jornalismo

Você é curioso? Se preocupa com as coisas que estão acontecendo ao seu redor e em todo o planeta? Imagina, por meio da sua atuação, auxiliar na visão que as pessoas têm do mundo? Essas são algumas das características das pessoas que atuam no Jornalismo.

O nosso curso objetiva a formação profissional dos estudantes, para que possam atuar nas variadas mídias (TV, Internet, Áudio, Jornais, Revistas), além do mercado empresarial.

Essa atuação pode se dar na forma de inúmeras profissões e funções, como redator, repórter, repórter fotográfico, repórter cinematográfico, produtor, pauteiro, editor, apresentador, âncora, apurador, planejador gráfico, blogueiro e assessor de imprensa, entre tantas outras.

O jornalista é uma pessoa muito bem informada, investigativa, curiosa, crítica, criativa, com boa formação intelectual, devendo possuir uma visão geral da sociedade e a necessária formação específica no campo em que pretenda atuar (como política, economia, esporte, cultura, educação, saúde...).

O jornalismo tem papel fundamental para a população manter-se informada e, por exemplo, agir contra maus políticos e abusos do governo e de empresas. Tem participação importante para as comunidades conhecerem seus direitos, para as pessoas terem acesso a variadas manifestações artísticas, culturais e esportivas.

Atualmente, o jornalismo é muito influenciado pelas novas tecnologias de comunicação, em que a Internet (e as redes sociais) já desempenha um importante papel no imediatismo e na interatividade da informação.

Curso de Jornalismo - USCS
Curso de Direito USCS - 4 estrelas

Avaliação acadêmica

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia que analisa a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

A Escola da Indústria Criativa

A Escola da Indústria Criativa foi criada com base no conceito de “indústrias criativas”, que surgiu no final do século passado na Inglaterra, para designar segmentos da economia em que a criatividade se configura como uma dimensão essencial do negócio.

Estão abrigados nesse conceito todas as profissões e segmentos que têm a criatividade como elemento central e fundamental para a geração de propriedade intelectual. Esse é o caso, por exemplo, de Comunicação, Arquitetura, Artes e Cultura, Design, Moda, Cinema, Games, Turismo, entre outras áreas.

Trata-se de um projeto pioneiro na USCS, diferenciado em relação às demais Escolas, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, disciplinas optativas, semestres alicerçados em Projetos Integrados, e a existência de uma incubadora para, ao final de cada curso, poder avaliar a viabilidade dos projetos criados pelos(as) estudantes e auxiliá-los(las) a transformar essa ideia em negócio.

Curso de Jornalismo - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

Matriz curricular periodicamente atualizada, para dar conta das inovações relacionadas com a profissão e o uso de tecnologias de comunicação

2

Disciplinas optativas na maioria dos semestres, para que o(a) estudante possa personalizar sua formação profissional, de acordo com suas expectativas e objetivos de carreira

3

Infraestrutura de estúdios, laboratórios e ilhas de edição, preparados para a produção e finalização de produtos jornalísticos em áudio, vídeo, internet, texto e fotografia

4

Ensino desenvolvido com base em conceitos de interdisciplinaridade, com realização de projetos integrados e interação com estudantes dos outros cursos da Escola da Indústria Criativa

5

Contato permanente com profissionais da área jornalística, por meio de palestras, eventos, bancas de avaliação de trabalhos e visitas técnicas

6

Possibilidade de potencializar o desenvolvimento profissional, atuando na UNBOX – Agência de Comunicação Integrada da USCS e na Plug Rádio USCS, além de poder participar de projetos de estágio profissional com empresas jornalísticas parceiras

Mercado de Trabalho

O Jornalismo atrai cada vez mais estudantes por ter uma característica uúnica e peculiar: é a única profissão que permite que você trabalhe ligado a qualquer outra área do conhecimento. Por exemplo, se você gosta de veterinária, pode perfeitamente atuar com produtos jornalísticos (revistas, programas de TV e sites) voltados para o mercado pet. Idem se você gosta de moda: existe um nicho crescente para as produções e coberturas jornalísticas relacionadas ao mercado da moda.

Jornalismo é também uma das áreas profissionais de formação superior consideradas “tradicionais”, ou seja, que existem há muito tempo e continuarão existindo, não passando por períodos de sazonalidade. Isso significa que o espaço no mercado de trabalho não muda radicalmente a cada ano. Sempre tem espaço para aqueles que se dedicam e conseguem extrair o máximo do período de formação na Universidade.

O mercado de trabalho para o profissional de Jornalismo é compreendido prioritariamente pelas empresas jornalísticas, tais como grupos que produzem jornais impressos e revistas; empresas que praticam o jornalismo digital e serviços via internet; emissoras de TV e de Rádio, empresas de outras áreas que demandam serviços de assessoria de imprensa e produzam atividades jornalísticas; assessorias de comunicação, entidades, ONGs e associações que exercitem atividades jornalísticas, além de iniciativas de empreendedorismo e da docência no ensino superior.

Vivemos um momento de crescente concorrência entre veículos jornalísticos, principalmente com o crescimento do espaço na internet para informação e notícia, o que pode resultar em mais espaço no mercado de trabalho. Alguns indicadores podem explicar isso:

  • - Surgimento de novos canais de televisão por assinatura focados em notícias e evolução do sistema de televisão digital no Brasil, com ampliação do número de canais;
  • - Crescimento significativo do mercado de podcasts, que ampliou as perspectivas de produção jornalística em áudio;
  • - Aumento da oferta de novas revistas segmentadas, semanais, quinzenais e mensais;
  • - Especialização da programação jornalística de emissoras de rádio;
  • - Crescimento da oferta de novos serviços de informação via internet (tanto pelas empresas jornalísticas quanto por iniciativas empreendedoras);
  • - Intensificação da cobertura local (tanto por veículos nacionais quanto regionais).

Se o mercado jornalístico está em expansão, certamente está precisando de profissionais qualificados, dinâmicos e criativos, como você...

Informações

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