




8 semestres
Licenciatura
Noturno
Barcelona
O objetivo do curso é formar professores para atuar em espaços escolares - anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, 1ª e 2ª etapas da Educação de Jovens e Adultos e em espaços não escolares, nos componentes curriculares que compõem a área de Ciências da Natureza.
Com uma Proposta Pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o curso tem como objetivo formar docentes que tenham ampla visão sobre os fenômenos sociais, aptos a compreender e articular e integrar os conceitos, teorias e métodos das ciências da natureza, ao mesmo tempo que explora metodologias e procedimentos que favoreçam uma prática docente interdisciplinar e contextualizada.
Após a integralização da carga horária total do curso, incluindo prática como componente curricular e estágio supervisionado, o estudante receberá o diploma de Licenciado em Ciências da Natureza.
A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da USCS foi criada para ser referência na formação inicial e continuada de professores da educação básica, oferecendo cursos de primeira e de segunda licenciatura, cursos de extensão e outras estratégias de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão, profissional, cultural e ética.
A Escola está alocada no campus Barcelona, e dispõe de ampla estrutura física e recursos tecnológicos necessários à realização de percursos de formação em modalidade presencial, semipresencial e a distância. Integram à dinâmica metodológica de formação dos educadores os laboratórios dos campi Conceição e Centro, além da Plataforma Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização de cursos à distância.
Trata-se de um projeto pioneiro e inovador, alinhado às novas diretrizes nacionais de formação de professores, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo paulista, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, projetos integrados e atividades de extensão, garantindo, assim, a integração entre o ensino superior e a educação básica e a articulação entre a formação de professores, os demais cursos e programas ofertados dentro e fora da instituição e a sociedade.
A formação do professor para a educação básica na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) não se restringe à formação teórica em sala de aula. A formação acadêmica do futuro docente integra ensino, pesquisa e intervenção sócio educacional em ambientes escolares e não escolares por meio de projetos coordenados por professores, protagonizados pelos estudantes.
Há mais de 50 anos prestando serviços educacionais de excelência, a USCS dispõe de experiência concreta e efetiva, com campo para o desenvolvimento das competências gerais e específicas previstas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) por meio de investigação, reflexão e prática em situações reais do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, a USCS conta com espaços e recursos materiais que possibilitam a articulação entre os conhecimentos científicos e o fazer pedagógico.
O curso conta com docentes com formação acadêmica consistente, sendo a maioria de Mestres e Doutores, com experiência no mercado de trabalho.
Os egressos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências da Natureza poderão atuar no exercício da docência em Ciências do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e de Biologia, Física e no Ensino Médio. O profissional formado no curso também poderá atuar no desenvolvimento de material didático, em ambientes virtuais de aprendizagem, em projetos de educação ambiental, divulgação cientifica e em espaços de educação não formais ligados às artes, às ciências e à cultura.
A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.
Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.
Disciplina | Horas-Aula | |
---|---|---|
MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA | 80 | |
SOLUÇÕES AQUOSAS | 80 | |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA | 80 | |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 | EAD |
LÍNGUA INGLESA I | 40 | EAD |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 40 | NC |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 40 | NC |
Total | 440 |
Disciplina | Horas-Aula | |
---|---|---|
LINGUAGEM QUÍMICA E REAÇÕES QUÍMICAS | 80 | |
TERMODINÂMICA E ENERGIA TÉRMICA | 40 | |
GENÉTICA E HEREDITARIEDADE | 80 | |
ASTRONOMIA E SISTEMA SOLAR | 40 | |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 80 | EAD |
LÍNGUA INGLESA II | 40 | EAD |
PRÁTICA PEDAGÓGICA V | 40 | NC |
Total | 400 |
Disciplina | Horas-Aula | |
---|---|---|
ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 80 | |
ALIMENTOS, METABOLISMO E SAÚDE | 80 | |
ELEMENTOS DA MICROBIOLOGIA | 80 | |
TERRA: DIVERSIDADE BOTÂNICA E ANIMAL | 40 | EAD |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 40 | EAD |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO | 40 | NC |
PRÁTICAPEDAGÓGICA VI | 40 | NC |
Total | 400 |
Disciplina | Horas-Aula | |
---|---|---|
PESQUISA CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA | 40 | |
MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | 80 | |
QUÍMICA ORGÂNICA | 80 | |
CINÉTICA E ELETROQUÍMICA | 80 | |
RECURSOS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | 40 | NC |
MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADES E ENSINO | 40 | EAD |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO | 80 | EAD |
PRÁTICA PEDAGÓGICA VII | 40 | |
Total | 440 |
Disciplina | Horas-Aula | |
---|---|---|
FÍSICA MODERNA | 80 | EAD |
ÓPTICA E ONDAS | 80 | |
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | 80 | |
CIRCUITOS E AUTOMAÇÃO | 40 | |
QUÍMICA INORGÂNICA | 80 | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 | NC |
PRÁTICA PEDAGÓGICA VIII | 40 | NC |
Total | 440 |
Duração: 4 anos
O que são os grupos?
Cada grupo representa o conjunto de matérias que serão lecionadas dentro de um período semestral. Portanto, cada grupo representa um semestre do curso