10 semestres
Bacharelado
Matutino e Noturno
Conceição
Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XIX quando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica.
Para que tenha energia elétrica em casas, estabelecimentos e indústrias, o trabalho do engenheiro eletricista é essencial. É ele quem desenha, projeta e orienta a instalação do circuito elétrico de construções e de indústrias.
A principal função desse profissional é garantir que a energia chegue até seu destino de forma segura. Para isso, o engenheiro é responsável por administrar os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia.
O profissional também pode atuar na gestão do maquinário, da iluminação e na medição dos instrumentos eletroeletrônicos.
Também faz parte das suas funções criar e desenvolver equipamentos e circuitos da indústria eletrônica.
Além dessas funções, o engenheiro eletricista também pode executar projetos que avaliem a eficiência energética em determinado contexto e desenvolver pesquisas voltadas para a produção de energia renovável.
O Engenheiro Eletricista poderá atuar no planejamento e operação de sistemas elétricos, com a competência tanto para projetar e construir usinas e estações de geração de energia, como para fazer a gerência da manutenção das redes de alta tensão.
Ele, ainda, projeta e específica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas.
Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento.
Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
A Escola Politécnica representa uma nova concepção curricular que tem como objetivo principal permitir uma formação interdisciplinar, focada no desenvolvimento das competências do estudante. A Universidade possui infraestrutura completa para que o aluno consiga aliar teoria e prática e sair preparado para as exigências do mercado de trabalho.
A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.
O curso de Engenharia Elétrica da USCS fornece qualificação técnica e tecnológica na área de Qualidade, com certificados aceitos, possibilitando ingresso no mercado profissional, ainda, na primeira metade do curso.
O curso de Engenharia Elétrica permite atuação em diferentes setores e áreas, tais como na área de projeção dos circuitos elétricos necessários para a construções ou reformas; definição dos materiais a serem utilizados; elaboração de plantas de indústrias e de geração de energia; planejamento e desenvolvimento de estruturas de automação elétrica para indústrias; adaptações na planta elétrica de edifícios para comportarem sistemas automatizados; criação de hidrelétricas, usinas eólicas e solares; definição e dimensionamento de turbinas; construção de sistemas de telefonia e de transmissão de dados. desenvolvimento de sistemas e componentes eletroeletrônicos; criação de placas eletrônicas que garantem o funcionamento de vários equipamentos de uso doméstico ou industrial; robótica.
O curso de Engenharia Elétrica possui modernos laboratórios, tais como, Laboratório de Metrologia; Laboratório de Física e Eletricidade; Laboratório de Química, Laboratório de Robótica; diversos Laboratório de Informática e Laboratório de Fabricação Digital (FABLAB), equipado com Impressora 3D, máquina de Corte a Laser, Máquina de Corte Digital (Router CNC).
O curso de Engenharia Elétrica dispõe de corpo docente altamente especializado que leva experiência e vivência prática diária para as salas de aula, laboratórios e outros ambientes de aprendizagem, utilizando metodologias ativas. O curso, também, conta com elevada quantidade de mestres e doutores, titulados nas melhores instituições brasileiras.
O curso de Engenharia Elétrica da USCS aborda a Industria 4.0. Para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, “o entendimento dos impactos dos cenários derivados do surgimento da Manufatura Avançada - ou Indústria 4.0 - em distintos setores industriais é crítico para os desenhos das novas estratégias de políticas industriais, de desenvolvimento de cadeias de valor, de processos de formação de recursos humanos, entre outros”.
O curso de Engenharia Elétrica oferece oportunidade de Iniciação científica, atividades extensionistas, acesso à programas de capacitação e formação disponibilizados por empresas parceiras que enriquecem a formação profissional e cidadã do estudante, além de abreviarem a colocação do estudante no mercado de trabalho.
A USCS disponibiliza de forma totalmente gratuita, a Plataforma de Idiomas (Altissia) onde o estudante poderá se desenvolver no domínio diversos idioma, especialmente, a Língua Inglesa, um grande diferencial de empregabilidade.
Ao longo do curso de Engenharia Elétrica da USCS, o aluno terá acesso a eventos, congressos, palestras, workshops, visitas às empresas, centros de inovação, que enriquecerão sua aprendizagem e ampliarão sua rede de relacionamentos profissionais. Além disso, a USCS, através de parcerias, mantém um Hub de Inovação, em seu campus Conceição, o mesmo onde ocorrem os cursos da Engenharia.
O mercado de trabalho para Engenheiros Eletricistas está aquecido. Grandes obras de infraestrutura, a expansão da área de telecomunicações e investimentos em energia renovável têm contribuído para a crescente demanda por profissionais na área de Engenharia Elétrica. O mercado de trabalho do Engenheiro Eletricista é diverso, em função da ampla gama de competências do profissional. O Engenheiro Eletricista pode atuar em Usinas, Subestações, Linhas de Transmissão, Concessionárias de Energia, Empresas de Telecomunicações, Construtoras, Instalações Indústrias, Consultorias, empresas prestadoras de serviços e no setor público. Pode também fiscalizar e periciar obras e serviços dentro de sua área de conhecimento, assim como exercer funções de ensino e pesquisa. Atua, inclusive, com informática e sistemas e redes de comunicação e telecomunicações.
Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.