Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Biomedicina

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina da USCS é dinâmico e tem o objetivo formar um profissional generalista com alta capacidade técnica-científica, dotado de senso crítico, reflexivo, com visão ampla e integrada dos processos biológicos e patológicos, capaz de analisar, realizar coleta e análises de materiais biológicos, interpretar exames, liberar resultados, emitir e assinar laudos, desenvolver vacinas e/ou medicamentos, ter responsabilidade técnica, gerenciar equipes multiprofissionais, administrar laboratórios ou serviços especializados em saúde, articular atividades vinculadas ao contexto social, conhecer métodos de investigação, comprometer-se com a melhoria das condições de vida e de saúde em benefício da sociedade, para a transformação da realidade com a aplicação das ciências Biomédicas e da Saúde.

O curso oportuniza que os alunos, ao se formarem, adquiram duas habilitações profissionais em áreas afins do curso reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), o que proporciona a vantagem de ter um currículo competitivo, maior empregabilidade entre as ofertas do mercado de trabalho, a formação de um profissional polivalente e a atuação em diferentes áreas ou setores. Para tanto, os alunos podem iniciar o estágio curricular, optativamente, a partir do quinto semestre do curso, cumprindo a carga horária mínima exigida para cada habilitação, de acordo com a legislação vigente.

Curso de Biomedicina - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Biomedicina - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A matriz curricular do curso é moderna, generalista, oferece a formação nas novas áreas de atuação do Biomédico, com conteúdos atualizados, de alta relevância acadêmica e científica. Os métodos de ensino priorizam a formação integral com uso de ferramentas de metodologias ativas. Ao longo do curso os alunos podem desenvolver iniciação científica, estágio extracurricular, cursos de extensão, atividades complementares, palestras e entre outros.

2

O Biomédico formado pela USCS poderá ter duas habilitações para atuar profissionalmente, que proporcionam maior empregabilidade e currículo competitivo no mercado de trabalho. O estágio supervisionado pode ser em uma das áreas da habilitação Biomédica, afins ao curso, em laboratórios conveniados e/ou no Laboratório de Análises Clínicas da USCS.

3

A infraestrutura da Escola da Saúde da USCS é formada por laboratórios acadêmicos e clínicas especializadas de atendimento ao paciente, que proporcionam ao estudante vivência profissional e formação prática, a partir do primeiro semestre do curso.

4

O curso oferece a disciplina Língua Inglesa em plataforma digital como ferramenta de técnico-científico. A USCS disponibiliza também um universo de outros idiomas que podem ser estudados, gratuitamente, a escolha do aluno.

Mercado de Trabalho

É uma profissão em constante crescimento no mercado de trabalho e as áreas de atuação são bastante amplas, o que possibilita uma formação profissional polivalente e a atuação em diferentes áreas, minimizando a competição profissional.

Ao longo do curso, o aluno conta com orientações sobre a carreira e apoio acadêmico. São 30 habilitações e mais 7 campos de atuação reconhecidos pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). O profissional Biomédico pode atuar na área que adquirir habilitação, como: análises clínicas, diagnóstico por imagem, radiologia, banco de sangue, reprodução humana, citologia clínica, hemoterapia, circulação extracorpórea, criminalística na análise de espécimes de crimes ou atuar como perito criminal in loco, na reprodução humana aplicando técnicas de fertilização, no aconselhamento genético, na biotecnologia para desenvolvimento de novos fármacos, testes de diagnósticos, vacinas e outros, além do saneamento básico e ambiental, análise de água, análise de alimentos. O Biomédico também pode atuar no ensino e pesquisa científica, ter cargos de liderança, chefias, gestão e administração clínica, laboratorial e hospitalar.

Perguntas frequentes

Qual é o período mínimo para se formar em Biomedicina?

De acordo com a legislação, o tempo mínimo é de 4 anos, ou seja, 8 semestres.

Programa de estágio extracurricular realizado durante a graduação pode ser reconhecido para inclusão de habilitação?

Não, apenas estágio supervisionado é reconhecido para inclusão de habilitação durante a graduação.

Qual a diferença entre estágio supervisionado/curricular e extracurricular?

O estágio supervisionado ou curricular é realizado pelo aluno durante a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou em estabelecimentos conveniados com as mesmas. Já o estágio extracurricular não é supervisionado pela IES e não constam no Histórico Escolar, podendo ser considerado apenas como atividade extracurricular.

O Biomédico pode realizar exames de Imagenologia e interpretar os exames?

O Biomédico habilitado em Imagenologia pode realizar os exames, mas a interpretação cabe exclusivamente aos médicos especialistas.

Como faço para ser perito criminal?

Para atuação nos serviços de Perícia Criminal é necessária a aprovação em Concurso Público. A formação do Perito Criminal deve ser feita em curso específico ministrado após a incorporação aos quadros do serviço público.

O Biomédico pode atuar em outro País?

Para atuar no exterior, sugerimos que procure o consulado do país de interesse para mais informações. É fato que será necessário realizar a tradução juramentada do histórico escolar e diploma. Este procedimento é realizado por Instituição de Ensino Superior do país de interesse para equivalência do curso.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;