Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Enfermagem

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da USCS fornece uma formação generalista e humanista para o futuro profissional. Atualmente, o enfermeiro é um dos profissionais mais requisitados pelo mercado devido às diversas possibilidades de atuação. Além de trabalhar em hospitais, ambulatórios, clínicas e unidades de saúde pública, existem outros campos e contextos de atuação como indústrias, creches, instituições de longa permanência, ensino e pesquisa. E com o envelhecimento populacional, os programas voltados para o idoso e o atendimento domiciliar são áreas em expansão.

Assim, a formação do enfermeiro na USCS está pautada no atendimento humanizado, na avaliação das necessidades biopsicossociais da pessoa e da família e no cuidado integral, isso para garantir a promoção da saúde, a prevenção da doença e a reabilitação em saúde, com ênfase nos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde.

A formação generalista permite ao aluno o domínio dos fundamentos que sustentam o conhecimento científico na área de Enfermagem, desde o nível de menor complexidade de atenção em saúde, como a atenção básica em Programas de Saúde da Família, até procedimentos e organização de serviços de maior complexidade como Unidades de Terapia Intensiva, por exemplo.

Para isso, o curso promove ações que preparam os alunos para o ingresso no mercado de trabalho por meio de estágios de observação, estágios curriculares e extra-curriculares. As disciplinas que contemplam atividades práticas buscam levar os alunos a uma experimentação da prática profissional, tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho.

Curso de Enfermagem - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Enfermagem - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

Nos dois primeiros semestres do curso são oferecidas as disciplinas optativas: "Leitura e Interpretação de Texto" e "Matemática para a Vida Cotidiana". O objetivo é nivelar o conhecimento que será utilizado posteriormente em disciplinas como por exemplo, "Fundamentos de Enfermagem", "Farmacologia" e "Gestão de Serviços de Enfermagem"

2

Os alunos podem participar das monitorias técnicas e acadêmicas oferecidas no curso. Na monitoria técnica o aluno é beneficiado com bolsa de estudos.

3

Para as aulas práticas o curso dispões dos laboratórios de Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Biofísica e Física, Patologia, Enfermagem, Anatomia, Microscopia e Informática.

4

O Laboratório de Enfermagem é um local de práticas das disciplinas de formação do enfermeiro. Conta com monitores técnicos que em horários pré-definidos orientam, sob a supervisão dos professores titulares, as atividades de reforço do conteúdo prático das disciplinas. Todos os laboratórios possuem recursos audiovisuais que melhoram a eficácia das aulas práticas e permitem o alcance dos objetivos propostos nas disciplinas.

5

Para os estudos os alunos contam com acesso à biblioteca virtual “Minha biblioteca” que apresenta um acervo completo e atualizado para a formação do futuro enfermeiro. Também para as pesquisas e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é garantido o acesso On-line ao Portal CAPES de Periódicos; Portal de Periódicos da USCS e Repositório Digital da USCS.

6

Cursos de idiomas são oferecidos aos alunos através da Plataforma Altissia. No total são 22 idiomas. Na grade curricular a disciplina Inglês I e Inglês II tem por objetivo estimular o aprendizado de outros idiomas e preparar o aluno para a leitura de textos e para intercâmbio com instituições de outros países conveniados.

7

A adequada proporção de alunos por professor nas aulas teóricas e práticas faz com que o aprendizado seja desenvolvido de forma adequada.

8

Na USCS existe uma integração entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Alunos do último ano podem cursar disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado. Essa estratégia tem estimulado os alunos a continuarem na área de pesquisa e docência.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do enfermeiro vem crescendo e diversificando-se.

O enfermeiro pode atuar em serviços de saúde, públicos e privados, na área hospitalar ou na área de saúde pública, em atendimento domiciliar, auditoria, assessoria, em docência (cursos técnicos, graduação, pós-graduação, entre outros), em empresas, indústrias, asilos, creches, nas Forças Armadas, em consultórios de enfermagem, no esporte e turismo (ex.: navios, clubes e acampamentos) aeroportos, entre outros.

O profissional formado no curso de Enfermagem da USCS estará habilitado para:

  • Organização e direção de serviços de enfermagem em instituições de saúde públicas ou privadas
  • Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem
  • Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem
  • Prescrição de Assistência de Enfermagem
  • Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas
  • Planejar, organizar e participar em atividades de pesquisa

Perguntas frequentes

O estágio é obrigatório?

Sim. De acordo com as diretrizes curriculares para o curso de Enfermagem o estágio é obrigatório e supervisionado por um professor.

Quando é realizado o estágio?

Nos dois últimos semestres do curso. Ou seja, no 7º e 8º semestres.

Qual é o horário do estágio?

De segunda a sexta-feira. De acordo com o número de alunos o estágio será oferecido no período da manhã das 7:00 a 12:00 ou no período da tarde das 13:00 às 18:00. O aluno precisa cumprir 4 horas de estágio por dia.

A partir de qual semestre são as práticas clínicas?

As práticas clínicas são no quarto, quinto e sexto semestres. Com um total 80 horas por semestre. Isso significa 4 horas por semana.

Como são feitas as práticas clínicas e estágios?

Os alunos são alocados em grupos. As práticas e estágios supervisionados são realizados em unidades básicas de saúde, hospitais, unidades de pronto atendimento e instituições de cuidado.

De quem é a responsabilidade pela procura do campo de estágio que o aluno tem que fazer no último ano do curso?

A procura pelo campo de estágio é de responsabilidade da Gestão do Curso de Enfermagem da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Tenho que fazer TCC?

Sim. O TCC é realizado em grupo, no último ano do curso.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;