Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Medicina - Itapetininga

Duração do curso

Duração

12 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Integral

Campus do curso

Campus

Itapetininga

O curso de Medicina



O curso de bacharelado em Medicina da USCS no campus de Itapetininga irá funcionar em período integral e oferecer, semestralmente, 60 vagas, tendo duração de 12 semestres.

A USCS obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais que estão definidas pela "Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014", que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, onde é definido o perfil do profissional egresso, as competências gerais e específicas a serem desenvolvidas, os conteúdos curriculares e sua organização, os estágios e atividades complementares e o sistema de acompanhamento, avaliação e certificação.

Esse curso, como parte da Escola de Saúde da USCS, visa avançar na inovação em curso no Brasil e no mundo no campo da educação médica, incorporando lições aprendidas nos demais cursos, sempre olhando para as melhores práticas nacionais e internacionais, orientando a formação às necessidades de saúde da sociedade brasileira, contextualizada no Sistema Único de Saúde - SUS, desenvolvendo um perfil profissional com três áreas de competência: saúde, gestão e educação.

Itapetininga ofertará um currículo integrado, orientado por competência e comprometido com a melhoria da saúde no país, dando ênfase à cultura de qualidade e segurança, alicerçado em estratégias educacionais com metodologias ativas, onde o educando é centro do processo e também responsável pelo seu desenvolvimento.

A Rede Municipal de Saúde de Itapetininga é composta por 35 unidades de saúde próprias com ambulatórios de atenção primária, unidades de especialidade e equipamentos de diagnóstico e tratamento, além das estruturas centrais de regulação e vigilância à saúde, todas disponibilizadas ao curso de medicina da USCS. Também temos a parceria do hospital filantrópico Léo Orsi Bernardes, de caráter regional, com 112 leitos totais de uso exclusivo do SUS, para internações nas Clínicas: Médica, Cirúrgica, Pediátrica e Obstétrica, Nefrologia, UTI Adulto e Berçário, além do pronto socorro. Também estamos em negociação com o hospital privado da cidade.

Curso de Medicina - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Medicina - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 54 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A Medicina USCS possui um currículo inovador, utilizando estratégias e metodologias ativas em todo o curso, centrado desde o primeiro semestre nas vivências e experiências adquiridas em cenários de práticas reais dentro da rede de atenção à saúde no SUS, na aprendizagem significativa, e em contextos clínicos e sociais reais e simulados como disparadores do processo de ensino e aprendizagem.

2

Possui grande preocupação com o cuidado humanizado, com qualidade e segurança, nos diferentes ciclos de vida, visando apoiar uma transformação mais ampla das práticas de atenção à saúde no país, com base na assistência integral e de boa qualidade, incluindo elementos de gestão da clínica. A partir da ampliação do modelo biomédico e do deslocamento da identificação de queixas dos pacientes para a identificação de necessidades de saúde, a formação médica passa a incluir as perspectivas subjetiva e social no reconhecimento dos fenômenos que fundamentam o processo saúde-doença, estimulando uma visão dos pacientes com toda sua complexidade e especificidade, pensando na medicina centrada na pessoa.

3

A USCS, como instituição de ensino superior, está comprometida com a qualidade da formação intelectual de seus estudantes, com a qualidade da sua produção científica, artística, filosófica e tecnológica e, principalmente, com o atendimento às necessidades, aos anseios e às expectativas da sociedade, formando profissionais capazes de enfrentar problemas e desafios no seu campo de trabalho, de modo a produzirem soluções para problemas locais, regionais e nacionais, mesmo durante a graduação, auxiliando na construção de um pensamento crítico e criativo.

4

O município de Itapetininga é uma cidade tranquila, na região sudoeste do Estado de São Paulo, há 170 Km da Capital, é considerado o 3º maior município do Estado de São Paulo em extensão territorial, tendo um sistema de saúde completo, permitindo ao aluno se dedicar ao aprendizado. Apresenta um forte desenvolvimento econômico, principalmente devido a instalações de grandes indústrias nas áreas de alimentos, têxtil, química, moveleira, autopeças e recursos energéticos, incluindo gás natural, sendo um polo comercial e de serviços de referência para as demais cidades da região. Com uma grande vocação agrícola e vasta extensão rural, apresenta o 12º maior PIB do agronegócio paulista. É tradicionalmente conhecida como a terra das escolas, tendo seis faculdades com 54 cursos de graduação.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;