Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Graduação à Distância
Todos os Cursos

Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica

Geografia para Licenciados

Duração do curso

Duração

12 meses

Tipo de formação do curso

Formação

Licenciatura

Campus do curso

Modalidade

EaD

Campus do curso

Polo

Campi Barcelona, São Paulo, Itapetininga

O curso de Geografia para Licenciados


O objetivo do curso é qualificar docentes que já atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio para o ensino de Geografia.

 

Com uma Proposta Pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o curso visa formar professores com ampla visão sobre os fenômenos sociais, aptos a articular e integrar os conceitos, teorias e métodos das ciências humanas, ao mesmo tempo que explora metodologias e procedimentos que favoreçam uma prática docente integrada e contextualizada. Com uma sólida formação, o professor não só terá domínio dos aspectos conceituais, históricos e epistemológicos em Geografia, mas também em educação, tendo a seu dispor conhecimentos que lhe garantam o exercício competente da docência, atuando tanto na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Geografia, como na produção de novos conhecimentos relacionados a sua área de atuação.

Curso de Gestão de RH - USCS
Curso de Gestão de RH - USCS

Certificação


Após a integralização da carga horária total do curso, incluindo atividades de extensão e o estágio supervisionado, o estudante receberá o diploma de Licenciado em Geografia.

A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica


A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da USCS foi criada para ser referência na formação inicial e continuada de professores da educação básica, oferecendo cursos de primeira e de segunda licenciatura, cursos de extensão e outras estratégias de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão, profissional, cultural e ética.

A Escola está alocada no campus Barcelona, e dispõe de ampla estrutura física e recursos tecnológicos necessários à realização de percursos de formação em modalidade presencial, semipresencial e à distância. Integram à dinâmica metodológica de formação dos educadores os laboratórios dos campi Conceição e Centro, além da Plataforma Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização de cursos à distância.

Trata-se de um projeto pioneiro e inovador, alinhado às novas diretrizes nacionais de formação de professores, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo paulista, com metodologias ativas de ensino- aprendizagem, projetos integrados e atividades de extensão, garantindo, assim, a integração entre o ensino superior e a educação básica e a articulação entre a formação de professores, os demais cursos e programas ofertados dentro e fora da instituição e a sociedade.

Curso de Gestão Financeira - USCS

Diferenciais

1

Durante todo o curso, o estudante tem oportunidade de estágio remunerado em escolas públicas e particulares.

2

O curso é totalmente on-line. O aluno deve se dirigir à sede ou ao polo de apoio presencial somente para realizar as provas semestrais, aplicadas ao final de cada semestre e devidamente agendadas pelo próprio aluno.

3

Os estudantes contam com apoio técnico e pedagógico na sede e nos polos de apoio presencial, com livre acesso a espaços para uso presencial, bibliotecas física e virtual e laboratórios.

4

O curso conta com professores e tutores, em sua maioria, mestres e doutores, com ampla experiência profissional na área.

5

Em cada disciplina, os alunos são acompanhados por um tutor.

6

As disciplinas são distribuídas ao longo dos semestres, devidamente organizadas em módulos, com adequado encadeamento dos conteúdos teóricos e práticos e as respectivas atividades de aprendizagem.

7

Durante todo o curso, aluno terá a oportunidade de participar de várias atividades acadêmicas, como projetos de extensão universitária, iniciação científica, ciclos de palestras, simpósios, missões internacionais, em parceria com o Mestrado em Educação.

8

Plataforma digital de Idiomas gratuita, com mais de 20 opções, a escolha do estudante. O curso oferece a Língua Inglesa, um grande diferencial na contratação de professores nas escolas bilingues.

Mercado de Trabalho

Os egressos do curso poderão atuar na docência em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Também poderá atuar no desenvolvimento de materiais didáticos, em ambientes virtuais de aprendizagem e em espaços de educação não formais.

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Perguntas frequentes

Fiz minha primeira licenciatura em curso presencial. A segunda licenciatura, cursada à distância, terá a mesma validade?

O diploma dos cursos ofertados na modalidade à distância tem a mesma validade dos diplomas de cursos ofertados presencialmente. Por determinação legal, no Brasil, todos os diplomas da educação à distância e presencial são iguais.

Mesmo optando pelo curso à distância, terei aulas presenciais?

O curso de Segunda Licenciatura é ofertado na modalidade à distância (aulas 100% online). O único momento em que você necessitará sair de casa durante a realização do curso é no período de avaliações. As provas ocorrem nos polos, funcionam nos moldes similares ao presencial e são determinantes para a aprovação do aluno.

Já atuo como professor. Preciso fazer estágio?

Sim. A legislação exige que todos os cursos de licenciatura, independentemente de ser a segunda licenciatura, tenham carga horária de estágio supervisionado.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;