Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Teses - 2013


Autor(a) Gustavo Benevides
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título POLOS DE DESENVOLVIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE INOVADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A REGIÃO DE SOROCABA
Resumo A presente tese objetiva analisar quais são os fatores que fomentam e constituem o polo de desenvolvimento e o ambiente inovador na região de Sorocaba. Para tanto, foi necessário investigar as articulações promovidas entre os atores: público, privado, universidades, centros de pesquisa, e demais atores sociais relevantes, no que tange à promoção de um polo regional de inovação orquestrado de forma a aprimorar o capital social local e as relações de cooperação e aprendizado. A abordagem metodológica da pesquisa foi alicerçada na visão interpretativista. Não obstante foram utilizadas ferramentas descritivas a partir de variáveis e indicadores que apontassem para o processo de transformação vivenciado na região de Sorocaba. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: primeiramente realizou-se um estudo em fontes de dados secundários, e posteriormente, realizou-se a pesquisa empírica, através de entrevistas semiestruturadas com os principais atores que promovem a constituição do polo de desenvolvimento e do ambiente inovador no território de Sorocaba. O referencial teórico foi alicerçado nos estudos sobre distritos industriais, teoria da localização/ lugares centrais, polos de desenvolvimento e crescimento, difusão da inovação no território e ambiente inovador (milieu innovateur). A hipótese que orienta a pesquisa está focada no argumento da configuração de Sorocaba como cidade polo e inovadora, que promove o desenvolvimento regional a partir de políticas e iniciativas estruturantes que se articulam entre a gestão pública e o investimento privado, em meio a uma dinâmica de desenvolvimento territorial marcada por coesão e conflitos.
Palavras-Chave Ambiente Inovador. Cooperação e Governança. Dinâmica da Aprendizagem e Polo Regional de Inovação. Polo de Desenvolvimento.
Ano 2013
Material Visualizar Material
Autor(a) Suellen Moreira de Oliveira
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO SETOR SUCROALCOOLEIRO NA MICRORREGIÃO DE ANDRADINA
Resumo O conceito de desenvolvimento sustentável sugere ações nos âmbitos governamental, empresarial e da sociedade civil organizada. Diversos esforços têm sido despendidos nesse sentido, ainda que paralelamente, as discussões globais acerca do tema continuem sendo intensas nos dias atuais. O estabelecimento de metas gera maior comprometimento e o acompanhamento destas por meio de indicadores remete a um enorme avanço em prol da sustentabilidade socioambiental. Desta forma, a presente tese tem como objetivo geral: propor uma análise inovadora que possibilite contribuir para a sustentabilidade ambiental, a partir da interconexão entre a Teoria Institucional e o Desenvolvimento Sustentável no setor sucroalcooleiro e sua influência no Desenvolvimento Regional na Microrregião de Andradina, para verificar os desdobramentos do setor sucroalcooleiro no Desenvolvimento Regional Sustentável. Para atender a esse objetivo foi realizado estudo transversal nas empresas do setor sucroalcooleiro na microrregião de Andradina, o qual contou com a análise documental,a realização de entrevistas com cinco gestores das usinas, visitas técnicas e observação participante. Além disso, foram realizadas entrevistas com oito especialistas, sendo eles: representante da ÚNICA; professor da UFSCAR; agrônomo da CESP; Gestor do Meio Ambiente da CETESP; representante da CATI; representante da ONG MAE; representante da Secretaria do Meio Ambiente e presidente da AMENSP/UDOP. Foi constatado na pesquisa que as usinas e destilarias influenciam no Desenvolvimento Regional Sustentável da Microrregião de Andradina por meio da geração de renda; de empregos; de impostos; da valorização dos imóveis rurais e urbanos; melhoria na conservação do solo das propriedades rurais; migração da cultura da pecuária para a cana-de-açúcar; e desenvolvimento de projetos ambientais e de sustentabilidade voltados para a comunidade regional, especialmente aos funcionários dessas empresas,. Contudo, os principais impactos negativos causados consistem na queima da palha da cana-de-açúcar como procedimento de pré-colheita e na aplicação de vinhaça no processo de fertirrigação. Ainda assim, observou-se que a inserção do setor sucroalcooleiro na microrregião de Andradina proporcionou melhoria na conservação do solo e no ressurgimento de nascentes de água nas propriedades rurais em que estão plantadas cana (anteriormente era a pecuária). A presente pesquisa foi patrocinada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, na modalidade auxílio à pesquisa, liderada pela Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira.
Palavras-Chave Indicadores Ambientais. Setor Sucrooalcooleiro. Sustentabilidade.
Ano 2013
Material Não disponível