Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Teses - 2018


Autor(a) Ciro Antônio Fernandes
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título CARACTERÍSTICAS RELEVANTES À ESCOLHA DE CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO INDEPENDENTE
Resumo O Conselho de Administração, além de ser uma unidade de poder moderador, entre propriedade e gestão, é o responsável pelo retorno de capital e pela tomada de decisão estratégica. Essas características conferem ao conselho destaque na estrutura de governança corporativa, no entanto, cria a necessidade de ter em seus quadros, conselheiros experientes e capacitados, para atender com eficiência e prontidão as demandas que recaem sobre o conselho. Essa condição dá à atividade de Conselheiro de Administração conotação estratégica, tornando-a imprescindível à consecução dos objetivos organizacionais. Desse modo, dada a relevância da atividade de Conselheiro de Administração e a necessidade de o conselho ter bom desempenho, é relevante que a escolha de conselheiros seja orientada pela busca de características individuais, que reunidas permitam ao conselho cumprir suas demandas com efetividade. Nesse sentido, esta pesquisa procurou conhecer quais as características individuais relevantes à escolha do Conselheiro de Administração independente. Por se tratar de um constructo multidimensional, pois as características individuais requeridas à escolha de Conselheiros de Administração independentes estão relacionadas a aspectos pessoais, cognitivos e comportamentais, recorreu-se, como método de pesquisa, à história oral, conduzida por meio de roteiro previamente desenvolvido a partir da revisão da literatura, a qual aborda as competências individuais dos Conselheiros de Administração, a teoria do alto escalão e a tomada de decisão estratégica. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas T.I. Os resultados que emergiram ao final da pesquisa mostram que as características com maior relevância à escolha do Conselheiro de Administração independente são: a atuação independente, a credibilidade, a trajetória e o acúmulo de experiências. O conhecimento do ambiente de negócios da empresa, a habilidade para negociar e postura proativa também foram apontados como relevantes, mas com menor importância à escolha do conselheiro. É preciso esclarecer que as características apresentam interdependência e complementaridade entre si, portanto, não há uma característica, que sozinha, possa ser determinante para a escolha do conselheiro. Cada característica abordada depende, em determinado grau, de uma segunda ou terceira que a complemente. Quando se reconhece as interdependências e complementaridades que envolvem todas as características tratadas nessa pesquisa, é possível identificar o perfil genérico desejado de um Conselheiro de Administração independente e, assim, utilizá-lo para orientar a escolha de um candidato.
Palavras-Chave Características. Competências. Conselheiro de Administração. Conselho de Administração. Governança.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Claudemir Bertuolo Furnielis
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título A PRÁTICA DE MARKETING: UMA ANÁLISE DA OPINIÃO DE DIFERENTES ATORES SOBRE O CONSUMO E A PERSPECTIVA ÉTICA
Resumo A partir do objetivo de analisar e comparar as opiniões dos professores de disciplinas de marketing, gestores de marketing, gestores de entidades de defesa do consumidor e consumidores sobre o consumo, a ética e a prática do marketing, adotou-se para os procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa-quantitativa, de forma exploratória e descritiva. Na fase qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com a técnica de análise de conteúdo e na fase quantitativa realizou-se um survey, utilizando um questionário gerado a partir da etapa qualitativa e análise de correlação. Concluiu-se em relação ao marketing, que as definições são diferentes da teoria para gestores de marketing, gestores de defesa do consumidor e consumidores e, assim, não refletem os verdadeiros conceitos teóricos. Ainda, em relação ao marketing verifica-se que a prática por parte dos gestores de marketing não é compatível com os conceitos teóricos e a própria filosofia de marketing. Quanto ao consumo, gestores de marketing e gestores de entidade de defesa do consumidor se afastam da literatura e os consumidores entendem que são livres diante do consumo e que há um equilíbrio de forças entre empresa-cliente, conceitos coerentes com a definição operacional adotada na tese. Para o constructo ética, as definições dos entrevistados contemplam parcialmente os conceitos teóricos quanto a definição e prática. Os gestores de marketing têm uma visão mais antropocêntrica do entendimento de ética ao passo que os demais entrevistados têm opinião mais orientada para a sociedade. Em relação ao que é ética no marketing, os gestores de marketing mantêm a mesma perspectiva da definição e entendem a ética na prática como a observância ao que determina a lei, os gestores de entidades de defesa do consumidor, mantém a coerência com o que entendem de marketing e dizem que é uma comunicação transparente. Docentes e consumidores têm o mesmo entendimento ao manifestarem que ética no marketing é a empresa entregar o que promete. Sobre os dados da pesquisa com consumidores, vê-se que as questões dos professores são as que apresentam maior número de correlações, especialmente quanto à definição de marketing. A maioria das associações quanto às assertivas dos professores utilizadas no questionário, indica alto nível de significância.
Palavras-Chave Consumismo. Ética no Marketing. Liberdade. Relacionamento com Clientes. Valor para o Cliente.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Esdras da Silva Costa
Orientador(a) Prof. Dr. Leandro Campi Prearo
Título ESTATUTO DA METRÓPOLE: FORÇAS DE COESÃO E DE FRAGMENTAÇÃO NO PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS METROPOLITANAS
Resumo Potencialidades e desafios são as palavras que definem a Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, configurando-se como a maior aglomeração urbana de toda a América Latina, composta por 39 Municípios e uma área territorial de 7.946,96 km², considerada como o maior polo de riqueza nacional. A presente tese possui como objetivo geral identificar as forças de coesão e de fragmentação metropolitana que influenciam no processo de articulação interfederativa e formulação de políticas públicas na Região Metropolitana de São Paulo. Seus objetivos específicos estão expostos sob a seguinte ordem: Identificar e mensurar a concordância e importância dos fatores de coesão na articulação interfederativa e formulação de políticas públicas metropolitanas; e Identificar e mensurar a concordância e importância dos fatores de fragmentação na articulação interfederativa e formulação de políticas públicas metropolitanas. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, trata-se de uma pesquisa descritiva delineada pela abordagem de métodos mistos sequenciais, com a necessidade de incluir em seu contexto a realização de entrevistas semiestruturadas, caracterizada como fase exploratória de uma pesquisa quantitativa, análise de documentos, e aplicação de questionário. O instrumento quantitativo foi aplicado nos 39 Municípios pertencentes a RMSP, fazendo uso da Análise Multivariada de Dados por meio da técnica denominada de Análise Fatorial Exploratória – AFE. Os resultados desta pesquisa apresentam as dimensões latentes, responsáveis por explicar o conjunto original das variáveis observadas, destacando a necessidade de desenvolver ações cooperadas entre Estado e Municípios da RMSP. Quatro fatores convergem entre grau de concordância e grau de importância, são eles: Cooperação Metropolitana, Agenda Metropolitana, Mobilização Imposta por Força de Lei e Dissenso. Dessa forma, foi possível relacionar as forças de coesão metropolitana sob a seguinte ordem: formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, criação de uma consciência e de uma cultura metropolitana, adequação dos objetivos do PDUI relacionados às Funções Públicas de Interesse Comum – FPICs, e a imposição do Estatuto sob força de Lei (Nº 13.089/2015). Contudo, a pesquisa também caracterizou fragilidades nas formas organizativas dos Municípios pesquisados, apontando as seguintes forças de fragmentação metropolitana: baixa tradição em políticas regionais, ausência de capacidade técnica presente nos Municípios, diferenças políticas e ideológicas, a necessidade da gestão pública em enxergar as questões metropolitanas e a necessidade de se pensar no desenvolvimento das cidades sob forma regional. Por fim, cabe ao Estatuto da Metrópole preencher apenas parte das falhas inseridas no ordenamento territorial da Região Metropolitana de São Paulo.
Palavras-Chave Estatuto da Metrópole. Forças de Coesão Metropolitana. Forças de Fragmentação Metropolitana. Metropolização. Políticas Públicas. Região Metropolitana de São Paulo.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Estela Cristina Bonjardim
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UM ESTUDO COMPARATIVO NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Resumo O aumento da geração de resíduos, proporcional ao crescimento populacional e ao aumento do consumo, é um problema mundial antigo, mas de preocupação recente, que impacta a saúde pública e o meio ambiente. No Brasil, a Lei 12305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), previu a extinção dos lixões em 2014, para dar lugar a aterros sanitários, prazo que acabou sendo prorrogado, de forma escalonada, até 2021. Sabe-se que apenas os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que não tenham mais potencial de reutilização devem ser destinados aos aterros. Isso acaba por envolver a logística reversa e reciclagem de quase todos os materiais. Para a PNRS, os instrumentos prioritários para as atividades de gestão e gerenciamento são os planos de resíduos sólidos que, embora não tenham caráter obrigatório no âmbito dos municípios, acabam funcionando como instrumento econômico indutor para ter acesso a recursos da União. A presente pesquisa está lastreada na necessidade de apresentar um panorama a partir da análise dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGIRSU) dos municípios do Grande ABC paulista e das ações adotadas pelas Prefeituras Municipais para a gestão e destinação adequada dos RSU, antes e depois da PNRS. Nesse contexto, coloca-se a questão que orienta a pesquisa: como as Prefeituras Municipais da Região do Grande ABC vêm atuando com vista a planejar, implementar e avaliar as ações voltadas ao atendimento das diretrizes estabelecidas na PNRS? O objetivo geral foi o de descrever, comparar e analisar as ações das Prefeituras Municipais da Região do Grande ABC, sob a ótica da gestão pública, a partir dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, para dar atendimento às diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Defende-se a tese de que o sentimento de regionalidade e a consciência da possibilidade de construção coletiva de um planejamento regional no Grande ABC favorecem as inter-relações na Gestão do RSU na região estudada, estabelecendo-se uma cultura de governança regional. Como metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, valendo-se do método dedutivo, com técnica de coleta de dados por meio de análise documental, da legislação existente e entrevistas com os gestores envolvidos com a gestão dos RSU em cada um dos municípios estudados, antes e depois das eleições municipais de 2016, totalizando 17 entrevistas. A conclusão foi a de que a coleta seletiva ainda não foi implantada como preceitua a PNRS, que a gestão dos RSU sofre com as mudanças nos governos municipais e que é bem vista, pelos gestores municipais nos municípios estudados, a busca por soluções consorciadas para a gestão dos RSU na região.
Palavras-Chave Desenvolvimento Sustentável. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Região do Grande ABC.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) José Valentin Iglesias Pascual
Orientador(a) Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos
Título INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA EM SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE: ESTUDO NAS QUATRO PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO DO GRANDE ABC (SP)
Resumo Esta pesquisa analisa a disponibilidade tecnológica de integração em Sistemas Inteligentes de Transporte, customizados para propor soluções tecnológicas integradas aos problemas de mobilidade urbana nas metrópoles, os quatro principais municípios do Grande ABC (SP), ou seja, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema, na área conhecida como ABCD. A adoção dos Sistemas Inteligentes de Transporte é parte integrante dos conceitos de cidades inteligentes. Todavia, dado que as cidades escolhidas são autônomas na gestão tecnológica, pergunta-se: Na avaliação dos agentes, qual é o potencial de integração das tecnologias disponíveis, de forma a mitigar os problemas relacionados à mobilidade urbana na região do Grande ABC (SP)? Por apresentar grande urbanização e intenso fluxo nos seus principais corredores de tráfego, a região convive com problemas de mobilidade urbana entre seus municípios. O desenvolvimento desta tese optou pela abordagem qualitativa de natureza exploratória, que utiliza notas de campo, entrevistas, conversas, fotografias, registros e lembretes do contato com os pesquisados. O tratamento e a análise de dados baseiam-se na técnica da análise de conteúdo, por meio do software MAXQDA, para o que se identificaram as categorias de análise nas quais os resultados são organizados e debatidos. Foi desenvolvida a análise de um modelo de disponibilidade tecnológica e integração da mobilidade urbana na região do ABCD. A proposta final é um modelo conceitual de disponibilidade tecnológica e integração, considerando a aplicação dos Sistemas Inteligentes de Transporte para quatro municípios do Grande ABC. Os resultados constataram que a região estudada possui disponibilidade tecnológica média e integração no gerenciamento dos ônibus, mediante tecnologia de Sistema de Posicionamento Global (GPS), e na bilhetagem eletrônica na maioria dos casos, a disponibilidade tecnológica não possui a integração necessária. O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC potencializa as ações de planejamento da mobilidade, considerando as demandas das cidades circunvizinhas, com os principais atores de mobilidade urbana regional. As conclusões a que este trabalho chegou apontam que a integração tecnológica é uma realidade em algumas das nove categorias SIT, a exemplo da gestão de tráfego, gestão de transporte, sistemas de mensagens aos usuários e bilhetagem eletrônica. No entanto, essa integração tecnológica restringe-se a cada uma das cidades pesquisadas. A integração tecnológica dos SIT entre as cidades é planejada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC mediante seu Plano Regional de Mobilidade Urbana.
Palavras-Chave Colaboração Regional. Disponibilidade Tecnológica. Integração Tecnológica. Mobilidade Urbana. Sistemas Inteligentes de Transporte.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Karoline Ferreira Kinoshita Goes
Orientador(a) Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos
Título TRAJETÓRIA INDUSTRIAL E ARTICULAÇÃO PRODUTIVA EM TRÊS LAGOAS/MS
Resumo O desenvolvimento em territórios que se localizam longe dos grandes centros tecnológicos é difícil de ser alcançado, porque, na maioria dos casos, não são atrativos o suficiente para conquistar o interesse e o investimento de grandes indústrias. Cada vez mais, esse tipo de localidade tem se utilizado de estratégias para atrair investimentos industriais. O município de Três Lagoas, no Estado do Mato Grosso do Sul, é um deles. Além de possuir o maior polo industrial do Estado, o município tem se destacado, em meio à profunda crise econômica que o país tem enfrentado, devido à geração de empregos no ano de 2017, ano em que foi registrado número recorde de desempregados no Brasil. O município, que há menos de 20 anos possuía uma economia essencialmente primária, baseada principalmente na pecuária, hoje é conhecido internacionalmente como a "Capital Mundial da Celulose". O rápido crescimento industrial e a geração de empregos, que ocorrem à revelia do que se tem vivenciado no cenário econômico nacional, fomentaram a discussão sobre o tema da trajetória industrial e da articulação produtiva do município de Três Lagoas/MS. Com base no tema, foi proposto o problema de pesquisa: como se caracteriza a trajetória de industrialização do município de Três Lagoas/MS? Como objetivo principal do trabalho ficou estabelecido: descrever a trajetória de industrialização do município de Três Lagoas, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, com foco no complexo produtivo da celulose. A pesquisa, classificada como qualitativa e descritiva, foi realizada em duas etapas: 1) por meio de pesquisa em fontes secundárias, com base em leis e decretos do Governo Municipal, além de registros em arquivos e documentos oficiais das organizações e entidades selecionadas; e 2) por meio de um estudo empírico realizado nas organizações, associações e entidades escolhidas, em instituições de ensino e no poder público local que constituíram os atores centrais desta pesquisa e que forneceram os dados primários. Verificou-se que a trajetória de industrialização do município de Três Lagoas/MS, com foco no complexo produtivo da celulose, pode ser caracterizada: a) pela atração das indústrias de celulose, por iniciativa do Poder Público Municipal, que se utilizou da localização e da infraestrutura de transportes privilegiadas do município, somadas aos incentivos governamentais para atrair os investimentos das indústrias; b) pela articulação para criação de projetos que ainda não têm contemplado uma estratégia sustentada para criação de competências que levem ao desenvolvimento territorial; e c) pela elaboração de estratégias de desenvolvimento por parte do Poder Público, levando em consideração as potencialidades existentes no município, mas que, efetivamente, não contribuem para o estabelecimento de competências territoriais, essenciais para o desenvolvimento do território.
Palavras-Chave Articulações. Complexo Produtivo de Celulose. Fatores Locacionais. Três Lagoas/MS.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Lidiane Campos Britto
Orientador(a) Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim
Título MODELOS DE NEGÓCIO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS NO BRASIL
Resumo O cenário educacional brasileiro tem mudado de forma expressiva, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB, 1996). A partir desse momento, crescem no país os movimentos de fusões, aquisições e injeção internacional de capital nas instituições de educação superior privadas. Com isso, formam-se grandes grupos educacionais, que, desde então, têm trazido para o setor, por meio de seus modelos de negócio, suas propostas de valor. Pesquisas relacionadas a modelos de negócio em educação a distância são recentes, sobretudo no Brasil. Observa-se uma lacuna teórica que justifica a pesquisa sobre esse assunto no meio acadêmico, dado que no âmbito empresarial e empírico ele já é bastante explorado. Dessa forma, esta pesquisa criou e analisou a taxionomia dos modelos de negócios de graduação na modalidade Educação a Distância das Instituições de Educação Superior privadas do Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas fases: pesquisa exploratória com base em cinco entrevistas semiestruturadas e uma pesquisa de campo (levantamento), com uma amostra de 43 instituições de educação superior privadas que ofertam graduação na modalidade EaD. Para a análise da pesquisa, foi utilizada a análise de cluster. De forma geral, foram formados de dois a três grupos (agrupamentos) em cada um dos nove componentes do modelo de negócio, com base nas respostas do instrumento de pesquisa. A partir desse entendimento e da análise das características de cada grupo, foram criadas as suas classificações taxionômicas, objetivo central deste trabalho. Também foram identificados e analisados dois modelos de negócios distintos e mais recorrentes em educação a distância, com base no estudo das 43 IES pesquisadas.
Palavras-Chave Educação a Distância. Modelo de Negócio. Taxionomia.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Luciane Ribeiro Pinheiro
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Pamplona
Título A ECOINOVAÇÃO EM EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: UM ESTUDO SOBRE SUA MEDIÇÃO
Resumo A degradação ambiental tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos, entretanto os maiores causadores desse impacto no meio ambiente são as empresas, diversos setores dependem do transporte rodoviário de cargas-TRC, que tem uma participação significativa se comparado com os demais modais. Como resultado do aumento do consumo, há a necessidade de um esforço maior em transportes, e pela estrutura do Brasil oferecer quilômetros de rodovias, o modal mais utilizado é o rodoviário. Em decorrência dessa crescente demanda do TRC, estudos apresentam os reflexos no meio ambiente, as emissões de gases que causam efeito estufa e compromete o Planeta. Por esta razão surgiu o interesse em explorar mais sobre formas de mensurar a ecoinovação, que nada mais é do que serviços, processos, práticas organizacionais e estratégias de marketing, que podem ser novas para a empresa de TRC ou significativamente mudadas, cujo resultado seja menor impacto no meio ambiente. Já existem órgãos que fazem mensurações de inovação por setor e nação, mas não existe um modelo específico para a medição da ecoinovação nas empresas/setor de TRC, sendo assim o problemas dessa pesquisa foi: Como mensurar o desempenho em eco-inovação nas empresas de grande porte, listadas na BM&F Bovespa, no setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil? Para se responder essa pergunta buscou-se seguir o objetivo traçado que foi propor um modelo de mensuração com base em pesquisa exploratória. Chegou-se a um modelo com três partes: I) Nível de Ecoinovação em TRC; II) Importância da Ecoinovação em TRC; III) Esforço em Ecoinovação em TRC. Identificou-se que as empresas de TRC buscam por ecoinovações para atender os fatores compulsórios, que é a legislação ambiental. Identificou-se pouco investimento em ecoinovação de forma espontânea pelas empresas do setor. Após a aplicação do questionário de mensuração e sua análise, foram sugeridas algumas melhorias ao modelo, como por exemplo, a aplicação do questionário em duas etapas, na primeira o envio do questionário às empresas de TRC, na segunda etapa a entrevista para esclarecimentos, outra melhoria seria a seleção de respondentes feita pelas próprias empresas de TRC, que direcionaria cada parte do questionário ao profissional com experiência no assunto. Os resultados dessa pesquisa foram de caráter ilustrativo, pelo fato de ter sido feita em três empresas de TRC, todas elas são representativas, pois são das empresas nacionais e uma internacional de capital aberto e listadas na BM&F Bovespa, mas o resultado não pode ser generalizado para o setor.
Palavras-Chave Ecoinovação. Impacto Ambiental. Meio Ambiente. Transporte Rodoviário de Cargas.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Taís Pasquotto Andreoli
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título ATENÇÃO AO GREENWASHIMG: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATENÇÃO E DO CETICISMO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DIANTE DO GREENWASHING
Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a influência do nível de atenção e do ceticismo no comportamento dos consumidores quando expostos à propaganda com greenwashing. Para tanto, foram adotadas como fundamentação teórica duas grandes bases conceituais: os processos cognitivos envolvidos na recepção, processamento e registro dos estímulos, em especial o processo de atenção (pré-atenção e atenção), e o fenômeno greenwashing, contextualizado à luz da preocupação ambiental, do consumo sustentável e do marketing verde, ambos discorrendo sobre suas possíveis consequências no comportamento do consumidor. O método consistiu em uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de três experimentos sequenciais, todos com desenho experimental 2 (atenção ou pré-atenção) x 2 (ceticismo ou não ceticismo) e amostras não probabilísticas, com poder alto e com distribuições aleatórias entre os grupos. Também em todos os casos, o procedimento adotado consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia com greenwashing, desenvolvida exclusivamente para fins deste estudo, seguido da avaliação desse material pelos participantes. Como resultado, observou-se a capacidade da peça publicitária de transmitir uma imagem favorável, mesmo diante de um considerável senso crítico declarado pelos participantes. Ainda, a situação de maior vulnerabilidade do consumidor se deu quando ele processou de forma pré-atentiva e com ausência de ceticismo, tanto de forma isolada quanto com a combinação delas. Assim, o estudo conseguiu a confirmação de oito das nove hipóteses testadas, indicando a influência do nível de atenção e do ceticismo nas quatro variáveis investigadas: associações verdes, avaliação da imagem, julgamento acerca da prática de greenwashing e reação emocional ao anúncio. Tal cenário se mostra como alarmante, especialmente considerando-se a possibilidade de disseminação e proliferação da prática de greenwashing por parte das organizações.
Palavras-Chave Processos Cognitivos. Pré-atenção. Greenwashing. Ceticismo.
Ano 2018
Material Visualizar Material