Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2016


Autor(a) Jefferson Jeanmonod de Azevedo Santana
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título IMAGEM DAS MARCAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO INSTAGRAM: O DISCURSO DA MARCA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DO ESTUDANTE
Resumo Esta pesquisa tem o intuito de compreender o papel da fotografia em marcas de Instituições de Ensino Superior publicadas por estudantes nas Redes Sociais Digitais. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de dissertar, mais especificamente, sobre como os estudantes utilizam a imagem da marca das instituições por meio do Instagram, criando e promovendo valores para a própria identidade. Utilizou-se de metodologia exploratória, referencial bibliográfico e análise documental das publicações de estudantes de três instituições de Ensino Superior (Universidade Anhembi Morumbi, ESPM e Mackenzie) por meio da Análise de Discurso de linha francesa. O levantamento das publicações dos estudantes com as marcas de instituições de Ensino Superior foi feito de forma qualitativa por meio de hashtags no site IconosQuare. Como resultado, foi verificado que, nas publicações, os estudantes se apropriam de diversos elementos da marca, como logotipo, cor, uniforme e fachada. Ainda foi averiguado que é possível classificar as publicações por tipos de fotografias e que os estudantes produzem inovação através da transposição dos valores simbólicos da marca para a própria imagem utilizando-se ou não do discurso da instituição.
Palavras-Chave Comunicação e Inovação. Discurso da Marca. Identidade e Diferença. Instagram. Instituições de Ensino Superior.
Ano 2016
Material Visualizar Material
Autor(a) João de Deus Dias Neto
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título AÇÕES INOVADORAS NA COMUNICAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL: 100 ANOS DA CPFL
Resumo Esta pesquisa centra-se nos estudos de memória institucional, no campo da comunicação organizacional. A partir da discussão sobre projetos tradicionais de comunicação de memória institucional, a pesquisa tem o propósito de identificar e apontar os tipos de inovações comunicacionais presentes no Projeto CPFL 100 Anos desenvolvido em 2012, premiado pela ABERJE em 2013. Para atendimento do objetivo, identifica ações, eventos e produtos gerados pelo referido projeto, bem como realiza descrição dos trinta e quatro processos comunicacionais desenvolvidos e aplica-se a metodologia da análise de conteúdo, estabelecendo-se categorias de inovação aplicadas em processos comunicacionais, a partir dos estudos de Regina Rossetti (2013). A amostra analisada é formada por sete ações destacadas do Projeto CPFL 100 Anos, caracterizadas como comunicação inovadora ou inovada, conforme as categorias adotadas. As considerações finais indicam que houve relativa inovação no Projeto CPFL 100 Anos, pois criatividade, alteração, transformação, modificação, multiplicação, salto, ruptura, sujeito inovador, objeto inovado e outras características marcantes caracterizaram inovação na comunicação da memória institucional. O resultado da pesquisa ressalta a presença de inovação quantitativa atribuída à quantidade de produtos, eventos e ações desenvolvidas e executadas pelo Projeto CPFL 100 Anos, que somaram trinta e quatro processos comunicacionais e à multiplicidade de linguagens presentes nos produtos e ações do projeto. Assim, a dissertação analisou processos comunicacionais de uma comunidade, especialmente em seus aspectos de inovação.
Palavras-Chave Comunicação. Comunidade. Identidade. Inovação. Memória Institucional.
Ano 2016
Material Visualizar Material
Autor(a) Marco Antonio Nogueira
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título OS BENEFÍCIOS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA OS PROFESSORES: OLHARES A PARTIR DA TEORIA DOS USOS E GRATIFICAÇÕES
Resumo Este estudo procura entender e discutir os benefícios aos professores obtidos na comunicação em sala de aula, tendo o uso de dispositivos móveis como ferramenta de ensino. O ponto de partida são os estudos de Castells (2006) sobre a transformação da cultura digital gerada pela evolução da tecnologia. A transformação da cultura digital remete a uma reflexão para os estudos de Prensky (2001) que aborda conflitos geracionais entre "nativos digitais", jovens que nasceram na era digital, e "imigrantes digitais", pessoas que necessitam de treinamento para a utilização de tecnologia. Os conflitos e desafios da educação contemporânea são trabalhados pelos estudos da UNESCO (2013), apontando diretrizes que podem apoiar os professores na utilização de dispositivo móvel em sala de aula. Os estudos da teoria dos usos e gratificações foram inseridas no estudo para auxiliar na compreensão dos benefícios e motivações que levam a professores a adotar dispositivo móvel em sala de aula. Para entender estes conflitos, desafios e benefícios, buscou-se realizar um estudo através de casos múltiplos com escolas que adotaram dispositivo móvel no ensino. A análise de conteúdo foi realizada integrando as entrevistas qualitativas dos quinze professores com o Survey quantitativo respondido pelos demais professores das escolas selecionadas, com as categorizações dos estudos de Sundar e Limperos (2013). Com estas informações foi possível identificar estes benefícios aos professores com o uso de dispositivos móveis em sala de aula: Possibilita a visitação à lugares remotos, formação de uma comunidade, torna mais ativo, permite um controle dinâmico, cria uma variedade de informação, dão apoio, promove a interação, e empregabilidade. A dissertação procurou entender e identificar nos processos comunicacionais na área da educação os benefícios que se apresentam aos professores, especialmente em seus aspectos de inovação na utilização de dispositivos móveis em sala de aula.
Palavras-Chave Benefícios aos Professores. Comunicação. Dispositivos Móveis. Inovação. Mobilidade. Usos e Gratificações.
Ano 2016
Material Visualizar Material
Autor(a) Murilo Furtado de Mendonça Junior
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título COMUNICAÇÃO INTERSUBJETIVA NA NEGOCIAÇÃO INTEGRATIVA: CRIAÇÃO DE NOVOS VALORES
Resumo A motivação para desenvolver esta pesquisa trouxe à tona o desafio de estabelecer uma conexão entre a teoria do agir comunicativo com os preceitos da negociação integrativa. Comunicação em negociações naturalmente conduz relacionamentos intersubjetivos e muitos matizes podem ser decodificados a respeito da verbalização da parte mais significativa da mensagem. A influência da teoria habermasiana contribui sobremaneira na curiosidade de estudar a vinculação intersubjetiva das formas comunicativas no desenvolvimento das negociações e suas variações. Com ações sociais orientadas ao entendimento de natureza consensual, muito naturalmente a teoria, mencionada acima, conduz negociações com criação de valor de benefícios mútuos. Consequentemente a arte de negociar, criando novos valores, apresenta resultados mensuráveis, fruto da criatividade e inovação, largamente mencionadas neste estudo, cerne desta pesquisa. Ao investigar as formas de comunicação, verbal e não verbal, a classificação das perguntas com o objetivo de alinhar o entendimento mútuo, sem, contudo desprezar a escuta ativa e sensitiva fazem com que esses signos comunicacionais tenham sua devida consideração neste trabalho no sentido de corroborar com os resultados almejados. Processos de comunicação e negociação tem sua interseção nas abordagens intersubjetivas, segundo as quais se identifica o teor da questão matriz, ou seja, o momento da troca de informação. É na confluência destes processos que se supõe estar hospedada a essência da negociação integrativa, desde que preparada e praticada com esmero. Mediação, arbitragem e conciliação foram superficialmente mencionadas no sentido de atender as variações do assunto principal, a negociação. Estas diferenças funcionais e estruturais foram consideradas para que o leitor tenha o seu devido entendimento. Quanto a interações entre negociadores, no sentido de influência e persuasão, podem suscitar conflitos, que se levada em conta, sob a perspectiva pluralista, pode ser adotada numa cultura organizacional e se materializar em agente de mudança para se atingir seus objetivos. Já negociações complexas são consideradas parte de uma tática ou estratégia ao por à prova questões de competição e cooperação. Esta pesquisa se denomina qualitativa de nível exploratória com entrevistas estruturadas e coleta de dados documentais. A conclusão presume que o agir comunicativo com a negociação integrativa são convergências indissolúveis na aferição de criação de novos valores.
Palavras-Chave Agir Comunicativo. Comunicação. Inovação. Negociação. Negociação Integrativa.
Ano 2016
Material Visualizar Material
Autor(a) Simone Hypolito Pisa
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título A APROPRIAÇÃO DO WHATSAPP COMO RECURSO INOVADOR NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo A presença das tecnologias digitais móveis no ambiente escolar é uma realidade mundial. Aproveitar seu potencial no processo educativo é uma discussão atual, como recurso incentivador de aprendizado, de interação social e de inovação no processo comunicacional entre professores e alunos. Essa pesquisa objetiva oferecer subsídios que possam contribuir para inovação do processo de ensino e aprendizagem, unindo a educação com as tecnologias da informação e da comunicação. O trabalho traz, como principais contribuições científicas, o estudo sobre uma iniciativa de utilização do aplicativo WhatsApp em atividades pedagógicas e os resultados de uma pesquisa-ação sobre o seu uso com alunas do curso de formação de professores. A pesquisa aponta que o uso do WhatsApp, se bem estruturado, pode promover maior engajamento e colaboração dos discentes no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais significativo e com possibilidades de estendê-lo para além do espaço físico da sala de aula.
Palavras-Chave Comunicação. Inovação. Mídias Sociais. Tecnologias Digitais. WhatsApp.
Ano 2016
Material Visualizar Material