O Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (PPGCOM) resulta da experiência e resultados obtidos em oito anos de funcionamento do stricto sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sua implantação se fundamenta na natureza da própria USCS que, como autarquia municipal, está vocacionada à formação profissional e produção de conhecimento de interesse social. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no PPGCOM devem servir à gestão estratégica e processos de produção de organizações públicas e privadas, assim como à disseminação do senso de cidadania e responsabilidade social, destinados ao desenvolvimento das comunidades, tendo como preocupação as questões de inovação que impactam essas comunidades ou grupos sociais. Comunicação de interesse público, sob esse ponto de vista, ultrapassa a ideia de comunicação governamental, incluindo o âmbito privado, estatal e o terceiro setor.
Os resultados das pesquisas podem ocorrer por meio do desenvolvimento de: (1) planos de comunicação, manuais, apostilas, vídeos, entre outras formas de comunicações que visem orientar a implantação de modelo de gestão de comunicação em áreas de interesse público (educação, saúde, meio ambiente, sustentabilidade etc.); (2) produtos de comunicação (vídeos, revistas, aplicativos, murais, encenações etc.) que sirvam para a difusão de informação, formação complementar ou conscientização da comunidade sobre temas de interesse público.
Ao envolver ações práticas e científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, o curso objetiva: elaborar projetos de comunicação inovadores para a intervenção social viáveis de serem implantados seja no âmbito da governança, da relação público-privado ou das organizações de cunho social; Desenvolver competências para gerir formas de comunicação originais para disseminar as informações importantes para uma sociedade, região ou grupo social; Oferecer subsídios para o uso das tecnologias e sistemas da comunicação visando à divulgação da informação de caráter público, do conhecimento e de dados úteis para a sociedade ou para organizações.
O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.
A área de concentração engloba investigações sobre a comunicação que atenda ao interesse público cujos aspectos de inovação sejam presentes. As inovações podem ser propostas nos trabalhos como formas de atuação e intervenção na sociedade ou em um determinado grupo; podem se encontrar no próprio objeto de estudo; ou elas podem estar presentes em um produto desenvolvido pelo mestrando para atender a uma demanda em uma área específica. As pesquisas a serem desenvolvidas no PPGCOM devem conduzir a intervenções e, por meio de reflexões e análises dos aspectos de inovação, produzir conhecimento na área da Comunicação considerando as consequências dessas transformações na dinâmica das relações sociais, das comunidades, no uso das tecnologias, na cultura midiática e nas linguagens, gêneros e formatos de seus produtos. A inovação, nesse contexto, é pensada como ideia, prática ou objeto e tanto se enfatiza quem e o que se inova, como suas implicações socioculturais.
O conceito de Comunicação de Interesse Público, por sua vez, transcende a comunicação governamental, incluindo o universo estatal, o privado e o terceiro setor. Dessa forma, o PPGCOM objetiva investigar, por meio de prospecção, análise, discussão e interpretação dos processos e produtos de comunicação, aspectos de inovação em objetos comunicacionais que tenham como beneficiário direto a sociedade.
Esta Linha reúne estudos voltados para a elaboração e gestão de planos e projetos de comunicação de interesse público para atender às demandas da sociedade em áreas prioritárias, como saúde, educação, sustentabilidade ambiental, cultura, entre outras. As pesquisas devem investigar ou construir espaços de discussão e deliberação de temas políticos e sociais, capazes de viabilizar a formulação de projetos comunicacionais aplicados que atendam a demandas sociais reais e sua consequente repercussão no governo, na sociedade e na mídia. Os resultados finais podem ser implementados tanto pelos poderes constituídos como pelo terceiro setor ou por entidades como sindicatos e associações, além de empreendimentos que se realizem a partir de parcerias público-privadas. Para tanto, projetos e produtos devem ser elaborados de forma que avaliem as necessidades e tracem propostas viáveis de serem aplicadas para resolver uma questão, utilizando diferentes formas e suportes de comunicação, sejam eles tradicionais (impressos ou audiovisuais) ou que envolvam as novas mídias digitais e/ou redes de relacionamentos virtuais e que possam empregar técnicas de marketing voltadas para atividades de interesse público.
A Linha congrega estudos direcionados à prática da comunicação no campo social, com foco em processos inovadores de criação, produção, difusão e recepção de informação de interesse público. As pesquisas, oriundas de demandas sociais verdadeiras, devem auxiliar na elaboração de ações de comunicação que tenham como beneficiárias diretas a sociedade ou partes dela, levando informações à população com o intuito de gerar resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo, com o auxílio de mecanismos e espaços de participação. O produto final a ser desenvolvido precisa necessariamente envolver uma ou mais formas e/ou processos de comunicação: da assessoria de comunicação à utilização de meios impressos e mídias inteligentes, entre elas aplicativos e plataformas transmídias e móveis, assim como as redes de relacionamento virtual. Além da criação de produtos comunicacionais, pode ser feita a avaliação do impacto junto ao público-alvo foco da intervenção, por meio de medição quantitativa e/ou qualitativa. Em todas as pesquisas devem ser observadas dimensões éticas que sejam suscitadas a partir das reflexões que envolvam a comunicação de caráter público em relação aos objetos estudados.
O curso é direcionado a: egressos da área de comunicação e áreas afins que desejam atuar no campo da comunicação de interesse público; profissionais de empresas de comunicação que desejam prestar serviço ao setor público e/ou Terceiro setor; profissionais de empresas privadas que atuam na área de comunicação ou em áreas relacionadas com o interesse público; agentes públicos, de diversas áreas, que trabalham com comunicação; professores do ensino superior da área de comunicação ou áreas afins; professores do ensino fundamental e médio; egressos da área comunicação e áreas afins que desejam ingressar na carreira docente.
O egresso do PPGCOM deve estar capacitado para elaborar, executar e difundir processos e produtos inovadores de comunicação de interesse público, relacionados a diversos setores da sociedade, em empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais. Deve ainda, estar preparado para a administração da comunicação de interesse público nos setores público e privado. Por fim, deve estar preparado para refletir de maneira crítica sobre a gestão e difusão da comunicação de interesse público, assim como sobre seu impacto na sociedade.
Profª. Drª. Regina Rossetti
Filósofa com Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós Doutoral na Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Ética e Direito na Comunicação Digital
Interesses em pesquisa:
Contato: regina.rossetti@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. Alan César Belo Angeluci
Jornalista com Doutorado em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com período sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Estágio Pós Doutoral no Department of Radio-Television-Film, Moody College of Communication, University of Texas at Austin (EUA) e na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Docente permanente nos Programas de Mestrado Profissional em Comunicação e em Educação. Experiência em produção jornalística para televisão.
Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Smart Media & Users
Interesses em pesquisa:
Contato: alan.angeluci@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Publicitário com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós Doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: O Signo Visual nas Mídias
Interesses em pesquisa:
Fone: 4239-3371
Contato: joao.cardoso@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. Liráucio Girardi Júnior
Sociólogo com doutorado em Sociologia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Humanidades Digitais e Comunicação de Interesse Público.
Interesses em pesquisa:
Contato: liraucio.girardi@online.uscs.edu.br
Currículo LattesDrª. Nina A. Martínez-Arellano
Doutora em Ciências e Humanidades pela Universidad de Coahuila-UNAM, com mestrado em Ciências Sociais e Licenciatura em Comunicação. Pesquisadora e Coordenadora da Maestría en Proyectos Sociales en la Facultad de Ciencias Administrativas y Sociales da Universidad Autónoma de Baja California (UABC, México).
Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública
Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq: O Signo Visual nas Mídias
Interesses em pesquisa:
Contato: nina.martinez@uabc.edu.mx
ORCIDRenato Telles
Professor Doutor em Administração (FEA/USP), com foco em pesquisas de organizações em rede, políticas públicas, marketing de interesse público, operação e gestão de redes sociais e supply networks, com publicação nacional e internacional.
Disciplinas: Redes, inovação e tecnologia; Marketing, redes e inovação.
Linha de Pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade
Áreas de interesse para orientação: Formação empreendedora com foco em inovação, impacto da pesquisa na sociedade, políticas de ciência, tecnologia e inovação.
Contato: renato.telles@online.uscs.edu.br
Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Historiadora com Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Responsável pelo Laboratório Hipermídias (HyperLab) da USCS.
Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Memórias do ABC: comunicação, memória e cultura
Interesses em pesquisa:
Fone: 4239-3371
Contato: priscila.perazzo@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProfª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira
Enfermeira, com Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-doutoral pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Editora da revista Comunicação & Inovação.
Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Gênero, Mulher e Cidadania: Perspectivas Interdisciplinares em Saúde e Comunicação
Interesses em pesquisa:
Contato: rebeca.oliveira@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Administrador e consultor de Empresas com Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Ex-reitor da USCS. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Emprego de São Caetano do Sul (gestão 2017-2020). Ex-presidente do IBGE e da FEPASA.
Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Aplicações não convencionais de Marketing
Interesses em pesquisa:
Contato: silvio.minciotti@online.uscs.edu.br
Currículo LattesO Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da USCS, é pago em 24 mensalidades.
Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:
* Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.
Disciplina | Curso | Créditos | Horas | Obrigatória |
Comunicação de Interesse Público e Ética | MP | 20 | 60 | SIM |
Metodologia de Pesquisa | MP | 20 | 60 | SIM |
Linha 1 – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO | ||||
Gestão de Processos Comunicacionais em Áreas Prioritárias | MP | 20 | 60 | NÃO |
Comunicação e Cidadania | MP | 20 | 60 | NÃO |
Tópicos de Processos de Comunicação de interesse público | MP | 20 | 60 | NÃO |
Marketing para atividades de interesse público | MP | 20 | 60 | NÃO |
Assessoria de Comunicação para gestão de ações de Interesse Público | MP | 20 | 60 | NÃO |
Gestão Social e Políticas Públicas | MP | 20 | 60 | NÃO |
Cultura Digital, Plataformas e Práticas Comunicacionais | MP | 20 | 60 | NÃO |
Marketing, Redes e inovação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Linha 2 – PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA | ||||
Mídia Inteligentes, Informação e Cultura Digital | MP | 20 | 60 | NÃO |
Inovações em mídias convencionais – Produção e Recepção | MP | 20 | 60 | NÃO |
Linguagens Midiáticas no Espaço Urbano | MP | 20 | 60 | NÃO |
Gênero Sociedade e Comunicação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Comunicação Pública nos Espaços Virtuais | MP | 20 | 60 | NÃO |
Humanidades Digitais e a Comunicação de Interesse Público | MP | 20 | 60 | NÃO |
Memória, Comunicação e Cultura | MP | 20 | 60 | NÃO |
Semiótica Aplicada e Produção de Comunicação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Escrita Científica e Elaboração de Artigos | MP | 20 | 60 | NÃO |
• Atividades culturais marcam o III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura da USCS
• Caldeirão: Memória, imagem e grafite
• Colégio USCS recebe oficinas de Documentário e Memória
• Doutor em Sociologia ministra palestra sobre Humanidades Digitais na USCS
• Pesquisa do PPGCOM propõe discussão sobre comunicação de cidades inteligentes
• Pesquisas do PPGCOM revelam desafios das mulheres e jovens no mercado de trabalho
• III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura abre chamada para submissão de trabalhos
• III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura teve mais de 200 apresentações de trabalhos
Pesquisadores do PPGCOM desenvolvem pesquisas colaborativas com as seguintes instituições internacionais:
Dentre os convênios já firmados pela USCS, destacamos aqueles que contribuem diretamente para o desenvolvimento das pesquisas no PPGCOM.
O Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM-USCS) tem suas origens em dois núcleos de pesquisadores da universidade: o Núcleo de Estudos de Comunicação e Inovação (NECI), constituído em 2005 por oito pesquisadores doutores que desenvolveram as primeiras reflexões e pesquisas sobre a área de concentração do que se tornaria o futuro programa; e o Núcleo de Pesquisadores Memórias do ABC, criado em 2003 como um grupo de pesquisas e estudos sobre memória, história oral e comunicação, que abarcava investigações sobre as mídias, a sociedade e a cultura da região do ABC paulista. Muitos desses professores ainda compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público.
Além dos dois núcleos iniciais, outra base para a criação do Programa foi um periódico científico ligado à graduação em Comunicação editado pela Universidade desde 2000 com o título “IMES Comunicação”. A partir da criação do NECI, a publicação passou a se chamar “Comunicação & Inovação” (ISSN 2178-0145), título que ostenta até hoje – atualmente está classificada no estrato B1, da Área de Avaliação em Ciências Sociais Aplicadas 1 do Qualis Periódicos.
A proposta do PPGCOM-USCS foi aprovada em 2008, pela CAPES, conforme ofício n° 057-4/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV, de 1º de agosto de 2008. A área de concentração do Programa, “Comunicação e Inovação”, englobava investigações sobre processos comunicacionais e produtos midiáticos cujos aspectos de inovação são relevantes.
Na avaliação trienal do período 2010-2012, em vários quesitos, o PPGCOM foi bem avaliado, tendo, inclusive, recebido o conceito “Muito Bom” no item “Produção Intelectual”, o de maior peso no total da nota. Até março de 2017 formou mais de 100 mestres. Os resultados finais das pesquisas foram publicados em periódicos indexados no sistema Qualis, sendo a maioria deles em revistas de alto impacto.
No final de 2013, o PPGCOM-USCS lançou duas séries de e-books, investindo no formato digital de acesso livre que se consolida como importante ferramenta de divulgação do conhecimento e indicação de solidariedade. Uma série chama-se Comunicação & Inovação, com sete títulos editados, e a outra é intitulada Memórias do ABC. Para ambas as séries foram compostos conselhos editoriais com pesquisadores nacionais e estrangeiros, sendo a maioria dos títulos editada pela EDIPUCRS.
Entre os eventos organizados pelo programa estão o Colóquio de Comunicação e Inovação, que teve sua primeira edição em 2006 e as seguintes em 2008, 2010, 2012, 2014 e 2015. O evento apresenta-se como uma ação que visa promover diálogo entre docentes, discentes e pesquisadores convidados.
Em parceria com a Universidad de Colima (México), Fundação Pró-Memória de S. Caetano do Sul, POSCOM-UMESP e PPGCOM-UNIP, o programa realizou, em 2015, o Simpósio Internacional “Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral”, e na Universidad de Colima, em 2016, o II Simpósio Internacional.
Outro destaque na produção científica e técnica do corpo docente do PPGCOM, que compõe parte do novo curso, é a participação em importantes congressos de comunicação e de áreas afins, nacionais e internacionais, apresentando resultados de suas investigações. Destacamos as participações nos encontros nacionais da COMPÓS, em congressos da INTERCOM e em eventos internacionais, como as Jornadas Internacionais de Quadrinhos, os congressos da ALAIC, da ICA, da IASPM-AL e AIMCR. Alguns docentes atuam na coordenação de Grupos de Trabalho (GT) desses congressos e diretorias de associações nacionais e internacionais.
Praticamente todos os professores do PPGCOM são líderes de Grupos de Pesquisa (GP) e realizam periodicamente encontros intergrupos, em colaboração com pesquisadores e grupos de pesquisas de outras instituições.
Em setembro de 2017 o Mestrado em Comunicação e Inovação da USCS teve sua nota elevada a 4 pela CAPES. A nota é referente a quadrienal do período 2013-2016 e confirma o alto nível de qualidade das pesquisas, eventos e produtos promovidos por professores e alunos do stricto sensu em Comunicação da USCS. A comprovada experiência do Mestrado Acadêmico em Comunicação, agora reconhecida pela CAPES, serviu como base para o desenvolvimento do Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, que foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2016.