Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Trabalhos Finais - 2022


Autor(a) Antonio Jovem de Jesus Filho
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título PARA ALÉM DA IMPLEMENTAÇÃO: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO REFORMULADOR DE POLÍTICA EDUCACIONAL
Resumo No contexto atual, em que o neoliberalismo avança sobre a educação pública brasileira, em geral, e a performatividade e o gerencialismo têm se caracterizado como marcas essenciais das políticas educacionais formuladas pela SEDUC, em particular, o presente trabalho tomou como objeto de estudo o Programa Gestão em Foco – Método de Melhoria de Resultados (MMR), que se assenta sobre a noção de gestão para resultados. Implantado de forma gradual nas escolas da rede estadual paulista entre os anos 2016 e 2019, o MMR tem promovido alterações significativas no planejamento e rotina das escolas, bem como nas práticas de gestão e docência. Nesse sentido, estabeleceu-se, como objetivo geral desta pesquisa, analisar as repercussões do gerencialismo e da performatividade, materializadas no MMR, sobre a atuação do coordenador pedagógico da rede estadual paulista. As bases teóricas foram construídas a partir dos conceitos de performatividade e gerencialismo de Ball (2005) bem como a teoria de atuação (policy enactment), formulada por Ball, Maguire e Braun (2016). O estudo orientou-se pelos fundamentos da abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental. Os dados foram coletados mediante a realização de grupo de discussão (GD), tendo, como foco, identificar as concepções do coordenador pedagógico sobre o MMR e a respeito de seu papel como membro da gestão escolar, descrever as formas de atuação do coordenador pedagógico para colocar em prática o MMR, bem como identificar e descrever como o coordenador pedagógico se posiciona diante da cobrança por desempenho e cumprimento de metas estabelecidas pela SEDUC, por meio do MMR. Para a realização da análise do material empírico coletado, optou-se pelo recurso metodológico da análise de prosa (AP). Os achados evidenciaram que os sujeitos da pesquisa, isto é, os coordenadores pedagógicos da rede estadual paulista, ainda que sejam obrigados a atender a demandas por desempenho e cumprimento de metas, não atuam como mera caixa de ressonância da SEDUC, mas adotam um discurso autoral e estratégias de ação que recontextualizam o MMR, adaptando-o à realidade e ao contexto escolar.Com base nos resultados finais desta investigação, foi proposto, como Produto Final, um Plano de Ação Pedagógica (PAP) com foco na adequação do MMR à realidade da escola e na autonomia do coordenador pedagógico.
Palavras-Chave performatividade e gerencialismo; coordenador pedagógico; gestão escolar; MMR; teoria da atuação de políticas.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Camila Elizabete da Silva
Orientador(a) Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders
Título A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A APRECIAÇÃO PELA VARIABILIDADE DOS APRENDIZES: A PROPOSTA DO DUA PARA O ENSINO SEM BARREIRAS.
Resumo As escolas regulares enfrentam atualmente um desafio sem precedente, que é o fato de conviverem cada vez mais com grupos heterogêneos em seu interior. Com a democratização do acesso ao ensino público, a escola passou a lidar com grupos antes marginalizados, porém, suas concepções de ensino não necessariamente acompanharam essas mudanças. O conceito de variabilidade, um dos fundamentos do Design Universal para Aprendizagem (DUA), foi a principal base teórica para o desenvolvimento desta pesquisa. Partiu-se da seguinte questão investigativa: Qual a percepção das professoras sobre a variabilidade dos aprendizes e como esta percepção pode contribuir para a construção de estratégias pedagógicas inclusivas? O objetivo geral desta investigação foi compreender como as professoras consideram a variabilidade presente no seu grupo de aprendizes e como essa concepção interfere diretamente em suas estratégias de ensino inclusivo. Já os objetivos específicos foram: (1) verificar, sob a ótica das professoras, como a concepção dessas profissionais acerca da variabilidade dos aprendizes interfere em suas práticas pedagógicas; (2) promover a reflexão sobre os desafios para o ensino inclusivo, em diálogo com os princípios do Design Universal para a Aprendizagem, juntamente com professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) construir, juntamente com as professoras participantes da pesquisa, uma situação de aprendizagem fundamentada no conceito de variabilidade proposto pelo Design Universal para a Aprendizagem. Esta foi uma pesquisa qualitativa, que se deu de forma aplicada, sendo realizada de maneira prática com cinco professoras atuantes em escolas públicas na região do Grande ABC. Teve um viés intervencionista, pois buscou atuar sobre os processos de ensino e aprendizagem com base em instrumentos de pesquisa que combinam a pesquisa narrativa (ouvindo professores) e a pesquisa de desenvolvimento (construindo um objeto de aprendizagem inclusivo). A coleta das narrativas se deu por meio de entrevistas individuais e rodas de conversa, realizadas de forma online. Como base teórica, a pesquisa fundamentou-se nas seguintes categorias: Educação Especial; Educação Inclusiva; Design Universal para a Aprendizagem; Diferenças e Variabilidade; Monoculturas. Como produto educacional, desenvolveu-se a Oficina de Estações de Aprendizagem, buscando apoiar os professores na implementação do ensino para todos. Os resultados da pesquisa apontaram para o necessário enfrentamento da burocratização na escola no sentido de criar espaço para o efetivo planejamento do ensino inclusivo, bem como sinalizaram que o trabalho com o DUA oportuniza o maior engajamento dos aprendizes em suas necessidades de aprendizagem. Vale informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Palavras-Chave Educação Inclusiva. Formação de professores. Monoculturas escolares. Variabilidade. Design Universal para Aprendizagem.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Carla Bertolotti
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título ROTATIVIDADE DE PROFESSORES EM CRECHES NA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DO DIRETOR.
Resumo A pesquisa teve como objetivo geral analisar o fenômeno da rotatividade dos docentes das creches em escolas de educação infantil e ensino fundamental na Rede municipal de Santo André. Para tanto, o estudo utilizou metodologia qualitativa, com base em análise documental e em um questionário qualitativo. Como aporte teórico, fundamentou-se em Carvalho (2019), Kuhlman Jr. (2000), Monção (2013), e demais autores (as) que se destacam por pesquisar a temática deste estudo. Ademais, o trabalho ancorou-se emlegislações, entre elas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDBEN) 9394/96 e a Constituição Federal de 1988. Os resultados revelaram, inicialmente, que a própria organização dos processos de lotação e de remoção se constituem em aspectos que induzem à rotatividade docente. Essa situação sugere que tais processos sejam analisados novamente pelas autoridades, para evitar ou amenizar a rotatividade. Quanto aos motivos que impulsionaram a remoção, as análises possibilitaram a compreensão de algumas categorias. Em suma, os professores buscam a remoção: por problemas de saúde, pois, de fato, há grandes esforços para os profissionais que atuam nas creches; por desencontros entre a família e a escola, sobretudo com relação à falta de acompanhamento escolar por parte dos pais, gerando sobrecarga de trabalho docente; pela ausência de uma infraestrutura escolar adequada, que também ocasiona desafios e esforços para o trabalho; pelos recursos humanos, incluindo as relações interpessoais, que geram estresse no dia a dia; pelo perfil docente não adequado à atuação em creches, situação que pode ser atenuada por meio de formação continuada. Todas essas indicações trazem implicações para a equipe gestora, que pode minimizar o problema, entre outras questões, a partir de sua liderança, do acolhimento e de formação continuada. Os dados advindos deste estudo serão subsídios para a elaboração de um plano de gestão voltado para o enfrentamento da rotatividade docente nas creches. Eles podem também ser utilizados em programas de formação inicial e continuadas nas universidades.
Palavras-Chave Rotatividade docente. Creche. Gestão escolar. Política educacional. Educação.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Cecilia Leite dos Santos Tozzi
Orientador(a) Marco Wandercil da Silva
Coorientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título EVASÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE DESCENTRALIZADA DO CENTRO PAULA SOUZA.
Resumo Esta pesquisa foi empreendida com vistas a analisar os motivos que levaram os estudantes da ETEC Robert Kennedy a evadirem-se do curso técnico de nível médio em administração, entre os anos de 2017 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de levantamento quantitativo realizado na Secretaria da unidade escolar e de um questionário on-line com questões abertas e fechadas, aplicado aos alunos que se encontravam na condição de evadidos por ocasião realização da pesquisa. Ao todo, 17 discentes responderam ao questionário. Os resultados mostram que os motivos da evasão da instituição investigada, por serem pessoais, variam de problemas de saúde à conciliação de horários de trabalho e estudo. Entre outros aspectos, a escolha equivocada do curso, a insatisfação em relação a ele e a dificuldade de adequação ao modelo presencial remoto, em razão da pandemia, também influenciaram a evasão escolar na ETEC Robert Kennedy. Isso posto, os achados da pesquisa revelam que o fenômeno, independentemente do nível de ensino, é multifacetado, e suas causas são as mais variadas. Trata-se de uma situação preocupante porque, se, por um lado, os percentuais de evasão são altos, por outro, a multiplicidade de causas dificulta a implementação de ações mais focadas em âmbito local. Por essa razão, como produto final, foi proposto um plano de ação educacional com foco na mitigação da evasão no curso técnico de nível médio em administração na ETEC Robert Kennedy.
Palavras-Chave Evasão escolar. Educação profissional técnica de nível médio. Políticas públicas de educação. Centro Paula Souza. ETEC Robert Kennedy.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Conceição Aparecida da Silva Rocha
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PRÁTICA DESENVOLVIDA COM A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo Esta dissertação tem como premissa compreender o que os profissionais de Educação Física Escolar da Rede Municipal de Santo André entendem sobre Inclusão. Em especial, este trabalho quer entender como é constituída uma aula de Educação Física em turmas com a presença de crianças sem deficiência essencialmente aparente, nem quaisquer transtornos, e de crianças com deficiência visual na unidade escolar onde esses profissionais trabalham, unidade esta que, a partir de 2018, se tornou polo para atendimento a esse público. A unidade escolar conta com equipe especializada e uma sala de recursos multifuncionais tipo 2, onde são atendidas essas pessoas em um horário contrário ao ensino regular. A pesquisa deu-se nessa unidade com a finalidade de identificar as dificuldades e as possibilidades de melhorar o atendimento a esse público específico. O trabalho começou com consultas a bibliografias sobre Inclusão geral, pois havia a necessidade dessa compreensão, a algumas das leis internacionais das quais o Brasil se tornou signatário e também a algumas normativas de Santo André. A finalidade é compreender o que esses profissionais entendem sobre o processo inclusivo, como se adaptam, como planejam, o que acham da estrutura do atendimento que oferecem às crianças com deficiência visual junto às outras crianças das turmas, se há dificuldades e quais as possibilidades que ajudaram em suas práticas pedagógicas. A pesquisa procurou entender como esse atendimento começou e como funciona hoje o apoio a esses profissionais da Educação Física advindos de concurso público do ano de 2011, bem como aos especialistas da equipe do setor de Inclusão e da sala de recursos instituída nesse espaço escolar. O estudo é exploratório, com abordagem qualitativa e teve como referências bibliográficas, entre livros e artigos sobre o assunto, estudiosos como Romeu Kazumi Sassaki, pesquisador, referência na construção de uma sociedade inclusiva; Maria Teresa Eglér Mantoan, pedagoga, mestre e doutora em educação; Paulo Freire, educador e filósofo; Lev Semenovich Vygotsky, psicólogo russo; e outros. A pesquisa entrevistou os profissionais de Educação Física da unidade escolar onde este estudo se realizou. Os resultados foram apresentados através de classes, com a ajuda do software Iramuteq. A cada etapa, a inter-relação dessas classes foi traduzida em forma de duas categorias: a segunda apresenta mais claramente insegurança nas ações práticas por falta de conhecimento teórico na sustentação das propostas. Para um desses profissionais, o embasamento prático faz muita falta. Os profissionais realizam o trabalho com apoio de especialistas, mas é preciso mais apoio, fazendo e refazendo, pois eles deixam claro que têm incertezas ao planejar, além de claras inabilidades, o que mostra a necessidade de aprofundamento sobre a Inclusão. Para tanto, sugere-se como produto, estudos de caso e apresentação de relatório, e troca de experiências entre todos os profissionais da Educação Física da rede municipal de Santo André na realização da Inclusão. Isso pode fortalecer os fazeres dos profissionais desta e das outras unidades escolares da rede, sempre sendo necessário haver uma formação continuada e permanente para o desenvolvimento do trabalho com a Inclusão de forma geral.
Palavras-Chave profissional de Educação Física escolar; inclusão; deficiência visual; práticas pedagógicas; formação.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Débora de Lourdes da Silva Sousa
Orientador(a) Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders
Título O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
Resumo A Educação Inclusiva é um paradigma para o ensino dos tempos atuais e visa garantir o direito à educação a todos, conforme previsto na legislação brasileira. No entanto, este paradigma novamente foi desafiado no contexto do fechamento das escolas devido à pandemia da COVID-19 desde março de 2020. Neste cenário, esta pesquisa teve como pergunta investigativa: como a aplicação dos princípios do Design Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a qualificação do ensino remoto, de modo a garantir uma abordagem mais inclusiva? O objetivo geral foi verificar como a aplicação dos princípios do DUA pode contribuir para a participação de todos os estudantes nas atividades propostas no ensino remoto emergencial. A hipótese era que, ao reduzir as barreiras no processo de ensino-aprendizagem, o DUA pode apoiar o professor regente no ensino para todos e cada um, também no ensino remoto emergencial. Metodologicamente, optou-se por combinar dois métodos: a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, visando à construção do produto de pesquisa, juntamente com as professoras participantes da investigação. Os instrumentos de coleta foram: o diário de pesquisa da pesquisadora, as rodas de conversa e os textos narrativos das docentes. O campo de pesquisa foi uma escola da rede pública de Santo André e os sujeitos foram 5 professoras que atuam no ensino fundamental. A pesquisa fundamentou-se na legislação vigente e nos referenciais teóricos da Educação Inclusiva; Educação Especial; Design Universal para Aprendizagem e Ensino Remoto Emergencial. Como resultados, identificou-se que o aprofundamento dos estudos sobre os princípios do DUA e sua aplicação auxiliou na eliminação de barreiras de aprendizagem para a maior parte dos estudantes, mesmo no ensino remoto emergencial. Planejar a partir dos princípios do DUA contribuiu de maneira efetiva para garantir a melhoria e qualidade do ensino para estudantes com ou sem deficiência. Após a participação na pesquisa, o planejamento, antes fragmentado por deficiência, passou a garantir a universalização do ensino, a partir de múltiplos meios de representação dos conteúdos, com estratégias variadas. Desenvolveu-se, ainda, um produto educacional como resultado deste estudo, a saber, um plano de aula fundamentado no DUA, na forma de vídeo e de texto em PDF. Cumpre ainda informar que esta pesquisa fez parte do projeto regular N. 2017/20862-8, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Palavras-Chave Ensino Remoto Emergencial. Educação Inclusiva. Educação Especial. Desenho Universal para Aprendizagem. Formação de Professores.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Everton Dias de Abreu Lopes
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANDRÉ E AS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Resumo Esta dissertação explora as relações estabelecidas entre professores de Educação Física e coordenação pedagógica e teve como objetivo verificar como os professores de Educação Física das escolas municipais de Santo André percebem a influência da formação continuada em sua prática pedagógica. Parte-se do pressuposto de que a proposição de formação continuada está entre as mais importantes funções desempenhadas por professoras pedagogas no cargo da coordenação pedagógica. Ademais, essa formação deve atender às necessidades de todos os educadores que atuam na escola, sejam especialistas ou polivalentes. A opção metodológica consiste em uma abordagem qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos, categorizados e analisados na perspectiva da análise de conteúdo, com base na análise de conteúdo automatizada, utilizando o software Iramuteq. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas na área da Educação Física escolar, da coordenação pedagógica, bem como da formação inicial e continuada de professores. A análise dos dados revelou que o trabalho docente na ainda não tem recebido acompanhamento e orientação didática que contribuam para o fazer pedagógico. As formações continuadas desenvolvidas não influenciam a prática das atividades em Educação Física, pois não estabelecem relação com esse componente curricular. Isso se observa quando as coordenadoras pedagógicas relatam não ter conhecimentos que possibilitem a organização de formações e o acompanhamento das atividades da área, além do excesso de demandas atribuídas à coordenação pedagógica. Tal como se verificou na literatura, a Educação Física é valorizada, e os professores são bem avaliados pela coordenação pedagógica. Desse modo, com vistas a atenuar as dificuldades conceituais e aproximar a coordenação pedagógica da área de Educação Física, este estudo propõe, como produto educacional, diretrizes para a elaboração de uma atividade formativa destinada às coordenadoras pedagógicas, no sentido de qualificar os processos educacionais e a formação continuada de professores de Educação Física.
Palavras-Chave Educação Física. Formação Docente. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Gabriel Augusto Farias Ferreira Borges
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título EDUCAÇÃO INTEGRAL E BNCC: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO DE SÃO CAETANO DO SUL.
Resumo Este trabalho tem como objetivo a verificação da compreensão dos professores sobre o princípio de Educação Integral contido na BNCC e a relação que estabelecem com o componente curricular Educação Física em um colégio de ensino médio no município de São Caetano do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório que procurou responder a seguinte questão: de que modo os professores de Educação Física desse colégio têm realizado a implementação da BNCC buscando atingir os pressupostos estabelecidos por ela. Como procedimento metodológico utilizamos um instrumento de coleta de dados em duas etapas: inicialmente uma pré-testagem para validação do instrumento, após validado e feitos os ajustes necessários aplicamos o questionário com perguntas abertas e semiestruturadas aos docentes. Para a análise dos dados que foram gerados na pesquisa nos apoiamos nos estudos de Mackson Luiz Fernandes Costa, Juliana Pizani e Jaqueline Moll que tratam do conceito de educação integral e educação física. Com relação às concepções de ensino de Educação Física partimos dos estudos de Paulo Ghiraldelli, Suraya Cristina Darido e Ivo Ribeiro de Sá. E tratando da componente em questão no Ensino Médio e BNCC, Victor de Souza França, Ellen Grace Pinheiro e Marcos Garcia Neira. Com as análises interpretativas dos dados concluímos que algumas lacunas existem com relação ao princípio de Educação Integral contido na BNCC, além do domínio das competências e habilidades na Área de linguagens direcionados a componente, bem como a ausência de profundidade e citação dos docentes quanto as diversas abordagens pedagógicas da área e a Cultura Corporal de Movimento, que é destacada na Base. Como produto da pesquisa temos a proposta de uma formação dividida em dois módulos discutindo as lacunas conceituais encontradas em nosso estudo sendo o primeiro tratando do conceito de Educação Integral, as competências e as habilidades na Área de Linguagens e o segundo discutindo as abordagens pedagógicas da Educação Física.
Palavras-Chave Formação docente. Educação Física. Ensino Médio. Educação integral. BNCC.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Gabriela Leal Redigolo
Orientador(a) Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci
Título UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1O ANO DO ENSINO MÉDIO.
Resumo A sociedade em que vivemos vem sendo conduzida pela tecnologia, a pandemia do Covid-19 contribuiu para consolidar a presença da tecnologia na educação. É inversamente proporcional a velocidade em que a tecnologia e a educação tradicional avançam e, com isso, aumenta o desafio para o surgimento de novas formas de aprendizagem. Nesse ambiente de novas metodologias surge o movimento de tornar o estudante como protagonista do seu conhecimento e o professor como mediador nesse processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, e na busca por encontrar novas formas de ensinar dentro da sala de aula que este trabalho buscou novas tecnologias amplamente usadas pelos estudantes no seu cotidiano, como computador, smartphones, entre outros. Neste estudo, a tecnologia está presente por meio de uma gamificação no computador com o objetivo de ensinar noções básicas de conjuntos para alunos do primeiro ano do ensino médio. A metodologia utilizada foi a Design Science Research que orienta pesquisas que se destinam a projetar ou desenvolver algo novo. Por meio de análises qualitativas, concluiu-se que é possível obter um maior engajamento dos alunos e aprender conjuntos com o uso do jogo proposto. Como produto derivado deste trabalho, foi desenvolvido um jogo chamado ConJuntos feito na plataforma da tabletopia, ferramenta que transforma jogos de papéis em digitais.
Palavras-Chave Matemática. Gamificação. Tecnologia no Ensino. Conjuntos. Design Science Research.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Giselle Carolina da Silva
Orientador(a) Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva
Título AS INTERAÇÕES E O BRINCAR NO RETORNO PRESENCIAL À CRECHE EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo O ano de 2021 marcou o momento do retorno presencial à creche após um ano e meio de afastamento dessa instituição educacional devido ao isolamento social imposto, o qual se caracterizou como uma das medidas protetivas estabelecida em todo país para o controle da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Foi um período de muitas incertezas, dúvidas, medos, angústias e muitos desafios. Investigar esse cenário constitui-se como uma necessidade, visto que era urgente problematizar esse retorno em meio aos protocolos sanitários, cujas orientações se distanciam da concepção de criança e da educação da primeiríssima infância. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender o modo como as crianças ressignificam o brincar e as interações em face ao retorno presencial à creche em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como instrumentos para coleta de dados: os registros escritos da professora-pesquisadora, áudios, vídeos, desenhos, fotografias das crianças em diferentes contextos de interação e brincadeira, rodas de leitura e contação de histórias. O campo da investigação se deu com crianças na faixa etária entre 3 e 4 anos, no contexto de uma creche municipal de Santo André na qual a pesquisadora atua como professora. O referencial teórico que fundamentou esta investigação baseou-se em estudos e pesquisas da pedagogia da infância, da sociologia da infância, em legislações referentes à Educação Infantil, além de documentos oficiais e cartas abertas acerca dos impactos do contexto pandêmico na Educação Infantil. Os resultados da pesquisa revelaram as vulnerabilidades do tempo marcado por medidas protetivas instauradas na creche, principalmente em relação ao distanciamento entre as pessoas e ao uso de máscaras faciais, fatores que tiveram impacto direto no acolhimento às crianças e na escuta a elas. Meninos e meninas evidenciaram suas necessidades e desejos em estarem juntos(as), afirmando-se como sujeitos sociais. Suas narrativas também manifestaram seus incômodos com o uso de máscaras faciais, uma vez que estas dificultavam a compreensão de suas falas e expressões. As crianças pronunciaram suas leituras de mundo, repertoriadas em tempos de pandemia, por meio de ressignificações nas interações e brincadeiras frente aos protocolos sanitários, de modo a se revelarem capazes de extrair do universo adulto as poéticas infantis e, assim, produzir as culturas infantis. Compartilhar suas emoções e sentimentos nestes tempos de pandemia também foi um ato que se fez presente ao longo da pesquisa, bem como os laços de amizade que foram sendo constituídos entre elas nesta trajetória investigativa. A visibilidade de suas vozes corrobora a potência da escuta atenta às crianças e o quanto elas contribuem para a reflexão acerca do universo infantil e, consequentemente, da educação das crianças pequenas. Por fim, como desdobramento desta investigação, será produzido como produto educacional uma narrativa, por meio de um E-book, no intuito de proporcionar visibilidade às vozes infantis no retorno presencial à creche nestes tempos pandêmicos.
Palavras-Chave Creche. Interações. Brincar. Retorno presencial. Prática Pedagógica.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Gislaine Pires Gomes
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título DESAFIOS ENFRENTADOS POR DIRETORES PARA ASSEGURAR A QUALIDADE NO ATENDIMENTO EM CRECHES CONVENIADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo A Educação Infantil no Brasil obteve muitos avanços nas últimas décadas, não desprovida de muitas controvérsias e discussões, mas ainda há muito o que avançar. Há diversas legislações de regulamentação, porém não foram suficientes para garantir a qualidade da educação deste nível, em especial, das creches, cuja maior parte do atendimento, no município de São Paulo, ocorre por meio de um processo de conveniamento com organizações da sociedade civil (OSCS). Este estudo foi empreendido com o propósito de analisar os desafios enfrentados pelos diretores para assegurar a qualidade no atendimento em creches conveniadas do município de São Paulo, em Tempos de Pandemia. Para dar conta deste objetivo, foi utilizada metodologia qualitativa, a partir de análise de documentos e de sessões colaborativas. Os resultados, a partir dos documentos, mostraram que o período de pandemia foi marcado por muitos desafios para os diretores, que foram provenientes de constantes recomeços originados e direcionados por vários Decretos e Instruções Normativas, publicadas pela Secretaria de Educação. Neste contexto, foram identificados vários elementos de apressamento e de aligeiramento, entre os desafios vividos pelos diretores, que inclusive desestruturaram, entre outras questões, processos da gestão democrática. As sessões reflexivas evidenciaram outros desafios, oito deles, de magnitude ainda maior. Eles estavam associados às percepções dos diretores sobre qualidade, às mudanças na rotina escolar, à ansiedade e saúde das equipes, às condições de trabalho, à burocracia, à infraestrutura escolar, aos protocolos e a uma multiplicidade de tarefas a serem realizadas. Tais desafios potencializaram sentimentos de angústia, medo e insegurança. Com os dados desta pesquisa, propomos a elaboração de um e-book como produto. Esses elementos empíricos podem contribuir com discussões e debates no contexto das secretarias de educação e nas universidades, sejam elas públicas ou privadas.
Palavras-Chave Diretor. Creche Parceira. Conveniamento. Qualidade em tempos de pandemia.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Guilherme Ildebrando Curado
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM ENFERMAGEM: A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES
Resumo Esta pesquisa apresenta uma análise da correlação entre aspectos históricos da educação sob a ótica freireana e a saúde sob uma perspectiva biopsicossocial com o objetivo de melhor compreender a concepção pedagógica de enfermeiros docentes no que diz respeito ao currículo integrado de uma escola de educação profissional técnica em enfermagem. As diretrizes do Sistema Único de Saúde fundamentam a compreensão do currículo integrado à medida em que se desempenha uma prática social dialógica que rompe com os parâmetros da medicina hospitalocêntrica e curativa em favor de uma medicina cuja abordagem seja mais progressista, socio crítica e preventiva. O objetivo geral foi identificar e analisar as compreensões dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, acerca do currículo da escola pesquisada. De modo mais específico, esta pesquisa buscou: descrever e analisar o perfil dos professores do curso técnico em enfermagem; Analisar como os professores compreendem o Projeto Político pedagógico da Escola de Enfermagem em sua prática diária; Identificar as concepções dos participantes da pesquisa sobre parte de sua prática docente em relação ao currículo integrado no curso de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem; Implementar um curso de formação continuada com foco na integração das dimensões teórico-práticas e técnico-pedagógicas. A metodologia elaborada para este estudo parte de uma abordagem mista com predominância qualitativa, exploratória e documental. Os dados coletados ocorreram por meio de um questionário semiestruturado para viabilizar a análise da construção de metatextos. Os resultados da pesquisa demonstraram que embora a teoria dos princípios de integralidade esteja alinhada com as diretrizes do SUS, pois esse apresenta boa recepção, aceitação e reconhecimento por parte do corpo docente. A prática docente corresponde parcialmente com a proposta pedagógica devido à falta de formação pedagógica continuada que implica em uma formação mais conteudista e menos crítica-reflexiva, o que resulta por muitas vezes em ações desintegradas no que tange às dimensões psicossociais devido à predominância de docentes iniciantes e experientes que carecem de desenvolvimento profissional contínuo voltado para a interdisciplinaridade que a área requer. Nesse sentido, esta dissertação fundamenta-se essencialmente nos estudos dialógicos desenvolvidos pelos filósofos da educação Paulo Freire e Antônio Gramsci que embasaram o produto final executado por meio do projeto integração docente, cujo enfoque principal é a formação holística do enfermeiro educador.
Palavras-Chave gestão da educação; currículo integrado em saúde, Sistema Único de Saúde; educação profissional técnica; enfermagem.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Irene Ferreira da Silva
Orientador(a) Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumo O problema de pesquisa tem origem na dificuldade que se enfrenta em tratar de temas como educação sexual e sexualidade no contexto educacional. Diante desse obstáculo foi formulada a seguinte pergunta: sob a ótica do professor que atua no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, quais as dificuldades, os obstáculos e os desafios enfrentados por ele no ensino dos conteúdos que tratam da temática “sexualidade” e “educação sexual”? Assim, o objetivo geral foi investigar e analisar as dificuldades, os obstáculos e desafios enfrentados pelo professor ao discutir os temas como “sexualidade” e “educação sexual” em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítico, cujo campo de pesquisa foi uma escola municipal situada no Grande ABC Paulista. A fundamentação teórica aprofundou os conhecimentos sobre sexualidade e os conceitos que a integram, tendo como norteadores autores como Foucault, Louro, Suplicy, Figueiró, Ribeiro, Melo, Carvalho dentre outros. A pedagogia da sexualidade, as dificuldades para abordagem e a prática pedagógica, as autoras Figueiró, Melo e Carvalho. Com relação à postura pedagógica frente as relações professor-aluno-aprendizagem nos apoiamos em estudos de Freire e Lerner. A coleta de dados foi realizada por meio de ambiente virtual, com a aplicação de questionários e entrevistas. As participantes do estudo foram sete professoras que atuam no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Com a análise dos dados que foram gerados na pesquisa, constatamos que a maioria dos professores tem concepções sobre a temática associadas ao campo fisiológico, sendo os demais aspectos que compõem a sexualidade ignorados, com por exemplo, as questões sobre diversidade e gênero. Isso evidencia que o problema é vivenciado na sociedade, e consequentemente, seus reflexos são potencializados na escola. Inferimos com as narrativas das participantes que existe uma falta de formação para a compreensão sobre o que significa os conceitos que integram a sexualidade. As dificuldades apontadas como mais relevantes foram: a reação e aceitação das famílias, as questões religiosas, a falta de formação inicial e continuada, a ausência de parceria da equipe gestora e da rede de ensino. Como possibilidades e ações que podem contribuir para a prática pedagógica foram: ter acesso à materiais específicos e formação no horário da jornada de trabalho. Concluímos que temáticas que tratam da educação sexual e da sexualidade deveriam estar previstas na formação continuada, no planejamento escolar, por meio de projetos intencionais, como forma de viabilizar intervenções pedagógicas positivas, pois, a compreensão da sexualidade como parte indissociada do ser humano, ainda não é um consenso. Inferimos que apesar dos apontamentos das participantes sobre entraves pessoais relacionados aos mitos e tabus construídos socialmente, precisamos reconhecer que a potência dessa discussão está na escola, ambiente propício para se construir o conhecimento científico. Nesse sentido, a educação sexual emancipatória é um convite para a desconstrução de preconceitos, visando ultrapassar as desigualdades historicamente produzidas. Por último, como produto final apresentamos um primeiro esboço do material didático, que posteriormente será um e-book, com foco na formação do professor.
Palavras-Chave educação sexual; sexualidade; ensino fundamental anos iniciais; formação docente; práticas pedagógicas.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Isabela Berti Foganholo
Orientador(a) Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders
Título AS CONTRIBUIÇÕES DO DUA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM INCLUSIVOS: EM PERSPECTIVA O PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL.
Resumo Tendo em perspectiva a superação do ensino tradicional e das práticas monoculturais na escola, com o enfrentamento das barreiras presentes nos diferentes contextos do ensino, garantir o acesso e a permanência de todos os aprendizes tem sido um desafio nas escolas brasileiras. É necessário que os professores reflitam sobre suas práticas, a fim de se planejarem através de uma abordagem curricular flexível e acessível que possa fazer a diferença no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Nesse cenário se coloca a pergunta investigativa: Como aprimorar o ensino inclusivo seguindo os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem? Propõe-se como objeto de estudo o planejamento de ensino semanal utilizado por algumas escolas na região do grande ABC paulista. Delimitou-se como objetivo geral compreender como o DUA pode contribuir para a eliminação de barreiras nos processos do ensino e aprendizagem numa escola inclusiva. Como objetivos específicos foram: (1) Identificar, juntamente com as professoras da Educação Infantil, as barreiras enfrentadas nos processos de ensino e aprendizagem cotidianos na escola; (2) Aplicar os princípios do DUA no planejamento do ensino inclusivo; (3) Construir coletiva e colaborativamente um objeto de aprendizagem inclusivo com base no DUA. Partindo dos objetivos apresentados, metodologicamente, combina a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, em que se problematiza o planejamento de ensino semanal. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista. Com base nas experiências das professoras, busca-se recolher os desafios enfrentados nos processos de inclusão escolar, oportunizando a escuta das narrativas de suas experiências e reflexão sobre elas. A pesquisa de desenvolvimento teve como perspectiva a constituição de material documentário de forma colaborativa sobre a inclusão escolar e o desenvolvimento de planos de aula inclusivos. Como resultado obteve-se a aplicabilidade da abordagem curricular acessível e flexível nos planejamentos de ensino semanal, buscando atender às necessidades e especificidades dos aprendizes. As etapas desta pesquisa envolveram a análise, reflexão, discussão e validação do objeto de aprendizagem inclusivo. Por meio desses procedimentos, chegou-se ao seguinte produto educacional: um planejamento de ensino que oportuniza os múltiplos meios de envolvimento, ação e expressão e engajamento dos aprendizes. Trata-se de um “Planejamento Pedagógico de Ensino Inclusivo com base nos princípios do DUA”, como um objeto de aprendizagem que apoia os professores na elaboração de planejamentos de ensino inclusivos. Este instrumento será disponibilizado numa versão digital e integra-se a ele um processo formativo para os professores.
Palavras-Chave Educação Inclusiva. Abordagem Curricular Acessível. Desenho Universal para Aprendizagem. Formação de professores. Planejamento de Ensino Inclusivo.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Ismael Moura Parede
Orientador(a) Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito
Título CURADORIA DIGITAL DE SOFTWARES E SIMULADORES PARA O ENSINO TÉCNICO DA ÁREA ELÉTRICA.
Resumo O emprego de softwares e simuladores no ensino técnico em Eletrônica, Eletroeletrônica Mecatrônica e Automação favorece a construção de um ambiente acolhedor e colaborativo, sobre o qual incidem trocas de experiência, conhecimentos e interação. Esse tipo de prática pedagógica é cada vez mais presente, devido à evolução das tecnologias, determinando aos docentes que detenham o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o possibilitem a lidar com os recursos digitais explicados pelo modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo). Partindo dessa premissa, a presente pesquisa apresentou, como objetivo geral: investigar como as práticas tecnológicas pedagógicas do conteúdo se integram ao ensino técnico de nível médio a partir da teoria do conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo, possibilitando a criação de uma curadoria digital de softwares e simuladores da área elétrica para os cursos Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Automação Industrial e Técnico em Mecatrônica. Os procedimentos metodológicos foram realizados em dois momentos: o primeiro contemplou uma revisão sistemática da literatura existente sobre o TPACK no Brasil, no período de 2015 a 2020; já o segundo se concretizou com a realização de uma pesquisa exploratória que reuniu a descrição, o embasamento teórico e a análise do trabalho, combinando as abordagens quantitativas e qualitativas. Para tanto, foram entrevistados professores dos cursos técnicos da área elétrica, com vista à coleta de dados. Após a transcrição das entrevistas, executou-se uma análise de conteúdo automatizada utilizando o software Iramuteq. Os resultados mostram que a curadoria é a maneira como os professores unificam tecnologias digitais em sua prática pedagógica, uma vez que pesquisam, selecionam e testam soluções digitais que sejam fáceis, uteis e interativas para o processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se também a presença de dificuldades em decorrência do fato de que grande parte dos softwares e simuladores é proprietária, com custo de aquisição muito alto. Ademais, constataram-se dificuldades tecnológicas e pedagógicas, denotando a necessidade de formação de professores em curadoria digital e conhecimento tecnológico. Isso possibilitou a criação do produto educacional, que é um portal de curadoria digital de softwares e simuladores da área elétrica.
Palavras-Chave Ensino Técnico. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Curadoria Digital. Formação de professores.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Juliana de Moura Borges
Orientador(a) Prof.ª Dr. Sanny Silva da Rosa
Título DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA: PERCEPÇÕES DOS GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
Resumo Este estudo insere-se no contexto mais amplo dos debates e reflexões sobre os limites e possibilidades da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, instituída no Brasil no ano de 2008. Como objeto específico, a pesquisa focalizou no processo de escolarização das crianças com hipótese de autismo ou diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na perspectiva das equipes gestoras da rede municipal de educação de Santo André. O objetivo geral foi compreender os desafios e possibilidades de escolarização das crianças com TEA no contexto das políticas de educação inclusiva desse município, localizado na região do Grande ABC Paulista. Os objetivos específicos foram: descrever o fluxo de atendimento e as ações realizadas pelos equipamentos públicos do município de Santo André com vistas à escolarização de crianças com hipótese de autismo ou já diagnosticadas com TEA; conhecer os desafios para a inclusão de crianças com hipótese de autismo ou diagnosticadas com TEA, na percepção de integrantes de equipes gestoras da rede pública municipal de Santo André; identificar as lacunas formativas dos atores envolvidos nos processos de inclusão de crianças com TEA em escolas da rede municipal de Santo André na percepção das equipes gestoras. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, combinando as seguintes técnicas de coleta de dados: a) pesquisa documental; b) roda de conversa realizada com duas Assistentes Pedagógicas (AP) e duas Professoras Assessoras de Educação Inclusiva (PAEI), representantes das unidades escolares; c) entrevista semiestruturada com uma representante da Gerência de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados foi realizada com base nos procedimentos metodológicos da análise de prosa em diálogo, com as contribuições teóricas de autores alinhados com o paradigma da inclusão, que entende o acesso à educação e a permanência na escola como um direito humano fundamental de todos os alunos. Os dados apontam que apesar de o município possuir uma longa trajetória de políticas de educação inclusiva, com investimentos sistemáticos em infraestrutura e processos formativos dos profissionais, ainda existem barreiras atitudinais que dificultam a inclusão e a escolarização de crianças com TEA nas salas de aula comuns; ademais, nesse processo, os saberes da área da saúde ainda prevalecem sobre os saberes pedagógicos construídos e sistematizados nas práticas cotidianas das escolas. Como produto técnico-tecnológico desta pesquisa, propõe-se a elaboração de um protocolo de ações que oriente os gestores a conduzirem o atendimento e as orientações necessárias à inclusão e escolarização da criança com TEA, que só se efetiva por meio da garantia do direito de aprender e conviver com seus pares nas escolas comuns.
Palavras-Chave Escolarização de crianças com TEA. Transtorno do Espectro Autista. Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Gestores Escolares. Município de Santo André.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Leticia Oliveira Santos
Orientador(a) Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa
Título ESTRATÉGIAS E AÇÕES DAS GESTORAS ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Resumo Este trabalho, que se insere no campo de estudos das políticas públicas de educação, teve como finalidade conhecer e descrever as estratégias e ações adotadas pelas diretoras escolares da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo no contexto da pandemia de Covid-19 com vistas a mitigar as desigualdades educacionais aprofundadas com o fechamento total e parcial das escolas nos anos de 2020 e 2021. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as estratégias e ações dos gestores escolares de ensino fundamental no processo de consecução das políticas educacionais do município de São Bernardo do Campo durante o ensino remoto emergencial. Para tanto, os passos deste estudo desdobraram-se nos seguintes objetivos específicos: realizar o levantamento das normativas da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo no contexto da pandemia de Covid-19; identificar os desafios enfrentados pelas equipes gestoras para colocar em prática as orientações da Secretaria Municipal de Educação ao longo da pandemia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, que buscou combinar análise documental com os dados coletados em uma roda de conversa com as diretoras de duas escolas selecionadas segundo os critérios de localização geográfica e perfil socioeconômico da comunidade atendida. Como base teórica do estudo foram utilizados os conceitos de atuação em políticas (policy enactment) e de discricionaridade dos burocratas do nível de rua (BNR) no processo de tratamento dos dados empíricos, realizado por meio de análise de prosa. A pesquisa evidenciou os fatores que contribuíram para o agravamento das desigualdades educacionais nas escolas estudadas, bem como as discrepâncias entre as normativas e a realidade concreta em que as gestoras atuam. Evidenciou também que as diretoras fizeram uso da margem de autonomia possível que tiveram para garantir o direito dos alunos ao acesso à educação no contexto da pandemia Como produto desta investigação, propõe-se o desenvolvimento de um guia informativo e de recomendações que contribuam com os gestores escolares no processo de avaliação e replanejamento das ações escolares tendo em vista reduzir as desigualdades educacionais aprofundadas na pandemia, orientadas pelos princípios da gestão democrática do ensino público e da qualidade social da educação.
Palavras-Chave Pandemia de Covid-19; Políticas Educacionais; Desigualdades Educacionais; Gestores escolares; Município de São Bernardo do Campo.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Luciana dos Reis Martins
Orientador(a) Profa. Dra. Sanny S. Rosa
Título DESIGUALDADES SOCIAIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE GESTORAS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ/SP
Resumo O presente trabalho está inserido no campo das políticas educacionais e teve como finalidade compreender e descrever as estratégias e ações adotadas pelos atores públicos da área de educação no contexto da pandemia de Covid-19 em escolas da rede municipal de Santo André, cidade localizada na região do Grande ABC Paulista. Considerando-se as disparidades educacionais evidenciadas durante a pandemia, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar as diretrizes e normativas exaradas pela Secretaria Municipal de Educação de Santo André, no contexto da pandemia de Covid-19 e os processos de interpretação e tradução das orientações oficiais pelas equipes de gestão das escolas. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) descrever as diretrizes que norteiam documentos normativos do município de Santo André e das unidades escolares das redes municipais de ensino para orientar o ensino remoto e o processo de retomada das atividades escolares presenciais; ii) descrever os processos de interpretação e tradução das diretrizes oficiais em ações efetivas no âmbito das unidades escolares; iii) conhecer as ações e estratégias da equipe gestora das escolas de ensino fundamental com vistas a mitigar as desigualdades educacionais em decorrência do prolongado período de distanciamento social. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, com base em análise documental e dados coletados por meio de entrevistas com gestoras escolares de Santo André. Como base teórica, foram utilizados os conceitos de atuação em políticas e o de discricionariedade dos burocratas de nível de rua. A pesquisa evidenciou que, diante das incongruências entre as orientações normativas e a realidade das escolas, as gestoras escolares atuaram no espaço de autonomia possível para mitigar os prejuízos de aprendizagem e de socialização que atingiram de forma intensa os alunos de famílias com menor poder aquisitivo. Como produto da pesquisa, elaborou-se um guia informativo e de recomendações que auxilie os gestores no processo de replanejamento das ações escolares visando contribuir para a redução das desigualdades educacionais no contexto pós-pandêmico na perspectiva da gestão democrática e da qualidade social da educação.
Palavras-Chave Pandemia de Covid-19. Desigualdades educacionais. Gestores escolares. Atuação em políticas. Município de Santo André.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Márcio Haga
Orientador(a) Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito
Título CONHECIMENTO DOS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM ITEM PARA A PROVA DO ENEM
Resumo Este trabalho visa a explorar os conhecimentos que os professores possuem, para a elaboração e a construção de itens, para a prova do ENEM. Foram entrevistados alguns professores de uma Instituição de Ensino, da Educação Básica da região do Grande ABC, com o intuito de compreender na perspectiva do professor, sobre o conhecimento da estrutura de um item do ENEM, matriz de referência e elaboração e construção de itens para uma prova (ENEM). Com as respostas dos professores, utilizamos o programa Iramuteq, onde foi realizada uma análise de dados textuais, de forma qualitativa. Os resultados e discussões da pesquisa estão divididos em duas etapas: (1) Nuvem de palavras e (2) CHD (Classificação Hierárquica Descendente). O trabalho mostrou que alguns dos professores não conheciam a estrutura de um item do ENEM, embora muitos achavam muito importante ter este conhecimento. Assim, o produto educacional desta pesquisa é uma formação para os professores sobre a elaboração de itens para avaliação de desempenho dos alunos no ENEM e também, prepara-los para este exame.
Palavras-Chave Formação de professores. Enem. Avaliação. Educação Básica. Conhecimento docente.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Maria Carolina França Ribeiro
Orientador(a) Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders
Título ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EM PERSPECTIVA O DUA E AS CRIANÇAS COM E SEM TEA
Resumo Desde as primeiras formações os professores têm enfrentado desafios com relação às práticas inclusivas no contexto escolar. Seja por falta de apoio e de conhecimento da direção da escola ou pelo não cumprimento das leis, o trabalho com relação à inclusão é por vezes deixado de lado e abandonado. O interesse e o olhar atento a todos os alunos deveria existir em todos os espaços de aprendizagem. Esta pesquisa busca refletir sobre o processo inclusivo nas salas de aulas, tendo em vista a atitude do professor, que propicia diversas experiências pedagógicas com um olhar acolhedor. Essas práticas pedagógicas inclusivas podem acontecer com o respaldo do Design Universal para Aprendizagem, uma abordagem curricular acessível que vai ao encontro dos propósitos desta pesquisa. Nessa perspectiva, o Design Universal para Aprendizagem pode ser um suporte aos professores, à escola e aos pais, para que se desenvolva uma prática em sala de aula que seja inclusiva e respeite a todas as crianças. Para o desenvolvimento do estudo partiu-se da seguinte pergunta investigativa: Quais as contribuições do Design Universal para Aprendizagem no processo de alfabetização inclusivo, no contexto de uma sala de aula onde há crianças com e sem transtorno do espectro autista? O objetivo geral foi constituir um processo de alfabetização inclusivo, utilizando os princípios do Design Universal para Aprendizagem como uma prática de ensino também para alunos com transtorno do espectro autista, especificamente no processo de alfabetização. Os objetivos específicos foram definidos: 1. Levantar os desafios no processo de alfabetização inclusivo; 2. Caracterizar como o Design Universal para Aprendizagem pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no ciclo de alfabetização. 3. Inventariar estratégias inclusivas no processo de alfabetização de alunos com e sem transtorno do espectro autista. Partindo desse contexto, foi realizada uma pesquisa narrativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados as entrevistas e as rodas de conversa. Os sujeitos de pesquisa foram duas professoras com experiências em sala de aula com crianças com e sem TEA. As trocas nas rodas de conversa foram essenciais para que houvesse a reflexão que encaminhou a pesquisa, pois uma professora atuava com o atendimento educacional especializado e a outra em uma sala com crianças com e sem transtorno do espectro autista. Esta pesquisa seguiu as seguintes categorias teóricas: Educação Inclusiva; Alfabetização; Transtorno do Espectro Autista; Design Universal para Aprendizagem. Como resultados a pesquisa narrativa oportunizou uma reflexão acerca do contexto escolar evidenciado e possibilitou a construção de propostas inclusivas com base no DUA e na pedagogia dos multiletramentos. Como produto educacional foi construído um caderno didático para professores e professoras a fim de auxiliar o trabalho inclusivo com estratégias inclusivas no período de alfabetização. Importa informar, ainda, que esta pesquisa faz parte do macroprojeto “A Escola para todos: a educação especial inclusiva em interface com o design universal para aprendizagem”, que tem aprovação do Comitê de Ética, sob processo CEP 228229519 5 00005510.
Palavras-Chave Educação inclusiva. Formação docente. Alfabetização. Transtorno do Espectro Autista. Design Universal para Aprendizagem.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Patrícia Jaqueline Arakaki
Orientador(a) Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci
Título UTILIZAÇÃO DE JOGO NO ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Resumo O ensino de estequiometria química para os alunos de ensino médio é um desafio. A literatura recente indica que há diversos fatores para que esse assunto seja de difícil assimilação pelos estudantes. Um deles é o fato de esse conteúdo envolver muitos cálculos, além da necessidade de uma visão macroscópica, simbólica e submicroscópica. O uso de jogos digitais tem se tornado um importante aliado no desenvolvimento dessas habilidades pelos alunos, preconizadas na Base Nacional Comum Curricular. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um jogo digital com base nos paradigmas da Design Science Research. Para tal, delineou-se bem o problema a ser resolvido e levantaram-se os dados em literatura e os produtos que já estão no mercado. Dessa forma, a proposta foi a criação de um produto: um jogo no estilo RPG de investigação criminal, denominado “Investigação Estequiométrica”. Realizaram-se o projeto e desenvolvimento do jogo e, para seu aperfeiçoamento, contou-se com três ciclos avaliativos, nos quais se avaliaram, respectivamente, a intuitividade, a jogabilidade e a aprendizagem, por meio da aplicação de questionários e da realização de grupos focais. Como resultado, desenvolveu-se o jogo de forma a ter uma boa aceitação pelos usuários. Ademais, o produto encontra-se pronto para ser aplicado diretamente com grupos maiores de alunos. Os grupos focais apresentaram as melhorias necessárias quanto aos textos e imagens contidas no jogo. As respostas dos comandos, a intuitividade e a qualidade do material explicativo do conteúdo também foram discutidas nos grupos focais. Quanto à aprendizagem, os objetivos foram atingidos parcialmente. Um dos quatro tópicos abordados no jogo não foi bem assimilado pelos alunos participantes, fator a ser explorado e investigado em maior profundidade em estudos futuros.
Palavras-Chave formação docente, jogo, profissionalidade, estequiometria, Design Science Research.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Paula Mansano Preto
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título FORMAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL.
Resumo A gestão das escolas públicas é um grande desafio, pois ocorre em um ambiente em constante transformação sendo o diretor de escola o principal profissional de articulação, o elo entre as unidades escolares e os níveis organizacionais superiores. Para tanto, é imprescindível que tenha propriedade dos saberes necessários à sua prática profissional e apoio do sistema em que atua para desempenhar o que se espera dele. O problema de pesquisa delimitou-se a partir de um conjunto de variáveis, sendo identificado com a questão: “Como a formação continuada pode contribuir para a prática profissional do diretor de escola?”. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve o objetivo geral de aprofundar as reflexões acerca dos desafios encontrados pelos diretores e analisar as possibilidades de formação continuada que contribuem para a efetividade da prática profissional do diretor de escola. No intuito de subsidiar este estudo e proporcionar reflexões à luz da teoria, da experiência e da realidade do cotidiano escolar, bem como para possíveis programas de formação de diretores das escolas públicas municipais, alguns objetivos específicos foram delimitados: identificar referencial teórico a respeito da formação continuada e das competências necessárias ao diretor escolar; identificar as necessidades formativas dos diretores de escola em face das demandas do cotidiano escolar; descrever propostas para formação continuada dos diretores de escola. Nesse contexto, a abordagem qualitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de Grupo de Discussão com cinco diretoras da rede municipal de ensino de Santo André/SP, delineou o desenvolvimento do trabalho. A relação entre os achados na pesquisa bibliográfica e a contribuição dos sujeitos investigados não só apresenta indícios de que a formação continuada pode contribuir na prática profissional dos diretores, mas também aponta a escassez da oferta de formação específica aos diretores escolares. Os principais desafios apontados pelas diretoras perpassam a gestão das pessoas, a gestão financeira, a gestão da infraestrutura (manutenção escolar) e a gestão pedagógica. Nesse sentido, considera-se que as pautas formativas precisam ser flexíveis e adaptadas às questões emergentes e do cotidiano escolar. Ademais, entende-se que os momentos de escuta e a troca de experiência entre os pares contribuem efetivamente para o fortalecimento do trabalho dos diretores. Dessa forma, os resultados mostram que as necessidades formativas devem ser consideradas pela redes de ensino, viabilizando programas de formação continuada aos seus gestores. Por fim, em decorrência do desenvolvimento do estudo e dos achados de pesquisa, foi elaborada uma proposta, intitulada “Programa de Formação Continuada para os diretores da rede municipal”, que considera ações sistemáticas com vistas a resultados educacionais cada vez mais positivos e o desenvolvimento necessário de competências e habilidades no trabalho do diretor de escola.
Palavras-Chave Diretor Escolar. Formação continuada. Gestão Escolar. Prática Profissional. Secretaria de Educação de Santo André/SP
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Rarine Ferraresi da Barra
Orientador(a) Prof.ª Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título EDUCAÇÃO FÍSICA E O ALUNO DO ENSINO MÉDIO.
Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar como os alunos do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de São Caetano, concebem o aprendizado da Educação Física como área que contribui para uma educação integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo-analítica que procurou responder a seguinte questão: sob a ótica dos alunos, quais as contribuições do aprendizado da Educação Física para o desenvolvimento de uma educação integral. Como procedimento metodológico utilizamos dois instrumentos: questionários e roda de conversa. Para a análise dos dados que foram gerados na pesquisa utilizamos os estudos de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Miguel Arroyo e Moacir Gadotti que tratam do conceito de educação integral. Com relação às concepções de ensino de Educação Física partimos dos estudos de Suraya Darido, Irene Rangel e Victor Melo. Com esse trabalho, constatamos que os alunos fizeram algumas relações entre os conteúdos ensinados na aula de educação física com a vida cotidiana. Além disso, eles afirmam que tiveram acesso à parte teórica da disciplina o que, para maioria, foi importante para visualizar além da prática esportiva. Por último, a proposta de produto é a escrita de um material que possa colaborar no desenvolvimento profissional do professor de Educação Física. Ele é apresentado no formato de e-book e tem como mote como os alunos concebem a Educação Física na perspectiva da educação integral.
Palavras-Chave Formação docente, Educação Física, Ensino Médio, Educação integral, Fenômeno esportivo.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Rebecca Ferraz Moreira Kumagae
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
Resumo Esta dissertação buscou investigar como os professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo André cidade localizada no ABC Paulista compreendem a BNCC e como pensam a sua prática a partir dela. Esta pesquisa de abordagem qualitativa combinou a interpretação de documentos com as concepções e percepções sobre currículo, normativas curriculares e a Educação Física Escolar dos profissionais da área, explícita ou implicitamente, reveladas em entrevistas semiestruturadas. A relevância educacional da BNCC, como documento normativo da Educação brasileira, justifica a pertinência da investigação. Como referencial teórico, o estudo respalda-se nas contribuições de Silva (2005), Moreira e Silva (1994), Sacristán (2013), Macedo (2014, 2015, 2018, 2019), Perrenoud (1999), Darido (2001, 2003), Sá (2000), Daolio (1997) e Neira (2016, 2018). Os resultados obtidos se configuram a partir do cotejamento entre a interpretação dos documentos e as categorias de análise extraídas das entrevistas com auxílio do software Iramuteq. O documento curricular da rede indica consonância com o que é estabelecido pelos documentos oficiais, e a existência de certo hibridismo teórico das concepções. As enunciações dos sujeitos apesar das diferentes concepções e percepções acerca do currículo, normativas curriculares e a Educação Física Escolar revelam a intenção de romper com os padrões técnicos e biologicistas e assumem a preocupação com a formação integral das crianças. Como conclusão, o estudo sustenta a complexidade da implementação da BNCC no documento curricular do Município de Santo André e a necessidade de fortalecer as políticas de formação desta rede de ensino como forma de contribuir para novas discussões, avaliações e reformulações a respeito das políticas e orientações curriculares do município. Nesse sentido, emerge como produto desta pesquisa a organização de uma diretriz formativa partindo que expressará as indicações sugeridas pelos professores e as carências percebidas, com a intenção de subsidiar a prática pedagógica com vistas as questões curriculares.
Palavras-Chave Educação. Educação Física. BNCC. Currículo. Formação docente.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Rejane Marques Da Silva Lins
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título A DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
Resumo Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como questionamento: como o diretor de escola gerencia os recursos financeiros face às demandas da escola, quais são esses recursos e como definir prioridades dentro de um espectro democrático? O objetivo geral foi o de analisar as políticas públicas de repasse financeiro diretamente à escola na perspectiva da gestão democrática. A pesquisa partiu do pressuposto que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), recurso financeiro alocado diretamente na escola, é um possível potencializador da gestão democrática, em relação à partilha de poder nos processos decisórios da unidade escolar. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos metodológicos a análise documental e a aplicação de um questionário qualitativo respondido por 11 (onze) diretoras de escola da Rede Municipal de Santo André. A coleta de dados deu-se por meio de formulário on-line (Google Forms). Os depoimentos das diretoras foram transcritos e analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo e do referencial teórico que trata do assunto. Os resultados evidenciam que os diretores de escola possuem algumas fragilidades para o planejamento, execução e prestação de contas do PDDE em duas vertentes: i) sob os aspectos operacionais – falta de tempo para a execução da verba, dificuldades no manejo das verbas divididas em capital e custeio; dificuldades na guarda de documentação, bem como no preenchimento e recolhimento destes documentos; ii) sob os aspectos interacionais relacionados à participação dos professores, funcionários e pais e/ou responsáveis – falta de tempo destes para participar das reuniões que decidem o gasto da verba; apatia de alguns professores que se recusam a participar; falta de conhecimento de alguns professores e pais e/ou responsáveis. Conclui-se que há a necessidade de o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) rever alguns procedimentos e processos para facilitar o uso do dinheiro sem, contudo, descaracterizar a importância da prestação de contas; no que tange ao município de Santo André, em especifico, verifica-se a necessidade de formar os futuros diretores em relação ao passo a passo exigido pelo FNDE que tangencia alguns conhecimentos da área contábil e arregimentar formações voltadas à reflexão da gestão democrática enquanto instrumento para fomentar a participação de todos os atores da unidade escolar. Ao analisar as problemáticas arguidas no decorrer da pesquisa e na coleta de dados, decidiu-se propor um produto de intervenção com base em pressupostos formativos, destacando a seguinte tríade: aquisição de conhecimento (dados operacionais), reflexão e ação para minimizar problemas já existentes e antecipar possíveis fragilidades como a falta de tempo e participação ativa dos sujeitos da comunidade escolar.
Palavras-Chave PDDE. Descentralização. Recurso Financeiro. Gestão Democrática. Santo André.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Renata Grinfeld
Orientador(a) Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa
Título DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB).
Resumo Esta pesquisa buscou responder a questionamentos sobre como as escolhas políticas podem repercutir no enfrentamento das desigualdades, considerando as oportunidades educacionais oferecidas no território. Assim, apresentou o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira como fio condutor, articulando-o com os conceitos de território, justiça social e direito à educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens. A pesquisa procurou compreender quais são os fatores relacionados às políticas públicas educacionais que proporcionam mais ou menos oportunidades educacionais. Para isso, constitui uma metodologia mista, composta por uma análise quantitativa que selecionou o Estado brasileiro que mais diminuiu as desigualdades de oportunidades educacionais no período entre a 1a e a 3a edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (2015 e 2019 e, em seguida, uma análise de caso, integrada por uma análise documental. A primeira etapa selecionou o Estado do Maranhão e segunda analisou a principal política educacional implementada nesse estado no período – O Programa Escola Digna -, bem como políticas destinadas à educação do campo. Tais análises trouxeram como principais conclusões: a importância da gestão democrática, da formação continuada de professores, da participação comunitária nas decisões escolares, bem como uma avaliação contextualizada, como elementos essenciais para a ampliação das oportunidades educacionais. O produto desta pesquisa traz ações e estratégias práticas que sistematizam esses elementos fundamentais como recomendações aos gestores educacionais, a fim de apoiar a ampliação de oportunidades educacionais em seus territórios.
Palavras-Chave Oportunidades educacionais. Desigualdades. Justiça social. Políticas públicas. Território.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) RITA DE CASSIA OLIVEIRA SIMAS
Orientador(a) PROF.DR.PAULO SERGIO GARCIA
Título AV ALIAÇÃO INST IT UCIONAL N A CRECHE: PERCEPÇÕES DAS ASS IST ENT ES PEDAGÓGIC AS NO MUNICÍPIO DE SANT O ANDRÉ
Resumo A avaliação tem opupado lugar central na educação, em geral, e na Educação Infantil, em especial. Neste contexto, a avaliação institucional tem sido considerada uma estrategia para melhorar os processos na creche. Este estudo teve como objetivo geral compreender as relações existentes entre a atuação das Assistentes Pedagógicas, profissionais que atuam no trabalho pedagógico nas creches, e a avaliação institucional dessa instituição, no município de Santo André. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com base em um questionário qualitativo, que foi respondido por 14 (quatorze) profissionais que atuavam em creche e estavam em pleno exercício profissional no momento da pesquisa. Os resultados apresentaram um quadro de ambiguidades. Por um lado, as profissionais destacaram a importância da avaliação institucional no contexto das creches, mostraram alguma experiência na participação em avaliação institucional e demostraram certo preparo na condução desse processo. Em contrapartida, por outro lado, observamos a ausência de vínculos entre as atividades realizadas, as atribuições das assistentes pedagógicas, e a avaliação institucional. Ademais, ressalta-se a falta de conhecimentos sobre elementos básicos da avaliação, em geral, e da avaliação institucional, em particular, sobretudo o entendimento sobre o tema, sobre os processos e as funções, sobre objetos da avaliação, seus critérios, entre outras questões, o que muito possivelmente traz desdobramentos para o trabalho avaliativo das profissionais. Elaboramos uma formação para gestores que é o produto da presente pesquisa, com ênfase nas relações existentes entre a atuação das assistentes pedagógicas e a avaliação institucional. Os dados desta pesquisa podem ser utilizados para a formação de gestores nas universidades e nas secretarias de educação.
Palavras-Chave Avaliação institucional; Creche; Assistentes Pedagógicas; Santo André; Educação Infantil.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Salua Farah
Orientador(a) Prof.ª Dra. Elizabete Costa Renders
Título OS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA (CA) NA ESCOLA: APROXIMAÇÕES COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS.
Resumo O trabalho colaborativo entre as áreas de educação e saúde é complementar e interdisciplinar e, tal como no campo da educação, ocorreram mudanças paradigmáticas rumo à educação inclusiva, no campo da saúde. Assim, o fonoaudiólogo participa, junto ao professor, da elaboração e organização dos recursos de acessibilidade comunicacional necessários ao processo de inclusão escolar. Em função de barreiras comunicacionais presentes no contexto escolar e em cumprimento a políticas públicas, a presença de profissionais especialistas, como profissionais de apoio, tornou-se pertinente e frequente, construindo um trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e profissionais da educação. Partindo dessa premissa, a pergunta que norteou a presente pesquisa foi: como o uso dos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem pode contribuir para o reconhecimento da Comunicação Alternativa como um instrumento multimodal de ensino? Com relação ao objetivo geral, este estudo visa a investigar, junto aos professores, como o Desenho Universal para Aprendizagem pode contribuir para o uso da Comunicação Alternativa numa perspectiva inclusiva na escola. Para tanto, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: compreender e analisar as narrativas de professores sobre os desafios do uso da comunicação alternativa na escola; promover uma reflexão sobre como os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem e sua perspectiva multimodal poderiam potencializar o uso da Comunicação Alternativa na escola inclusiva; e elaborar e verificar, com os professores, a aplicabilidade de pranchas de comunicação em sala de aula, onde há alunos que usam a comunicação não verbal. O referencial teórico baseou-se no paradigma da Educação Inclusiva e das práticas pedagógicas, nos estudos sobre a Comunicação Alternativa e na abordagem educacional proposta pelos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa narrativa, combinada com a pesquisa em desenvolvimento, pois objetos de aprendizagem foram confeccionados pelos professores, a partir de sua experiência como usuários e participantes colaborativos da comunidade que utilizou da Comunicação Alternativa. Para tanto, propuseram-se rodas de conversa, que se constituíram como espaços de escuta, diálogos e narrativas em uma perspectiva de Consultoria Colaborativa na interface Fonoaudiologia e Educação. Como resultados, observou-se que a Comunicação Alternativa é, ainda, um material destinado ao aluno elegível à Educação Especial, sendo necessário direcioná-lo a todos os estudantes. Ademais, destaca-se o protagonismo do trabalho do professor do Atendimento Educacional Especializado, no que se destina à elaboração e à confecção de recursos para o uso da Comunicação Alternativa, estando o professor de sala de aula regular pouco envolvido nesse processo. Por fim, propôs-se, como produto, um e-book que, na qualidade de livro eletrônico, promove uma espécie de curadoria destinada ao professor, permitindo o acesso a home pages, hiperlinks e hipermídias. Com isso, o educador pode se apropriar não somente de conteúdos formativos, mas também promover a elaboração de práticas educativas inclusivas, por meio de um plano de aplicabilidade da Comunicação Alternativa com base nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem.
Palavras-Chave Comunicação Alternativa. Formação de professores. Educação Inclusiva. Desenho Universal para Aprendizagem. Consultoria Colaborativa.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Sandramara Morando Gerbelli
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título UMA ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SANTO ANDRÉ NA PERSPECTIVA DE DIRETORES DE ESCOLA.
Resumo Analisar os serviços de educação inclusiva em Santo André foi o objetivo geral do presente estudo, cuja metodologia se baseou na pesquisa de caráter qualitativo. Considerando a inclusão educacional dos alunos com deficiência, a estrutura e os serviços organizados e ofertados pela rede municipal de educação, por meio da equipe de educação inclusiva, a pesquisa foi orientada a partir da seguinte indagação: como os profissionais que atuam no ensino regular avaliam esses serviços? Para responder à questão que foi o problema de pesquisa, investiu-se na técnica de coleta de dados Roda de Conversa, que contou com sete diretoras de diferentes escolas da rede municipal de educação do município de Santo André. Com base nessa técnica, foi possível analisar que as participantes conhecem e valorizam os serviços oferecidos pela educação inclusiva da rede de educação. No entanto, o maior destaque coube ao Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM), por se tratar de um local que oferece apoio às crianças, jovens e adultos com transtornos, bem como avaliação multidisciplinar para os que apresentam déficit na aprendizagem, embora não tenham laudo. Quanto aos recursos humanos que fazem parte da Gerência de Educação Inclusiva (Geinc), evidenciou-se a figura do Professor Assessor de Educação Inclusiva, por ser um profissional que atualmente faz parte da equipe gestora, desempenha suas funções no apoio aos alunos com deficiência, subsidia os professores no que diz respeito ao planejamento das práticas pedagógicas, dá suporte aos familiares, entre outras questões favoráveis à efetivação da educação inclusiva. Ainda no que tange à avaliação das Políticas Públicas da rede de educação, as participantes indicaram lacunas voltadas à ampliação de alguns serviços, considerando a quantidade de estudantes matriculados nas escolas. Como produto final desta pesquisa, elaborou-se um tutorial para a utilização dos serviços de educação inclusiva de Santo André, objetivando informar quais são as ações propostas pela educação inclusiva, além de orientar sobre como acessar cada um deles.
Palavras-Chave Políticas públicas de educação. Santo André. Gestão educacional. Educação inclusiva. Diretor de Escola.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Tatiane Christine Real Lamarca
Orientador(a) Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa
Título DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DAS GESTORAS NO MUNICÍPIO DE DIADEMA
Resumo Considerando o período pandêmico que impactou mundialmente a sociedade, esta dissertação teve como problema de pesquisa: quais as estratégias e ações adotadas por gestores escolares na consecução das normativas exaradas pela Seduc no município de Diadema no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de Covvid-19? O objetivo geral se dedicou a analisar as estratégias e ações adotadas pelos gestores escolares da rede municipal de educação de Diadema (SP), com vistas a mitigar as desigualdades educacionais aprofundadas no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma percepção basilar a ser discutida, considerando que o período pandêmico foi completamente atípico na rotina escolar, o que confere à gestão função precípua no desenvolvimento das atividades escolares. A metodologia é de caráter descritivo-exploratório, considerando que os dados que compõem o corpus da investigação foram tratados a partir das diretrizes da Análise de Conteúdo, ou seja, as projeções argumentativas propostas derivam do que foi dito em forma de relato. Ademais, ressalta-se que a abordagem de pesquisa é qualitativa e, para isso, foram ouvidas duas gestoras escolares, por intermédio de uma roda de conversa, como técnica metodológica. A fundamentação teórica deste trabalho concentra-se no campo investigativo da gestão escolar e suas zonas fronteiriças com pesquisas que versam sobre o direito à educação e as políticas públicas de docência e gestão. Os dados revelam que ambas as gestoras seguiram com parcimônia as orientações regimentais do governo federal, estadual e municipal, bem como as orientações da SEDUC de Diadema. Nesse contexto, as participantes se mostraram democráticas, ao aferirem autonomia a sua equipe docente, de maneira a gerar efeitos positivos junto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A análise de dados da pesquisa foi pautada em dois conceitos chave, de implementação de políticas X atuação de políticas, discutidos nas pesquisas de Stephen Ball e discricionariedade dos burocratas de nível de rua empregados nas pesquisas de Gabriela Lotta. Como produto foi elaborado um guia informativo e de recomendações no intuito de auxiliar os gestores escolares no processo de replanejamento das ações da escola no contexto pós-pandêmico, considerando os resultados da pesquisa e a natureza da linha de pesquisa a que está vinculada – Política e Gestão da Educação.
Palavras-Chave direito à educação; ensino remoto; gestão escolar; pandemia.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Thiago da Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá.
Título EDUCAÇÃO FÍSICA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO: A INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo O mundo, cada vez mais complexo, exige do ser humano um conhecimento global, necessário para compreender a realidade atual. No entanto, grande parte das escolas brasileiras apresenta uma organização do ensino com disciplinas fragmentadas e desarticuladas entre si, em especial a educação física, que aborda a cultura corporal de movimento e as práticas corporais decorrentes dela. O corpo, por muitas vezes, ainda é visto como um usurpador dentro do ambiente escolar, e o movimento, pouco estimulado ou até mesmo reprimido, fazendo com que a disciplina em questão pareça exercer um papel secundário e com menor relevância, quando comparada a outras. Diante disso, o presente estudo pretende investigar quais as possíveis interações do componente curricular educação física com as demais áreas de conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, estabeleceu-se, como objetivo geral: analisar a percepção dos professores de educação física da rede municipal de Santo André sobre as possíveis relações entre sua área de atuação e as demais áreas de conhecimento, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: identificar como os professores de educação física da rede municipal de Santo André pensam a relação dos conteúdos da disciplina com as demais áreas de conhecimento; verificar a compreensão que esses docentes têm sobre interdisciplinaridade; verificar os conteúdos e habilidades que eles reconhecem como possíveis de serem trabalhados de forma conjunta com os professores regentes; identificar a percepção desses educadores acerca das possíveis influências da organização escolar nas práticas interdisciplinares. A pesquisa valeu- se do método qualitativo de natureza empírica, com objetivo exploratório. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas seguindo um roteiro semiestruturado. Os resultados mostraram que todos os conteúdos da área podem ser trabalhados de forma articulada com as demais áreas de conhecimento, ou seja, as temáticas de jogos, brincadeiras, ginástica, danças e lutas poderiam ser articuladas com a matemática, a língua portuguesa, a história, a geografia, as ciências e as artes. Contudo, seriam necessárias algumas mudanças de atitude dos professores, bem como uma reorganização escolar. Com relação ao ensino interdisciplinar, além das mudanças e da articulação entre os conteúdos, os docentes apontaram, como fundamental, que sejam propostas formações sobre a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Diante da necessidade identificada, apresentou-se, como produto, um modelo de formação continuada, a fim de capacitar os professores para atuar de maneira interdisciplinar. Com esta dissertação e a elaboração do produto educacional, o Mestrado Profissional em Educação no PPGE da USCS foi concluído.
Palavras-Chave educação física; interdisciplinaridade; anos iniciais do ensino fundamental; formação; professor.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Valquiria Vieira
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título DESEMPENHO DE ESTUDANTES NOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS.
Resumo As discussões sobre a perda da biodiversidade, com a extinção de espécies e de habitats, têm sido evidenciadas, mais fortemente, desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92. Recentemente, pesquisadores têm procurado compreender o que os jovens conhecem acerca do tema, ainda que de forma incipiente. Nesse contexto, o presente estudo analisou o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio, do Estado de São Paulo, nos conhecimentos relacionados à biodiversidade, no Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2009 e 2018, em relação à renda familiar e à formação da mãe. Para a análise de dados, utilizou-se a metodologia quantitativa, por meio dos percentuais médios de acertos, coletados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa. De modo geral, os dados apontaram que os meninos obtiveram resultados ligeiramente maiores do que as meninas, revelando certa desigualdade de gênero nos desempenhos. Ademais, verificou-se que os percentuais de acertos não foram altos, girando em torno de 50%, e que a renda familiar e a formação da mãe influenciaram o desempenho dos jovens, ratificando um processo histórico no Brasil, ou seja, a desigualdade de origem social está no centro das desigualdades escolares. Nesse sentido, é possível inferir que a escola de Ensino Médio do Estado de São Paulo não tem sido capaz de evitar que as desigualdades sociais se transformem em desigualdades escolares. Por fim, constatou-se que as variações percentuais, ao longo do período analisado, foram negativas, sobretudo para os mais pobres, cuja mãe tinha menor formação. Os resultados desta pesquisa subsidiarão a elaboração de um produto, a saber, um e-book, a fim de que os achados possam ser compartilhados com a comunidade científica e escolar. Paralelamente, os achados também contribuirão com o projeto temático “Programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular” (Processo número 2016/05843-4), financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Os resultados podem ser utilizados para fomentar debates acerca da biodiversidade, bem como da possível criação de políticas educacionais.
Palavras-Chave Desempenho dos alunos. Biodiversidade. Exame Nacional do Ensino Médio. Avaliação.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Vangisla Costa Lionel
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTE.
Resumo A prática pedagógica de alguns educadores ainda apresenta resquícios de uma educação tradicional, que trilha um caminho bancário e leva o aluno a uma aprendizagem mecânica. Em contrapartida, uma prática reflexiva e critica pode contribuir tanto para o desenvolvimento profissional do educador, quanto para a formação de estudantes ativamente participativos em seus processos educacionais, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa. Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como os professores de ensino profissional técnico de nível médio consideram a participação dos estudantes em suas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em uma abordagem qualitativa exploratória, por meio de um questionário aberto que foi respondido por dezenove profissionais que atuam no estado de São Paulo. Após a coleta de dados, as informações foram categorizadas e analisadas na perspectiva da análise de conteúdo, que ocorreu de forma automatizada, utilizando o software Iramuteq. O referencial teórico explora os diferentes níveis de participação do aluno no processo educacional, a relação entre esses níveis de participação e a prática pedagógica do docente de ensino profissional técnico e o modo como essa relação pode levar a uma aprendizagem mecânica ou significativa na estrutura cognitiva discente. A análise dos dados revelou que a prática pedagógica desses professores ainda é permeada pela educação tradicional e que os seus planejamentos de aula são realizados com base nos conteúdos, e não no perfil do educando. Ademais, constatou-se que a visão de aluno participativo ativamente ainda se confunde com um estudante que participa de forma passiva. Como produto deste trabalho, propuseram-se algumas diretrizes para desenvolver uma formação continuada.
Palavras-Chave Participação Ativa. Prática Pedagógica. Aprendizagem Significativa. Envolvimento do Aluno. Ensino Técnico.
Ano 2022
Material Visualizar Material
Autor(a) Wagner Cotrim
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS FAMÍLIAS E DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo O estudo procurou investigar o que pensam os professores de Educação Física sobre o seu envolvimento com a comunidade e as ações que realizam para a construção de uma escola democrática. Para isso, tentamos identificar e analisar as possíveis relações que os profissionais em questão estabelecem entre a participação dos familiares e suas ações pedagógicas. Assim, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar o pensamento dos professores de Educação Física sobre a participação dos educandos e familiares no projeto político- pedagógico; discutir o envolvimento dos professores de Educação Física na elaboração da proposta pedagógica da escola; identificar o conhecimento que os professores de Educação Física têm sobre a comunidade; e construir um projeto de oficinas formativas voltadas para os professores de Educação Física. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e exploratória, dividida em três etapas: revisão literária; análise documental; e coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física atuantes nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André. Os resultados revelaram um distanciamento dos educandos e seus familiares em relação ao contexto educacional, e certo individualismo dos professores, ocasionando um desencontro entre eles no planejamento e na sua execução. Com base na pesquisa, chegou-se à conclusão de que é preciso compreender a realidade discente e melhorar as relações entre todos os sujeitos ligados ao contexto escolar. Para tanto, é preciso estabelecer vínculos, com o propósito de promover um engajamento coletivo. Como produto, foi apresentada uma proposta de oficinas formativas com os professores de Educação Física, a fim de abordar aspectos essenciais à construção de uma escola democrática.
Palavras-Chave Participação Democrática. Educação Física. Familia. Escola.
Ano 2022
Material Visualizar Material