Mestrado Profissional em Educação

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O Programa

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

O que é um mestrado profissional?



O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Não se trata de nenhuma variação de curso lato sensu, como MBA ou especializações. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.

A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.


Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional


O Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional é aprovado pela CAPES e tem como objetivo geral a qualificação de docentes e gestores para uma atuação profissional ética e transformadora de processos aplicados, no âmbito da Educação Básica, realizada por meio da integração do conhecimento teórico com o prático. Desta maneira, procura contribuir com a criação de práticas educativas reflexivas que colaborem numa atuação mais qualificada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médi

Tendo como foco a Educação Básica, o curso destina-se a professores, coordenadores, gestores, supervisores que atuam nas redes pública e privada de ensino. São profissionais que intencionam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, considerando as demandas da sociedade contemporânea.

Além disso, tem como objetivos adicionais:

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Área de Concentração e Linhas de Pesquisa



Formação de professores e gestores


A área de concentração oferece subsídios para que professores e gestores possam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos. Para tal, serão apresentados e discutidos fundamentos legais, teóricos e metodológicos para que os educadores possam elaborar, implementar e avaliar propostas que favoreçam a atuação de forma significativa no enfrentamento dos atuais desafios no campo educacional.


Linhas de Pesquisa


Linha 1 – Formação docente e profissionalidade: Esta linha discute os fundamentos teóricos e didático-metodológicos que orientam a prática pedagógica. Aborda temas relacionados à diversidade cultural na perspectiva de uma educação inclusiva, às múltiplas linguagens e às tecnologias atuais de comunicação e interação voltadas à educação, bem como à pesquisa e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino. O estudo desses aspectos terá as situações concretas de ensino-aprendizagem como fontes de investigação.

Linha 2 – Política e Gestão da Educação: Nesta linha são abordadas as políticas públicas de educação e seus desdobramentos na gestão de sistemas e unidades educacionais. Apresenta e examina processos de planejamento e avaliação com foco nos processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições de ensino.

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Coordenação




Ana Sílvia Moço Aparício

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício



Corpo Docente



Ana Sílvia Moço Aparício

Adriana Barroso de Azevedo

Docente no ensino superior há 27 anos, pedagoga com mestrado em Educação Pública na UFMT (1997) e Doutorado em Comunicação Social na UMESP.(2002) Pós doutora em Educação pela UFRN (2015). É docente em programas de pós-graduação stricto sensu em Educação desde 2011, Já atuou em diversos cargos de gestão acadêmica em instituições de ensino superior e educação básica.

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Educação e tecnologia, Educação a distância, tecnologias assistivas e temas relacionados à formação de educadores a serem estudados a partir dos pressupostos epistemológicos e metodológicos da Pesquisa Narrativa.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Narrativas sobre Tecnologias e Educação - GENTE.

Contato: adriana.azevedo@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Ana Sílvia Moço Aparício

Ana Sílvia Moço Aparício

Licenciada em Letras, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. É professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Didática da língua materna, formação de professores para o ensino da língua portuguesa e literatura, alfabetização e letramento, letramento literário, multiletramentos, ensino de gêneros textuais, iniciação à docência, professores iniciantes.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Formação de profissionais da Educação e práticas educativas.

Contato: ana.aparicio@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Carlos Alexandre Felício Brito

Carlos Alexandre Felício Brito

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Paulista e Professor-IC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Exerce a função na USCS na graduação no Núcelo Comum (Metodologia da Pesquisa) e na áre da Educação Física (Disciplinas Específicas). Atua nos Strictu Sensu da USCS em dois programas: i) Mestrado Profissional em Educação; ii) Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde. Atualmente, compõe o grupo de avaliadores do MEC-INEP.

Linha de Pesquisa: Formação Docente e Profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Áreas de Interesse para Orientação. Aprendizagem Ativa. Auto eficácia. Educação. Formação Profissional. Metodologias Ativas. Produção de Conhecimento. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's).

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Metodologias Ativas para Formação Docente e Ensino (GEPMAFE).

Contato: carlos.brito@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Elizabete Cristina Costa Renders

Elizabete Cristina Costa Renders

Graduada em Pedagogia, Doutora e Pós-doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. É professora do curso de Pedagogia e do mestrado profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Acessibilidade escolar, educação inclusiva, formação de professores para o atendimento educacional especializado na escola regular, direitos humanos e epistemologias emergentes.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: ACESSI - Acessibilidade escolar e inclusão social.

Contato: elizabete.renders@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Ivo Ribeiro de Sá

Ivo Ribeiro de Sá

Graduado em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul no curso de Educação Física e de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação.

Linha de Pesquisa: Formação docente e Profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Formação de professores com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino, educação física, educação física escolar, educação infantil.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física

Contato: ivo.sa@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Leandro Campi Prearo

Leandro Campi Prearo

Graduado em Matemática com Ênfase em Informática, com Mestrado e Doutorado em Administração - Métodos Quantitativos pela Universidade de São Paulo (USP). É Pró-reitor de Graduação e Diretor do Instituto de pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e professor do mestrado e doutorado em Administração e do Mestrado Profissional em Educação da USCS.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Métodos Quantitativos; Desenvolvimento Regional; Indicadores da efetividade da Gestão Pública; Indicadores Educacionais (larga escala); Gestão educacional.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas.

Contato: leandro.prearo@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marco Wandercil

Marco Wandercil da Silva

Graduado em Ciências Sociais (2001), Especialista em Educação e Formação de Recursos Humanos (2003), Mestre (2005) e Doutor em Educação (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estágio Pós-doutoral em Educação em andamento (2022) pela Universidad de Tarapacá no Chile. É professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Políticas de avaliação, gestão da educação, eficácia escolar, vulnerabilidade e desigualdade social, desempenho nas avaliações em larga escala, boas práticas escolares.

Grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação e Gestão Educacional – GEPAGE

Contato: marco.silva1@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Maria de Fátima Ramos de Andrade

Maria de Fátima Ramos de Andrade

Graduada em Pedagogia, com Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas.

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Desenvolvimento profissional da docência, Educação infantil, Didática, Formação de professores, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Formação de profissionais da educação e práticas educativas

Contato: maria.andrade@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Maria do Carmo Romeiro

Maria do Carmo Romeiro

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), com mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). É Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professora do mestrado e doutorado em Administração e mestrado profissional em Educação da USCS.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Desenvolvimento de procedimentos metodológicos de pesquisa aplicada e elaboração de diagnósticos setorial e de desenvolvimento local/regional, metodologias de avaliação de desempenho, instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas, participação dos pais na educação escolar.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas.

Contato: maria.romeiro@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marta Regina Paulo da Silva

Marta Regina Paulo da Silva

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional e em Formação de Educadores/as. Docente e pesquisadora dos cursos de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Educação infantil, infâncias, brincar, formação docente e relações de gênero, etnicorraciais e multiculturalismo.

Líder do grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação

Contato: marta.silva@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Nonato Assis de Miranda

Nonato Assis de Miranda

Doutor em educação (educação, ciências e tecnologias) pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação (multidisciplinar em educação, administração e comunicação) pela Universidade São Marcos; Mestre em Administração de Empresas (Gestão Estratégica) pelo Centro Universitário Álvares Penteado; licenciado em licenciado em Pedagogia e Letras. É professor do Mestrado Profissional em Educação, professor de Políticas Públicas de Educação e Gestor do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Políticas e Sistemas de Avaliação da Educação Básica, Gestão da Educação Básica; Planejamento e Desenvolvimento Curricular para a Educação Básica; Políticas de Formação de Gestores Escolares.

Líder do grupo de pesquisa do CNPq: Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores

Contato: nonato.miranda@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Paulo Sergio Garcia

Paulo Sergio Garcia

Pedagogo, Mestre e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui Pós-Doutorado com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação. É coordenador do Observatório de Educação da Região do Grande ABC Paulista e membro do International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI).

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Avaliação em larga-escala, estudos sobre o cotidiano escolar, estudos comparativos, políticas educacionais.

Líder do grupo de pesquisa CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação e Gestão Educacional – GEPAGE

Contato: paulo.garcia@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Paulo Sergio Garcia

Priscila Ferreira Perazzo

Historiadora. Doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo em 2002. É professora do Curso de Comunicação Social da USCS e dos Mestrados Profissionais em Educação e Comunicação. Pesquisadora do campo de Memória, Comunicação e Educação, com interfaces na História, nos Estudos Culturais, na História Oral e no Audiovisual. Membro fundadora e participante da Rememora Rede Brasileira de Pesquisadores de Memória e Comunicação, desde 2018. Atuou junto às universidades mexicanas Universidad de Colima e Universidad Autónoma de Baja California, como docente visitante em disciplinas de pós-graduação, organização de eventos e projetos de pesquisa internacionais, resultando em várias publicações, entre elas emoria Colectiva Transnacional. Análisis cultural y migración (coautoria com Karla Covarrubias e Ana Uribe. São Caetano do Sul/Colima: Puertabierta/UdeC/USCS/AMHO, 2021). Pesquisadora associada do LEER - Laboratório de Estudos de Etnicidade da USP. Consultora de produções audiovisuais

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Formação de professores para o ensino de história, geografia, estudos sociais. Educação para o patrimônio cultural. Metodologias qualitativas e narrativas (histórias de vida, história oral, relatos (auto)biográficos). História da educação brasileira. Educação para a inclusão social (relações de gênero, etnicorraciais, multiculturalismo e movimentos migratórios)

Líder do grupo de pesquisa CNPq: Memórias do ABC: Comunicação e Educação, Memória e Cultura

Contato: priscila.perazzo@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Sanny Silva da Rosa

Sanny Silva da Rosa

Graduada em Pedagogia; Mestre e Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Pós-doutoramento – Instituto de Educação da Universidade de Londres (UK). Professora e pesquisadora na linha de pesquisa de “Gestão Educacional” do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Políticas Públicas Educacionais; Políticas Curriculares; Gestão Educacional e Escolar; Gestão Democrática; Qualidade Social da Educação.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica

Contato: sanny.rosa@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
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Investimento



O Programa de Mestrado Profissional em Educação, da USCS, é pago em 24 mensalidades.


Descontos especiais para ex-alunos USCS:


Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:

* Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.


Descontos especiais para instituições e empresas conveniadas


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Disciplinas


O aluno do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional tem prazo máximo para conclusão do curso de 4 semestres letivos, ou seja, 24 meses, a contar da primeira matrícula como aluno regular. Nesse período, deverá cursar 3 disciplinas obrigatórias, sendo 01 disciplina obrigatória comum e 02 disciplinas obrigatórias por Linha de Pesquisa, e no mínimo 3 disciplinas optativas para o cumprimento dos créditos. Por fim, deverá elaborar o trabalho final de curso, que é composto por uma Dissertação e uma Proposta de Intervenção ou um Produto Educacional que, atendendo às demandas educacionais da atualidade, pode ser apresentado em diferentes formatos: relato de projeto de intervenção, desenvolvimento de materiais didáticos e instrucionais, entre outros.

As disciplinas serão ofertadas no período noturno, de quarta a sexta-feira, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

- Avaliação de sistemas educacionais

Ementa: Sistemas de avaliação e políticas educacionais: avaliação de impacto de políticas educacionais e políticas de responsabilização. Impacto dos sistemas de avaliação sobre práticas escolares. Avaliações em larga escala: aspectos teóricos e debates de políticas educacionais; aspectos teóricos da gestão escolar como espaço de autonomia e intervenção contextualizada, discussão com e entre o corpo docente; discussão na perspectiva do envolvimento dos alunos; discussão do ponto de vista das equipes diretivas; discussão na perspectiva dos pais e como tema dos conselhos escolares.


- Educação Inclusiva

Ementa: A disciplina desenvolve estudos sobre o paradigma educacional da inclusão, tendo em perspectiva as condições de acessibilidade nos cotidianos da escola. Problematiza o pensamento dicotômico, perguntando pelas fronteiras entre: Igualdade/Diferença, Exclusão/Inclusão, Educação especial/ Educação comum, Monocultura/Ecologias. Analisa as políticas públicas para a educação inclusiva no Brasil. Considera a formação docente na perspectiva multicultural, tendo em perspectiva as práticas educacionais inclusivas e o valor pedagógico da diversidade (etnia, gênero, acessibilidade, tecnologia assistiva, códigos e modalidades linguísticas).

- Formação docente, saberes e profissionalidade

Ementa: A disciplina tem como objetivo propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de estudo sobre o trabalho educacional. Para tal, serão abordados os seguintes temas: as vertentes teóricas que orientam a prática pedagógica; o trabalho docente como campo do conhecimento constituído na esfera escolar; a construção da identidade profissional docente; a profissionalização docente e a investigação dos desafios atuais enfrentados pelo professor no contexto escolar.


- Instrumentos para análise e avaliação de projetos de políticas públicas em educação

Ementa: Discutir os aspectos relativos a instrumentalização da análise em pesquisa na área educacional. Os estudantes aprenderão a utilizar diferentes métodos de análise: principais técnicas qualitativas para análise de dados (análise de conteúdo, análise tipológica, análise fenomenológica), utilizando o software Atlas.ti 6.0, bem como as principais técnicas estatísticas univariadas e bivariadas para análise de dados quantitativos (medidas descritivas, testes paramétricos, não paramétricos e medidas de associação) utilizando o software IBM-SPSS, versão 22.


- Metodologias de Pesquisa Aplicada à Educação

Ementa: A disciplina oferece subsídios para análise de contribuições teóricas, metodológicas e técnicas relativas à pesquisa na área da Educação, tendo como referência os projetos de pesquisa e os trabalhos de conclusão final do curso. Para isso, propõe apoiar os alunos quanto à elaboração, reformulação e validação das propostas e projetos de pesquisas aplicadas em educação. Compreende esforços para delimitação da problemática, objeto de pesquisa e seleção de referenciais teórico-metodológicos pertinentes ao desenvolvimento da investigação e/ou da proposta de atividade de intervenção. Aprofunda também os estudos relacionados à inovação e tecnologia, objetivando a geração de conhecimentos técnicocientíficos para intervenções práticas dirigidas à solução de problemas/objetivos específicos do contexto escolar.


- Laboratório de Práticas de Gestão Educacional

Ementa: Estudo e análise de práticas de gestão da educação por meio de troca de experiências entre os pares e acompanhados pelos docentes orientadores. Desenvolvimento das redes de relacionamento interna e externa. A partir de uma análise crítica propõe as soluções possíveis de situações reais usadas em sala de aula para incentivar as trocas de ideias e experiências entre discentes e docentes. Busca-se construir com novas possibilidades de intervenção, identificando as fragilidades e potencialidades de aspectos da gestão educacional, à luz de um referencial teórico.


- Políticas de formação docente para a Educação Básica

Ementa: Políticas públicas de formação docente no Brasil. A relação educação, Estado e Sociedade e a formação de professores. Perspectivas atuais para a formação de professores. A profissionalização docente e a questão da identidade do ser professor. A formação de professores para a educação básica. Políticas de currículo e formação de professores no Brasil. Formação de professores reflexivos. Práticas de formação continuada para docente em serviço.


- Educação Infantil: Fundamentos Teóricos e Metodológicos

Ementa: A disciplina discute as singularidades dos diferentes modos de viver as infâncias e as propostas pedagógicas para a Educação Infantil, no intuito de contribuir com a construção de projetos educativos e de pesquisas que respeitem e considerem as especificidades das crianças pequenas e da docência em creches e pré-escolas.


- Escrita Científica

Ementa: Discute aspectos envolvidos na organização e redação de textos científicos. Apresenta formatos e normas para submissão de artigos em congressos e periódicos qualificados nacionais e internacionais, com destaque para tópicos que caracterizam o trabalho de qualidade, fornecendo uma visão dos aspectos-chave para publicação: título, resumo, palavras-chave, divisão de partes, considerações finais e referências; bem como a questão do plágio e autoplágio. Análise de critérios de avaliação dos trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais, como também de estratégias para a escolha de periódicos e eventos qualificados para a submissão dos textos.


- Gestão da Educação e da Escola

Ementa: Estudo da gestão da educação no contexto da administração da educação como campo de conhecimento; análise da trajetória histórica e da institucionalização da gestão democrática como princípio constitucional norteador da política educacional no Brasil. Organização e gestão da escola; as dimensões da gestão e a atuação do diretor na escola contemporânea; a cultura educacional e gestão em mudanças; gestão da educação em ambientes não escolares.


- Situações Didáticas e Construção do Conhecimento

Ementa: A disciplina, tendo como foco as relações educativas em sala de aula, que acontecem entre alunos, professor e objetos de ensino, apresenta e discute a teoria das situações didáticas; os conceitos de contrato didático; transposição didática; engenharia didática; sequência didática. Com base nesses referenciais, propõe análises de recursos e dispositivos didáticos como: situações problema, jogos, campos conceituais.


- Tecnologias e Educação

Ementa: Estado da Arte no estudo e pesquisa das tecnologias computacionais na formação e no desenvolvimento do professor. Utilização das novas tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem e as metodologias ativas. As TDICs (Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação) e os impactos sociais. O processo educacional e o ambiente virtual: Educação presencial, Blended e a Distância. Análise de experiências em curso.


- Laboratório de Práticas de docência

Ementa: O curso tem como foco a epistemologia da prática docente enfatizando a importância de se compreender como os saberes docentes são constituídos e mobilizados cotidianamente, promovendo, assim, reflexão e análise da prática profissional dos participantes. Pretende-se problematizar questões reais dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em contextos escolares e discutir propostas didático-metodológicas que contribuam para estruturar ações para uma educação mais qualificada. Tais aspectos serão tematizados a partir de registros e relatos de sala de aula escritos e/ou gravados em áudio e vídeo.


- Multiletramentos, diversidade cultural e de linguagens

Ementa: Conceito e prática de multiletramentos, não apenas no sentido de multiplicidade de linguagens (verbais, visuais, sonoras, etc.) presente nas mídias impressa, eletrônica, digital, como também no sentido de multiplicidade cultural característica das sociedades urbanas que produz e faz circular os textos multimodais. Relações que se verificam na atualidade entre letramentos escolares grafocêntricos (convencionais) e letramentos hipermidiáticos. Os multiletramentos na escola, envolvendo as diversas áreas de conhecimento, com vistas às demandas de letramentos múltiplos, multissemióticos e críticos que a sociedade atual impõe a professores e alunos.

- Relações de gênero, etnicorraciais e multiculturalismo

Ementa: A disciplina problematiza o monoculturalismo presente nas práticas escolares na perspectiva da construção de currículos multiculturais que, ao considerar as diferentes identidades, questionem o preconceito e as várias formas de discriminação e exclusão, marcando assim seu compromisso com a emancipação de mulheres e homens de todas as idades. Para tanto, discute as diferentes formas de colonização presentes na sociedade brasileira: racismo, etnocentrismo, adultocentrismo, homofobia, machismo, dentre outras. Conceitos como: diversidade, diferença, desigualdade, igualdade, estereótipos, classe social, sexualidade, gênero, e outros, são debatidos a fim de se constituírem em aportes teóricos para a reflexão-ação de profissionais da educação que, comprometidos/as com as crianças, jovens e adultos, reflitam permanentemente sobre a Educação tendo como desafio a construção de práticas contra-hegemônicas que respeitem à diversidade cultural e lutem por uma sociedade cuja marca seja o respeito e justiça social.

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Mais Informações



Informações na secretaria da Pós-Graduação


Horários de funcionamento: das 8h30 às 12h00, das 13h00 às 17h30 e das 18h30 às 22h00

Tel.: 4227-7819 / 4227-7820 / 4227-7818

E-mail: pamela.bonfim@online.uscs.edu.br

E-mail: ana.silva@online.uscs.edu.br

E-mail: posstricto@online.uscs.edu.br


Campus Conceição

Rua Conceição, 321 - Santo Antônio - São Caetano do Sul - CEP: 09530-060

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