Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Trabalhos Finais - 2023


Autor(a) Letícia Cleto Duarte Sugiyama
Orientador(a) Prof. Dr. Daniel Leite Portella
Título INVESTIGAÇÃO DE SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA E ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO COMO FATOR PROTETOR
Resumo INTRODUÇÃO: As Novas Diretrizes Curriculares (2014) incentivam a aplicação das metodologias ativas no ensino médico por gerarem uma maior corresponsabilização do aluno na sua própria formação e aquisição de conhecimento, ou seja, o aluno deve “aprender a aprender”. Sendo assim, o pensamento crítico é uma importante competência durante a formação médica. Embora as metodologias ativas apresentem altos níveis de sucesso no processo de aprendizagem, também podem ser indutoras de ansiedade e Síndrome de Burnout nos estudantes. OBJETIVO: Estimar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de medicina do 1o ao 4 o semestre e elaborar uma estratégia de estímulo ao pensamento crítico para atuar como fator protetor para Síndrome de Burnout. MÉTODOS: Desenho transversal, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e comparativo. Amostra por conveniência, composta por estudantes do 1o ao 4 o semestre do curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Centro. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação dos questionário: 1- Perfil Sociodemográfico, 2- Copenhagen Burnout Inventory- Student Version (CBI -S) e 3- Escala de Estresse Percebido (PSS), aplicados de forma remota. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 72 alunos A prevalência de Burnout foi de 34.7% em nível muito alto , de 27.8/% em nível alto e 15.3% em nível moderado. A maioria, 90,3%, apresentou grau moderado de estresse percebido e 9,7% apresentaram grau baixo de estresse percebido. Observou-se que os estudantes mais velhos e homens apresentaram associação significante para o grau elevado de Burnout. CONCLUSÃO: A prevalência de Burnout na amostra é maior que a apresentada na literatura brasileira e mundial. Uma limitação do estudo foi o curto período de coleta de dados, além de ter ocorrido no período de provas finais do ano letivo. PRODUTO: Foi elaborado um guia que apresenta a condução de oficina que estimule o pensamento crítico dos estudantes de medicina, e assim, promova maior grau de autonomia e maior capacidade de lidar com ambiguidades e incertezas para atuar como fator protetor de síndrome de Burnout.
Palavras-Chave Esgotamento Profissional; Estudante de medicina; Aprendizagem; Pensamento crítico; Avaliação em Saúde.
Ano 2023
Material Visualizar Material
Autor(a) SARA PESSOA DE OLIVEIRA
Orientador(a) Prof. Dr. Daniel Leite Portella
Título ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA
Resumo Introdução: A elaboração do currículo acadêmico da graduação em medicina deve seguir as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Dentre as competências específicas a serem desenvolvidas, é esperado que o graduado em medicina domine a técnica do exame físico, o que inclui a propedêutica neurológica. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos frente à estratégia colaborativa para o ensino de habilidade médicas em neurologia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quantitativa e descritiva, tipo aplicada, de campo, que avaliou percepção dos alunos frente à estratégia colaborativa para o ensino de habilidade médicas em neurologia. Utilizamos uma amostra não probabilística, composta por um grupo de 25 alunos do curso Medicina. O presente estudo seguiu todos os preceitos éticos. Resultados: Quanto à análise quantitativa, a etapa de envio de material para estudo prévio foi considerada importante pelos alunos e o conteúdo foi visto totalmente pela maioria deles. A etapa de aplicação da avaliação dos pares cranianos em duplas com o objetivo de aplicar na prática os conteúdos vistos nos materiais foi considerada importante ou muito importante pela maioria dos alunos. A etapa de discussão com a sala também foi considerada importante. Quanto à análise qualitativa, as respostas obtidas resultaram em três categorias temáticas, sendo elas: a metodologia ativa e a melhoria do processo ensino-aprendizagem; a exigência de maior dedicação e os desafios para o emprego da metodologia. Conclusão: As metodologias ativas são ferramentas úteis no ensino de semiologia neurológica. Produto: Foi a elaboração de um guia didático baseado na estratégia utilizada durante o desenvolvimento da pesquisa.
Palavras-Chave Aprendizagem; Capacitação de Professores; Currículo; Educação Superior; Neurologia.
Ano 2023
Material Visualizar Material
Autor(a) Tamara Marques Ziliotto
Orientador(a) Prof. Dr. Celso Machado Júnior
Título O PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE A UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA VASCULAR DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE
Resumo Introdução: O conjunto de Doenças Vasculares (DV) é a principal causa de morte no mundo e no Brasil. No entanto, diante do número elevado de casos de DV e da necessidade de tratamento, o atendimento ofertado pelo SUS possui entre suas limitações a dificuldade de conceder ao usuário o acesso à consulta especializada. Objetivo: analisar a percepção dos médicos que atuam na atenção primária sobre o processo de regulação de pacientes com diagnóstico de doenças vasculares para o serviço especializado de cirurgia vascular (CV). Metodologia: Caracteriza-se como pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A pesquisa foi realizada junto a 10 médicos que atuam nas unidades de saúde do município do interior do Paraná. Resultados: Sobre conhecer as consultas com especialistas por parte dos pacientes de seu território adscrito, maioria indicou não conhecer. Indicaram a dificuldade de encaminhamento para atenção especializada, e para CV. Houve ainda o alerta de que exames e procedimentos da CV são mais caros, dificultando ainda mais o fluxo de atendimento e o tempo na fila de espera. Todos entendem ser necessária a melhoria do processo de regulação do município. Como produto, foi elaborado um manual ilustrativo para encaminhamentos aos serviços de CV por profissionais médicos de toda Rede de Atenção Básica do Município. Conclusões: Notou-se que ainda existem lacunas no processo de encaminhamento para especialidades, e em especial aqui a CV, muitos não compreendem suas atribuições dentro de equipe de saúde da família e não têm realizado o processo de referência e contrarreferência.
Palavras-Chave Avaliação em Saúde; Capacitação Profissional; Cirurgia Vascular; Integralidade em Saúde; Sistema Único de Saúde.
Ano 2023
Material Visualizar Material