Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Psicologia

Duração do curso

Duração

10 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado ou Bacharelado com Licenciatura

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Barcelona

O curso de Psicologia

O curso de Psicologia da USCS tem a duração de 10 (dez) semestres e oferece duas possibilidades de formação (no bacharelado ou no bacharelado com licenciatura) que transitam tanto pelas temáticas tradicionais quanto pelas modernas, formando psicólogas (os) que são capazes de compreender, diagnosticar e intervir em projetos e processos individuais, grupais, institucionais e comunitários, de prevenção e promoção da saúde mental da população brasileira em sua mais ampla pluralidade de demandas e campos de atuação.

Afirmar a diversidade e o compromisso social da Psicologia é a marca de nosso curso que privilegia a formação crítica e o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a uma formação e atuação de qualidade, propondo desde o início que as (os) estudantes entrem em contato com os diferentes campos teóricos e de atuação da Psicologia, articulando a teoria e a prática com nossos laboratórios, as atividades propostas pelas disciplinas, pelos estágios e pelas atividades extracurriculares.

Curso de Psicologia - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Psicologia - USCS

A USCS é um polo de combate ao Coronavírus

Projeto idealizado por professores do curso de Medicina da Universidade, e realizado em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do apoio da Secretaria de Saúde do Município, e com o Instituto de Medicina tropical da USP (Universidade de São Paulo). Conheça mais sobre as ações aqui.

Curso de Psicologia - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A USCS possui uma infraestrutura excelente, com salas de aula equipadas com aparelhos multimídia modernos e diversos laboratórios com alta qualidade técnica, para favorecer a melhor experiência de aprendizado.

2

O corpo docente do curso é composto por mestres e doutores que também atuam como psicólogos (as), aumentando a integração entre teoria e prática na área da Psicologia.

3

Todos os estudantes têm contato com profissionais da área logo no início do curso, por meio de atividades acadêmicas organizadas pelo corpo docente da Universidade e por visitas às instituições parceiras, visando fornecer experiências acadêmicas integradas ao campo de trabalho atual do psicólogo, considerando as diferentes áreas de atuação, tradicionais e recentes, e as características do mercado de trabalho.

4

O curso da USCS conta, ainda, com o CESEP-USCS (Centro de Serviços-Escola de Psicologia da USCS). Em seu espaço físico, os estudantes têm a oportunidade de participar de grupos de estudos organizados pelos docentes e realizar os estágios básicos e específicos das diversas ênfases da formação em Psicologia.

5

A USCS possui também parceria com a Prefeitura Municipal de São Caetano, garantindo aos estudantes de Psicologia a possibilidade de conhecer a realidade e participar dos serviços de Psicologia do Município e do trabalho com a comunidade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para as(os) profissionais de Psicologia é amplo, as possibilidades de atuação vão desde as áreas tradicionais da Clínica, da Escola e da Organização, até áreas mais contemporâneas da sociedade brasileira, por exemplo, de atendimento psicológico em catástrofes e desastres, como também, de neuropsicologia.

Apesar de tradicionalmente se pensar a(o) psicóloga(o) trabalhando em um consultório particular, essa(e) profissional pode trabalhar em diferentes modalidades de trabalho ou vínculos empregatícios, como por exemplo: o de autônoma(o), concursada(o), empregada(o), consultora, terceirizada(o) ou contratada(o), em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

Não é difícil encontrar profissionais de Psicologia com mais de um tipo de atividade, uma vez que o mercado de trabalho permite que se transite por diferentes áreas e/ou espaços de atuação, simultaneamente.

Na área acadêmica, é possível seguir o caminho da pesquisa, nos mais diferentes cursos de mestrado e doutorado oferecidos nacional ou internacionalmente; como também é possível seguir o caminho da docência, não apenas na escola básica ou nos cursos de formação de psicologia, mas também, em disciplinas curriculares de outros cursos de graduação e de pós-graduação.

Dentre as várias possibilidades de atuação profissional, além das já citadas anteriormente, ainda podem ser encontradas(os) psicólogas(os) trabalhando em áreas de:

  • Comportamento do consumidor;
  • Coaching e Orientação profissional;
  • Esportes e preparação de atletas;
  • Hospitalar e saúde pública;
  • Jurídica e Forense;
  • Trânsito e mobilidade urbana;
  • Psicomotricidade e reabilitação psicomotora;
  • Artes em geral;
  • Psicopedagogia e dificuldade de aprendizagem, etc.

Perguntas frequentes

A(o) psicóloga(o) pode contar para outras pessoas aquilo que quem ela(e) atende fala?

Não, todas(os) as(os) profissionais de psicologia devem garantir o sigilo de todas as informações que são compartilhadas com ela(e) durante sua atuação profissional, pois estabelece-se um contrato com a pessoa atendida e esta deve ter suas particularidades respeitadas, mesmo quando se tratar de crianças ou adolescentes. O código de ética da(o) psicóloga(o) prevê no seu artigo 9º que "é dever da(o) psicóloga(o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional".

A psicologia atua apenas com atendimentos clínicos?

Não, a psicologia é uma ciência e profissão regulamentada em 1962 e possui muitas áreas de atuação como: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia Social, Psicologia do Trânsito, Psicologia das Emergências e Desastres, Avaliação Psicológica, Psicologia do Esporte, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Neuropsicologia, etc. Há muitas áreas e possibilidades de atuação para as(os) profissionais formadas(os) nesta área que podem seguir diversas abordagens teóricas e ter atuação individual e/ou em grupo.

Quanto ganha um Psicólogo? É uma profissão próspera?

Para responder a esta pergunta, vamos refletir um pouco sobre a carreira da psicóloga e do psicólogo. Primeiramente, é importante considerar que as carreiras estão em plena transição, e para quem está ingressando em um curso universitário hoje, precisa considerar como estará a profissão escolhida daqui há a 6 / 10 anos à frente - período em que você já estará formado, com alguma experiência na área e talvez já cursando uma pós-graduação. Pós-graduação?? Espera um pouco... ainda nem comecei a graduação!! Esta já é uma notícia em relação a carreira da Psicologia... estudar, estudar e estudar. Como a “matéria-prima” desta área é o Ser Humano, com subjetividade e toda sua diversidade... estudar continuamente é o que garantirá a possibilidade de compreender e atuar neste campo. Por que é importante pensar à frente? O que pode mudar em tão pouco tempo? Se olharmos para traz, há 6/7 anos atrás não tínhamos Uber, atendimento psicológico online ainda era experimental, redes sociais ainda não eram ambiente de negócios como hoje... portanto, abertura a mudanças e atenção às inovações são fundamentais. Se não sabemos exatamente como será o futuro? Como saber se estou fazendo a escolha certa? A resposta a esta pergunta é: escolha a carreira pelo motivo certo. Por que realmente escolher esta profissão? Só há uma resposta certa: porque realmente se identifica com essência da atividade da psicologia. Estamos falando de importar-se profundamente com as pessoas, com sua saúde mental, emocional e relacional, quer seja no contexto educacional, organizacional, hospitalar, social, do esporte, dentre muitos outros campos de atuação. Quanto ganha um psicólogo? Para se ter uma referência, há uma tabela no site do Conselho Regional de Psicologia (CRP) no link: https://www.crpsp.org/pagina/view/65.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;