Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Teses - 2017


Autor(a) Douglas Renato Pinheiro
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título A ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA NA GOVERNANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO BASEADO NA VISÃO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS
Resumo Esta pesquisa objetivou analisar a atuação da auditoria interna na governança das universidades públicas federais brasileiras, do ponto de vista da Alta administração, composta por Reitores, Vice-Reitores, Pró-Reitores de Administração e Pró-Reitores de Planejamento. Quanto à metodologia, realizou-se uma pesquisa mista que consistiu de duas fases. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva com uma amostra de 33 universidades e, na segunda fase, uma pesquisa qualitativa, através da técnica de coleta de dados Focus Group, com a participação de doze Pró-Reitores de Administração, abrangendo as cinco regiões do país, no qual contribuiu para a interpretação e o fornecimento de informações complementares em relação aos resultados obtidos na pesquisa quantitativa. Os resultados apontam que há um potencial ainda pouco explorado de atuação das auditorias internas para além das funções tradicionais de controle interno, dado que 81,8% dos respondentes informaram que a avaliação dos controles internos da gestão é a atividade desenvolvida com maior frequência pela auditoria interna. Já para 15,2% dos respondentes, é a avaliação dos processos de governança e somente 3% consideram que é a avaliação da gestão de riscos da universidade. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de que apenas 33,3% das universidades pesquisadas possuem uma estrutura de gestão de riscos, estabelecida pela Alta administração, que fomente a avaliação e o monitoramento contínuo do ambiente de risco da universidade. Apesar de ser desenvolvida com pouca frequência, a avaliação da gestão de riscos é considerada a atividade da auditoria interna com o maior potencial de agregar valor para a governança. No entanto, de acordo com 48,5% dos respondentes, quando as ações de controle da auditoria interna, integrantes do Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT, são desenvolvidas com base em uma matriz de risco elaborada pelos auditores internos, a Alta administração concorda, de forma contundente, que a auditoria interna tem uma atuação estratégica na organização, de tal modo que o Conselho Universitário, órgão central da governança, utiliza-se dos seus relatórios e pareceres para a tomada de decisões estratégicas na universidade. Portanto, uma auditoria interna estratégica é vista como parceira dos gestores públicos na criação de valor organizacional e fortalecimento da governança pública.
Palavras-Chave Auditoria Baseada em Riscos – ABR. uditoria Interna. Controle Público. Governança Pública.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Edilson Helio Santana
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Carlos Gil
Título IDENTIDADE REGIONAL EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS
Resumo Como os Arranjos Produtivos Locais (APLs) distribuem-se espacialmente no âmbito de uma região bem definida, a identidade regional assume importância nos estudos voltados à compreensão dos fatores que determinam sua consolidação e desenvolvimento. Com efeito, a identidade regional dos atores constitui importante elemento a ser considerado na sua disposição para cooperar e de se associar a outros atores, bem como engajar-se em ações voltadas à promoção do desenvolvimento dos APLs. Assim, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de verificar como se manifesta a identidade regional em APLs. Para tanto foram considerados seis APLs localizados na microrregião de Divinópolis, situada na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de caráter instrumental. As evidências do estudo foram obtidas mediante entrevistas com atores, observações nos locais e análise de documentos. Concluiu-se que o conceito de identidade regional aplica-se a estudos que tenham como propósito identificar fatores que contribuem para a compreensão dos processos de manutenção e desenvolvimento de arranjos produtivos locais. Destaca-se entre os achados da pesquisa que a governança - que é reconhecida como um dos principais elementos na determinação da vitalidade dos APLs - não ocorre de maneira formalizada na maioria dos APLs, embora os atores tenham consciência de sua importância. Constata-se, também, que os atores reconhecem a existência dos APLs, embora os denominem com maior frequência como polos. O sentimento de pertença aos APLs, por sua vez, embora presente em todos, é mais acentuado naqueles em que se verifica mais elevado nível de estruturação.
Palavras-Chave Análise Temática. Arranjos Produtivos Locais. Clusters. Governança. Identidade Regional.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Fernando Thiago
Orientador(a) Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo
Título ESTILO DE GESTÃO DOS PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS
Resumo O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o Estilo de Gestão dos produtores rurais brasileiros. Tratou-se Estilo de Gestão como a manifestação das características de se administrar a interação entre as pessoas e entre pessoas e a estrutura, de um ou coletivo de gestores de uma determinada organização. Para analisar o Estilo de Gestão dos produtores rurais foram considerados os fatores Liderança, Decisão, Comunicação, Controle, Planejamento e Motivação. A abordagem mista subsidiou a metodologia da pesquisa, tendo a análise quantitativa a partir da técnica de levantamento (survey) e análise qualitativa utilizando a técnica de grupo focal, sendo que para cada técnica de coleta de dados, foram utilizadas amostras diferentes. A amostra dos participantes do levantamento consistiu em 101 gestores de organizações produtoras rurais brasileiras. Para a reunião do grupo focal, participaram 5 profissionais com experiência e conhecimento na área de gestão de organizações rurais. Os resultados mostraram que os produtores rurais possuem um Estilo de Gestão caracterizado pela forte presença de atividades referentes à liderança, decisão, controle, motivação e tecnologia e menor relevância nos aspectos planejamento e comunicação. Observou-se que o Estilo de Gestão, enquanto tema de análise de pesquisa, está em processo de formação uma vez que os dados mostraram que os fatores utilizados respondiam por 13,7% da variação dos resultados operacionais, tendo diversos outros fatores não avaliados influenciando nos resultados. O grupo focal discutiu os dados obtidos e mostrou que: (1) os fatores liderança, decisão, controle, comunicação, planejamento e motivação são próprios para avaliar o Estilo de Gestão; (2) existem Estilos de Gestão diferentes entre os grupos de gestores, tais como os da pecuária e agricultura; e da região sul e o restante do país; (3) concordam que existe uma correlação positiva entre o Estilo de Gestão do produtor com os resultados organizacionais como a produção. Além disso, os participantes do grupo focal apontaram outros fatores importantes na avaliação do Estilo de Gestão: Informação, Atualização, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Tecnologia e Sucessão Familiar.
Palavras-Chave Agropecuaristas. Comunicação Organizacional. Controle. Decisão. Estilo de Gestão. Liderança. Motivação. Planejamento.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título A GOVERNANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO AO IDOSO: UM ESTUDO EM DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Resumo Dados do Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde (OMS, 2015) mostram que pela primeira vez na história, a maioria das pessoas tem expectativa de vida acima dos 60 anos. Uma criança nascida no Brasil em 2015 pode esperar viver 20 anos ou mais que uma criança nascida 50 anos atrás, implicando mudanças profundas na forma como essas pessoas possam viver e nas políticas públicas. Dados do IBGE (2010) mostram que havia 20,5 milhões de idosos (10,79% da população), e para 2030, a estimativa é de atingir 41,5 milhões de habitantes (18% da população). Quanto à expectativa de vida, em 1980, a média dos brasileiros era de 62,7 anos, passando a 73,9 anos 2010, um incremento de 11,2 anos. Desse modo, no campo do envelhecimento populacional, as políticas públicas são essenciais para garantir além de ações afirmativas, programas e ações continuadas e implementadas pelos gestores públicos, contemplando atividades relacionadas ao bem estar do idoso. A operacionalização desse estudo impõe a aplicação de recortes sob a ótica territorial, optando por capitais brasileiras porque influenciam as decisões políticas e o contexto socioeconômico para além de seus limites administrativos e territoriais. Assim, foram escolhidos os municípios de João Pessoa, capital da Paraíba, e Cuiabá, capital de Mato Grosso, localizadas no Nordeste e Centro Oeste do território brasileiro e expectativa de vida de 74,9 anos e 75 anos, respectivamente. O objetivo da pesquisa é caracterizar os arranjos institucionais presentes na estrutura de governança nas políticas públicas dirigidas aos idosos, com a identificação dos atores participantes e das dimensões condicionantes à sua configuração e funcionamento, nos municípios selecionados, tendo como marco temporal a promulgação do estatuto do idoso, em 2003, até 2016. A fundamentação teórica contempla três seções: Políticas Públicas; Gestão do Território, Atores, Governança Pública e Arranjos Institucionais; Mudança Demográfica e as Políticas Públicas de Atenção ao Idoso. Os procedimentos metodológicos incluíram o método de pesquisa qualitativo, o tipo de pesquisa estudo de casos, a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diversas fontes de informação, sendo 53 em João Pessoa e 44 em Cuiabá (total 97 entrevistados) e pesquisa documental, a análise de conteúdo e técnicas de mapeamento e triangulação de dados. Os resultados demonstram que a concepção de políticas ocorre por meio dos Conselhos do Idoso, Assistência Social e Saúde, Conferências do Idoso e dos Ministérios, Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais. Estas últimas também se configuraram como as principais executoras das políticas, programas, projetos e ações, que totalizaram 22 em João Pessoa e 18 em Cuiabá, sendo que as áreas de Saúde (referenciada no SUS) e Assistência Social (referenciada no SUAS), contemplam a maior parte das políticas. A conclusão da tese é que são necessários arranjos constituídos por atores estatais, paraestatais e não estatais, no conjunto e em torno de cada política, de modo a contemplar todas as áreas que atendam às necessidades da pessoa idosa (por exemplo, saúde, assistência social, transporte), em uma ação intersetorial e interfederativa. Entretanto, a atuação dos atores na estrutura de governança está condicionada a seis dimensões: estrutural-administrativa e funcional, político-legal, econômico-financeira, informacional, institucional e sócio demográfica.
Palavras-Chave Arranjos Institucionais. Envelhecimento Populacional. Governança. Idoso. Políticas Públicas.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Hellen Claudia Donato
Orientador(a) Prof. Dr. Milton Carlos Farina
Título OS ASPECTOS RELACIONAIS DA COCRIAÇÃO DE VALOR COMO UMA PLATAFORMA DE ENGAJAMENTO EM REDE
Resumo O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são os mecanismos da cocriação de valor resultantes da influência de relações em uma rede de cooperação denominada Business Network International que teve como principal foco, primeiro ajudar os membros desta rede com indicações de clientes e consequentemente ser retribuído com a concretização dos negócios. Buscou-se ainda, identificar e descrever a interação dos aspectos relacionais e o processo de cocriação de valor. Para tanto, como método de pesquisa foi realizado um estudo de caso descritivo com 34 empresas de diferentes segmentos tais como: comércio, varejo, serviços e indústria. Os dados foram coletados por meio da análise dos documentos, pela técnica de observação participativa e entrevistas. Foi realizada análise de conteúdo da rede de cooperação, os aspectos relacionais dos relacionamentos interorganizacionais, análise das relações sociais, análise e descrição dos componentes do processo de cocriação de valor baseado em Prahalad; Ramaswamy (2004ab) no modelo DART (Diálogo, Acesso, Risco/Benefício e Transparência) e plataforma de engajamento, que é uma maneira de planejar e executar um método para organizar os indivíduos para criar valor em conjunto como um processo de cocriação de valor. Os resultados obtidos permitiram concluir que a rede BNI foi considerada como uma plataforma de engajamento pessoal, com um ambiente de negócios que se diferenciou pela oportunidade de os clientes/associados desempenharem o papel de desenvolvedor e também de consumidor dentro da mesma rede. Sendo assim, a influência dos aspectos relacionais foi explorada por meio da análise de redes sociais com o mapeamento das quatro redes com indicações que resultaram: 1) clientes; 2); negócios 3) parcerias e 4) cocriação de valor. Estes mapeamentos evidenciaram os clientes/associados mais relevantes em cada quesito. Tais mapeamentos apresentaram um funil relevante das indicações que identificou doze cocriações de valores, onde cinco foram concluídas, seis estão em andamento e uma está em estudo. Os relacionamentos interorganizacionais foram fundamentados nos aspectos motivadores e intervenientes. Exceto o aspecto motivador legitimação, identificou-se nesta pesquisa a reciprocidade, assimetria, necessidade, eficiência e estabilidade. Nos aspectos intervenientes, exceto os mecanismos para resolução de conflitos, identificou-se a confiança, comprometimento, reputação e comunicação. Os componentes de cocriação de valor (DART) foram desenvolvidos de maneira vertical, entre a rede BNI e seus associados, e de maneira horizontal que é entre os clientes/associados da própria rede, na identificação e descrição das cinco cocriações de valores já realizadas, como também nos sete 9 processos de cocriação em andamento e estudo. Este resultado foi proeminente, pois tratou de um incremento de oportunidades de negócios, que não faz parte do objetivo principal desta rede, por meio do desenvolvimento das cocriações que contribuíram com a consolidação dos componentes: diálogo, acesso, risco/benefício e transparência com a plataforma de engajamento pessoal. Esta consolidação proporcionou o desenvolvimento do DARTP, que nesta pesquisa obteve maior ênfase no componente "acesso" e na "plataforma de engajamento". A análise do DARTP resultou na validação da própria rede como uma plataforma de engajamento pessoal relevante para o aprendizado, consolidação dos relacionamentos e consequentemente fechamento de negócios, parcerias e cocriação de valor.
Palavras-Chave Análise de Redes Sociais. Cocriação de Valor e Plataforma de Engajamento. Redes de Empresa. Relacionamentos Interorganizacionais.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Humberto Medrado Gomes Ferreira
Orientador(a) Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos
Título PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO: PRIORIDADES, CONCENTRAÇÕES E DIREÇÕES DOS ESFORÇOS DE INOVAÇÃO
Resumo O aumento da geração de energia é um desafio contemporâneo que acompanha os processos de desenvolvimento econômico e social. Ainda que a descoberta de novas jazidas de pré-sal tenha apontado melhores perspectivas para o setor energético brasileiro, fontes alternativas precisam ser consideradas, visando solucionar, a priori, problemas futuros de abastecimento e de preservação do meio-ambiente. Assim, os avanços observados no campo da pesquisa científica têm oferecido oportunidades de exploração de novas fontes, como o biocombustível, biomassa, energia solar e eólica. No país, o incentivo à pesquisa mediada por agências de fomento vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, definem, em grande medida, a trajetória de desenvolvimento do setor energético brasileiro, seguindo a lógica do grau de prontidão tecnológica envolvido. Assim, essa Tese investiga as prioridades, concentrações e direções dos esforços de inovação do setor energético brasileiro, tendo como objeto a Pesquisa e o Desenvolvimento Tecnológico no setor. Para tanto, elegeu-se o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é referência nacional e internacional em pesquisas no setor de energia do país, dele, derivou-se para professores-pesquisadores com atividades no setor. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, delineada por uma pesquisa de campo orientada pela técnica de entrevista semiestruturada. Foram feitas 13 entrevistas, sendo três delas com gestores de centros de pesquisa, e dez com professores pesquisadores. As entrevistas foram gravadas mediante prévia autorização, transcritas e processadas pelo software MAXQDA. Os resultados obtidos ratificaram a preocupação com a perenidade da Matriz Energética, em razão dos riscos e incertezas na exploração de novas fontes. Ainda que haja financiamento privado, o Estado tem reduzido o fomento às pesquisas no setor atualmente, podendo ser explicado pela crise institucional pela qual passa o país, resultando na redução dos valores de fomento, busca de parceria privada - também incipiente, e projetos realizados somente após análise da demanda. Foram identificados diferentes níveis de maturidade entre processos, equipamentos, softwares e busca por novas fontes, com forte indicativo de que estas são, de fato, primordial e, no âmbito desse estudo, a maturidade tecnológica em equipamentos se sobressai frente as demais. Apurou-se existir forte prevalência da pesquisa no setor de energia renovável, visando à futura apropriação na matriz energética nacional, em contraponto ao investimento ainda realizado no setor de energia não-renovável, fruto da pujança do segmento de óleo e gás, previsto para o Brasil nos próximos anos.
Palavras-Chave Inovação Tecnológica. Pesquisa e Desenvolvimento. Prontidão Tecnológica. Sistema Nacional de Inovação.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Joiza Angélica Sampaio de Andrade
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título CULTURA, REGIONALIDADE E CONSUMO: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SIGNIFICADOS CULTURAIS DA CAJUÍNA DO PIAUÍ SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DA REGIÃO
Resumo Nesta tese, estuda-se o comportamento do consumidor, no que tange à cultura, à regionalidade e ao consumo. Tem por objetivo identificar e analisar a influência dos significados culturais de produtos enraizados em culturas regionais e locais sobre a decisão de compra dos consumidores, em especial, sobre o consumo de Cajuínano Estado do Piauí, partindo da constatação de que esse produto é típico da região e que seu modo de produção tradicional foi tombado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem-se como ponto de partida a caracterização da Cajuína, enquanto produto regional, discutindo os aspectos da cultura e da regionalidade, bem como expondo sua origem e detalhando sua produção. Passou-se, a seguir, à sustentação teórica, constituída pelo Sistema de Valores Humanos de Rokeach (1973) e Schwartz (1992), sobre o qual se baseia a Teoria da Cadeia de Meios-Fim -MECTheory, de Gutman (1982), que contempla em sua estrutura a tríade A/C/V (Atributos, Consequências e Valores). Isto é, a relação entre os valores e ocomportamento dos consumidores, demonstrado contribuições à pesquisa em marketing, visto que aborda a estrutura cognitiva a fim de estudar temas como motivação, atitudes, comportamento e decisão compra. Definida a sustentação teórica, delineiam-se os aspectos metodológicos da pesquisa, sua tipologia e técnica a ser aplicada. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é do tipo qualitativa, quanto ao objetivo, é exploratória, e de campo quanto aos procedimentos. Utilizou-se, para a coleta e tratamento dos dados, a técnica Laddering, idealizada por Reynolds e Gutman (1988), que consiste nas seguintes etapas: entrevista semiestruturada, análise de conteúdo (codificação) e construção da Matriz de Implicação e Mapa Hierárquico de Valores (MHV). Realizou-se trinta e uma entrevistas, obtidas em duas cidades-polo de produção e consumo de Cajuína, Teresina, capital do Estado, e Floriano, na região centro-sul. Após processo de codificação, chegou-se ao total de sessenta e três códigos-resumo, dos quais vinte e dois são atributos, quatorze consequências e vinte e sete valores. Com base neles, gerou-se o MHV no qual foram identificadas 58 cadeias, sobre as quais se sucederam as análises. Dois atributos, Natural e Artesanal, tiveram maior menção entre os respondentes e conduzem às ligações mais significativas no MHV, o que evidencia duas grandes orientações comportamentais do consumidor: uma individualista e outra, predominantemente, coletivista. Identificou-se, nas cadeias provenientes do atributo Natural, as duas orientações, sendo que a individualista é prevalente, pois verificam-se relações mais representativas que expressam o anseio do consumidor pelo atendimento de suas metas individuais de apelo ao consumo de produtos saudáveis e que auxiliem na melhoria da qualidadede vida, tanto pela via da saúde, quanto pela via estética (autoimagem), promovendo autoestima elevada. Por sua vez, Artesanal estabelece, prevalentemente, relações mais pautadas em valores coletivistas de Tradição, Produto nosso, Desenvolvimento, Identidade regional, Cultura, Pertença, Felicidade, Verdadeira amizade, Família e Reconhecimento social. Merece destaque, ainda, o valor Hospitalidade. Destaque, ainda, o valor Hospitalidade. No geral, as percepções identificadas confirmam características de um comportamento orientado predominantementepor valores coletivistas, situados no território sociocultural.
Palavras-Chave Comportamento do Consumidor. Cultura. Laddering. Regionalidade. Valores.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Nadson Jaime Ferreira Alves
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Pamplona
Título RELATO INTEGRADO: POTENCIAL DE SIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO FINANCEIRAS NOS RELATOS DAS EMPRESAS DO PROGRAMA PILOTO NO BRASIL
Resumo A comunicação é dinâmica e adaptável aos demais processos evolutivos da sociedade, condição extensiva à comunicação empresarial, com efeito na migração de capital entre países e entre empresas. Assim surgiu o Relato Integrado (RI), modalidade de comunicação empresarial que inova, em conteúdo e forma, ao conectar informações econômico-financeiras (Contabilidade) com não financeiras (sustentabilidade, governança, estratégia), em linguagem clara e concisa, para evidenciar a criação de valor pela empresa ao longo do tempo, para diferentes usuários, por meio do pensamento integrado. Nesse contexto, esse estudo tem o seguinte problema de pesquisa: como a linguagem visual contribui no potencial de significação das informações financeiras e não financeiras dos Relatos Integrados das empresas do Programa Piloto? O objetivo é analisar o potencial de significação da linguagem visual das informações financeiras e não financeiras nos Relatos Integrados. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de análise documental dos dezoito Relatos Integrados de nove empresas de capital aberto participantes do Programa Piloto, no Brasil, no período de 2014 e 2015. Com base no Software Nvivo 11, 1.373 páginas dos relatos foram identificadas em nove categorias de temas previstos no Framework do RI e classificadas conforme cinco códigos semióticos, além da análise específica da linguagem visual das informações financeiras com base em quatro princípios do RI (concisão, conectividade, comparabilidade e completude). O estudo constatou a maioria dos RI, ainda, está em adaptação do Relatório de Sustentabilidade, com necessidade de atentar ao princípio da concisão; prevalece a informação não financeira sobre a financeira e o uso de linguagem visual em forma de índices, por meio de imagens e diagramas icônicos, normalmente, dependentes de linguagem verbal, que complementa as imagens. Conclui-se, então, que a linguagem visual tem grande potencial para expressar a criação de valor com base no pensamento integrado.
Palavras-Chave Comunicação corporativa. Relato integrado. Contabilidade. Linguagem visual. Semiótica.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Thiago de Sousa Santos
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título DESENVOLVIMENTO REGIONAL, GOVERNANÇA E TURISMO NA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES: ANÁLISE DE TRÊS MUNICÍPIOS DA ESTRADA REAL
Resumo O progresso permanente de uma região e o processo de mudança social sustentada é a finalidade do Desenvolvimento Regional. Em outra vertente, o turismo vem se consolidando como um significativo setor mundial capaz de gerar expressivos resultados sociais e econômicos levando a um constante desenvolvimento de regiões. Neste sentido, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estudar e analisar o papel da governança no Desenvolvimento Regional a partir do turismo na região do Campo das Vertentes. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se o método de estudos de casos tendo como fonte dados primários e secundários. Na coleta dos dados primários, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com secretários públicos municipais, Gestores de instâncias de governança da atividade turística na região, presidentes de associações comerciais, representantes de instituições de apoio, empresários do setor de turismo, totalizando 12 entrevistas. As informações obtidas foram tratadas, por meio de análise de conteúdo e, utilizando a ferramenta Software Atlas TI, foram criadas as redes semânticas e de codificações e juntamente com os dados secundários coletados de fontes diversas foram estabelecidos os nexos causais. Deste modo, busca-se contribuir para o entendimento teórico e prático de como a governança do Desenvolvimento Regional, a partir do turismo em municípios, que têm na atividade uma expressiva fonte de renda, pode gerar impactos positivos e influenciar nas políticas públicas da região. Os resultados obtidos mostram que o Campo das Vertentes tem um alto potencial turístico e vem se fortalecendo, em virtude dos mecanismos de governança utilizados, mesmo que parcialmente, pelas instâncias responsáveis pela atividade turística. Destaca-se que o município de Tiradentes, considerado um indutor nacional do turismo, conseguiu consolidar o Conselho Municipal de Turismo, tornando-o referência de atuação e apontado como modelo a ser seguido para o fortalecimento da atividade nos municípios de São João Del Rei, Prados e outros da Região. Pode-se afirmar haver relevante papel do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes na governança do turismo e o papel dessa atividade no Desenvolvimento Regional, sendo a instituição responsável pela articulação e integração das ações, fortalecendo o roteiro turístico e otimizando recursos.
Palavras-Chave Campo das Vertentes. Desenvolvimento Regional. Estrada Real. Governança. Turismo.
Ano 2017
Material Visualizar Material