A Comissão Própria de Avaliação – CPA, é uma comissão autônoma em relação aos outros conselhos e órgãos, constituída por ato do dirigente máximo da Instituição, tendo seu funcionamento assegurado e embasado por lei federal e seu estatuto/regimento.
Assim, a CPA deve assegurar a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica interna (docentes, discentes, funcionários/técnicos- administrativos) e externa (stakeholders e demais representações da sociedade civil), sem privilegiar a maioria absoluta de um dos segmentos.
O propósito da CPA é estabelecer mecanismos de autoavaliação, observando os 10 (dez) princípios avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. São eles:
A CPA é um instrumento que tem um papel de muita relevância na evolução da Universidade, visto que orienta as decisões institucionais considerando o olhar dos diferentes segmentos, internos e externos, com os quais a USCS tem relacionamento.
Neste sentido, a CPA tem como missão operacionalizar o conceito de autoavaliação, ou seja, planejar, implementar e disseminar a cultura do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento. É um processo orientado por fontes internas externas. Sob a ótica interna, o processo é orientado por fontes documentais, como o Planejamento Estratégico de Desenvolvimento (PED) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como por fonte primárias de coleta de dados decorrente das pesquisas de opinião realizadas junto ao público discente, docente e funcionários, e das discussões de avaliação da USCS e prospecção sobre o ambiente externo com grupo de lideranças locais/regionais que compõem o Conselho Consultivo da USCS. Sob a ótica externa, o processo de autoavaliação e autoconhecimento é orientado a partir da práticas de avaliação realizada por órgãos governamentais, como o MEC (INEP, CAPES, outros), o Conselho Estadual de Educação, o Tribunal de Contas, a Administração Municipal, bem como por outros estímulos, como como os rankings nacionais e internacionais de desempenho das Instituições educacionais.
Nesse sentido, a CPA busca ampliar a transparência da Universidade através de sua missão ensino, pesquisa, extensão-inovação, a partir de:
Em síntese, a CPA possibilita uma dinâmica Institucional retroalimentadora, ancorada na produção da avaliação dos resultados Institucionais que suporta decisões estratégicas, as quais, por sua vez, alimentarão novos resultados Institucionais. Esse processo é o que garante a busca de excelência da qualidade de um ensino em coesão com a pesquisa e a extensão-inovação. Assim, os esforços de desenvolvimento econômico-social, tecnológico e ético promovidos pela USCS, tem na CPA um instrumento para ampliar este triplo-olhar que busca oferecer subsídios para enxergar oportunidades de inovação com humanidade.
Institui o Regulamento CPA
Implementa o SINAES, indicando o papel da CPA para a comunidade universitária.
Expande a noção de CPA para toda a comunidade acadêmica, englobando o ensino fundamental e médio.
Agenda de Desenvolvimento USCS 2030
Instrumento de planejamento e gestão para o período 2023-2027
Dispõe sobre o processo de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo.