APRESENTAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, é uma comissão autônoma em relação aos outros conselhos e órgãos, constituída por ato do dirigente máximo da Instituição, tendo seu funcionamento assegurado e embasado por lei federal e seu estatuto/regimento.

Assim, a CPA deve assegurar a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica interna (docentes, discentes, funcionários/técnicos- administrativos) e externa (stakeholders e demais representações da sociedade civil), sem privilegiar a maioria absoluta de um dos segmentos.

O propósito da CPA é estabelecer mecanismos de autoavaliação, observando os 10 (dez) princípios avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. São eles:

  • 1) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  • 2) Políticas de ensino, pesquisa e extensão, em todos os níveis de ensino (básico à pós-graduação), bem como sua operacionalização;
  • 3) Responsabilidade social da Instituição;
  • 4) Comunicação com a sociedade;
  • 5) Políticas de pessoal, a nível de docentes e técnicos-administrativos;
  • 6) Organização e gestão da Instituição;
  • 7) Infraestrutura física;
  • 8) Planejamento e avaliação;
  • 9) Políticas de atendimento aos discentes;
  • 10) Sustentabilidade financeira.

MEMBROS

PRESIDÊNCIA:

Profa. Maria do Carmo Romeiro

MEMBRO DA REITORIA:

Profa. Nonato Assis de Miranda

SECRETÁRIA:

Alessandra Santos Rosa
Corpo Docente
Corpo Discente
Corpo Administrativo
Comunidade Externa

MISSÃO E LEGISLAÇÃO

A CPA é um instrumento que tem um papel de muita relevância na evolução da Universidade, visto que orienta as decisões institucionais considerando o olhar dos diferentes segmentos, internos e externos, com os quais a USCS tem relacionamento.

Neste sentido, a CPA tem como missão operacionalizar o conceito de autoavaliação, ou seja, planejar, implementar e disseminar a cultura do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento. É um processo orientado por fontes internas externas. Sob a ótica interna, o processo é orientado por fontes documentais, como o Planejamento Estratégico de Desenvolvimento (PED) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como por fonte primárias de coleta de dados decorrente das pesquisas de opinião realizadas junto ao público discente, docente e funcionários, e das discussões de avaliação da USCS e prospecção sobre o ambiente externo com grupo de lideranças locais/regionais que compõem o Conselho Consultivo da USCS. Sob a ótica externa, o processo de autoavaliação e autoconhecimento é orientado a partir da práticas de avaliação realizada por órgãos governamentais, como o MEC (INEP, CAPES, outros), o Conselho Estadual de Educação, o Tribunal de Contas, a Administração Municipal, bem como por outros estímulos, como como os rankings nacionais e internacionais de desempenho das Instituições educacionais.

Nesse sentido, a CPA busca ampliar a transparência da Universidade através de sua missão ensino, pesquisa, extensão-inovação, a partir de:

  • Apresentação da fotografia da Universidade, no mínimo anualmente, à sua comunidade interna e externa, delineada por diferentes públicos participantes de pesquisas de opinião;
  • Apresentação de sua imagem projetada pelo segmento de estudantes, funcionários, docentes, outros colaboradores e comunidade externa;
  • Apresentação de indicadores de ensino, pesquisa e extensão que ao expressarem os resultados da Universidade, tornam aparente o diálogo institucional feito com esses pilares da formação acadêmica e profissional;
  • Criação e divulgação de indicadores que subsidiam a tomada de decisão institucional na universidade;
  • Comparação das Avaliações Institucionais com a de outras Instituições de igual porte e perfil assemelhado;
  • Produção e publicação de indicadores que revelam o Impacto Institucional no campo teórico, social, tecnológico, econômico, ambiental, entre outros;
  • Consolidação da qualidade educacional da Universidade, associada com sua vocação para o desenvolvimento regional, contundo, ancorando-se num olhar ampliando para o ambiente nacional e internacional.

Em síntese, a CPA possibilita uma dinâmica Institucional retroalimentadora, ancorada na produção da avaliação dos resultados Institucionais que suporta decisões estratégicas, as quais, por sua vez, alimentarão novos resultados Institucionais. Esse processo é o que garante a busca de excelência da qualidade de um ensino em coesão com a pesquisa e a extensão-inovação. Assim, os esforços de desenvolvimento econômico-social, tecnológico e ético promovidos pela USCS, tem na CPA um instrumento para ampliar este triplo-olhar que busca oferecer subsídios para enxergar oportunidades de inovação com humanidade.

Legislação

Institui o Regulamento CPA

Implementa o SINAES, indicando o papel da CPA para a comunidade universitária.

Expande a noção de CPA para toda a comunidade acadêmica, englobando o ensino fundamental e médio.

Instrumento de planejamento e gestão para o período 2023-2027

Dispõe sobre o processo de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo.

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Formulários de Avaliação Institucional 2022

Formulários de Avaliação Institucional 2021

RELATÓRIOS DE PESQUISA

Relatório Institucional da Graduação - Avaliação de Disciplinas
Relatórios 2015 a 2024
Presencial
EaD
2020 e 2021 (2º Semestre de cada ano)
2021
2020
Relatório Institucional Stricto Sensu

PROPOSTA DE INDICADORES COMPLEMENTARES

NOTÍCIAS E VÍDEOS

SOBRE A CPA

PORTARIAS DE DESIGNAÇÃO CPA

PAINEL DE INDICADORES

PLANOS DE AÇÃO

ATAS